Segunda, 20 de Janeiro de 2020
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

image image image image image image image image
EstudeTeologia a Distância | Curso CADETE Online Inscreva-se no curso teológico da Igreja Batista Redenção e torne-se mais fluente na teologia cristã e no uso das Escrituras.
DEVER | Descobridores da Verdade O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da Igreja Batista Redenção voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos.
Apoie Se você tem acompanhado nosso site e tem sido abençoado por esse trabalho, há como apoiá-lo!
A Cabana Caiu Recentemente as igrejas evangélicas foram inundadas por exemplares do livro “A Cabana”. Será que é um bom livro para a igreja?
Você Entende esse Versículo? Série em vídeo de animação gráfica que explica o significado de versículos mal-compreendidos.  
Novo App da IBR para iOS e Android Novo App para smartphone e iPad que dá acesso a todo o conteúdo da Igreja Batista Redenção em texto, áudio e vídeo.
Família e Casamento Seção que reúne os materiais do site voltados à família e ao casamento em forma de artigos, mensagens MP3 e vídeo.
Questione a Evolução Há muito tempo os evolucionistas questionam a fé cristã. Está na hora de inverter o ônus da prova!

Igreja Batista Redenção

Pós-Verdade

Pastoral

Uma das principais estratégias do mundo para acabar com o cristianismo é a desconstrução daquilo que sempre se teve como verdade. E, originado nas proposições do Humanismo Renascentista seguido pelos ideais iluministas, o progressismo dos dias atuais cunhou a figura da “pós-verdade”, nos mesmos moldes do perspectivismo moral de Nietzsche, seguindo a assertiva de que “não há fatos, apenas interpretações”.

A pós-verdade é um termo que serve para designar o modo como os meios de comunicação tratam a verdade factual. Aliás, os fatos têm pouca ou quase nenhuma relevância na hora de modelar a notícia e torná-la pública. A ênfase pretendida está no apelo às emoções e crenças com o fim de fomentar um pensamento, podendo até mesmo desconstituir a verdade em si. A informação dos fatos é sobreposta pela interpretação dos mesmos com o fim de apresentar e defender uma ideia, seja ela pouco condizente ou absolutamente desconexa com a verdade.

Se você acha que essa é uma discussão ou preocupação somente para filósofos ou críticos do pensamento, está muito enganado. A pós-verdade entra na nossa casa pelo jornal, notícias, redes sociais e delineou, infelizmente, nossa comunicação. Quer um exemplo? Tente encontrar nos jornais uma notícia que elogia ou exalta policiais ao invés de apontá-los como vilões truculentos. Longe disso, pintam os bandidos como vítimas da sociedade.

Não foi à toa que o termo pós-verdade foi escolhido como a palavra do ano de 2016 pelo dicionário Oxford e, nesse mesmo período, viu as ocorrências da expressão no Google subirem 2.000%.

De maneira inconcebível, as igrejas deram lugar à pós-verdade. Expoentes do meio evangélico têm defendido, por exemplo, que o autor bíblico errou ao afirmar ser Deus o autor de determinadas ações no Antigo Testamento (Êx 9.12; 2Sm 2.25), quando, segundo eles, foi o diabo. Crescem aqueles que negam as questões mais basilares da fé sob o argumento de ser matéria de interpretação pessoal. Inventaram, por assim dizer, um “pós-evangelho” que retira de Deus o protagonismo e autoria, pondo o homem no lugar de preeminência, assim como sugere o progressismo e o liberalismo teológico. Parafraseando o filósofo alemão, “não há verdades bíblicas absolutas, apenas interpretações pessoais”.

Para acabar com esse veneno que contaminou a sociedade e a igreja, o cristão deve tomar o antídoto em duas doses. A primeira dose é a verdade. O crente deve primar sempre por falar, relatar e promulgar a verdade (Pv 12.22; 23.23; Jo 17.17). No mundo da pós-verdade, esse mandamento tem perdido sua obviedade, pois utilizamos os mais diversos expedientes para substituir a verdade por aquilo que gostaríamos que fosse verdade. Desde inflar nossas qualidades ou bens em uma conversa com os amigos, até publicar uma notícia falsa (ou com meia verdade) nas redes sociais, tudo isso destoa da obrigação moral e espiritual que o cristão tem em falar a verdade. Sejamos verdadeiros e criteriosos.

Quando escreveu aos coríntios, o apóstolo Paulo lhes rogou que não interpretassem erroneamente os fatos dando ocasião ao engano, mas que tão somente a verdade fosse enfrentada e resguardada (2Co 13.7-8).

A segunda dose é a clareza. As palavras proferidas pelo crente, por qualquer meio, devem trazer uma mensagem evidente, transparente e compreensível (1Co 2.1,4). Sem rodeios ou meandros, o crente não pode deixar pontas soltas em seu discurso a fim de se safar em eventual confrontação. A frase “não foi isso que eu quis dizer” tem se tornado um instrumento ardiloso daqueles que não assumem a responsabilidade pelo que falam e escrevem. Sob o argumento de que “essa é a sua interpretação”, querem se livrar do peso e da consequência de suas afirmações mentirosas.

A pós-verdade nada mais é do que uma mentira maquiada com o objetivo de fomentar o sistema enganoso desse mundo. Esta era já estava prevista (2Ts 2.11; 2Tm 4.4) e se tornou uma excelente oportunidade para o cristão se destacar como um pequeno farol que defende, compartilha e expõe com clareza a verdade factual (Ef 4.25).

Pr. Isaac Pereira


 
Move
-

Notícias

Principal
Dever - Especial Dia das Crianças

No último sábado, 19, o Prof. Ivan Venturini, membro da IBR-SP, contou a fábula "A Mesa e a Cadeira de Balanço", cujo conteúdo, evangelístico e de ensino bíblico, trabalhou as seguintes passagens das Escrituras: Mateus 7.1; Atos 4.32; Tiago 4.7; 1 Pedro 5.8. DEVER - Descobridores da Verdade O Dever é um trabalho evangelístico e de ensino bíblico...

Leia Mais ...
21º Dia da Alegria (2019)

A Igreja Batista Redenção (IBR) comemorou o 21º Dia da Alegria no último sábado, dia 12/10, em Atibaia, interior de São Paulo. Participaram membros e convidados dos núcleos de São Paulo e Bragança Paulista. Segundo o Pr. Marcos Granconato, a IBR passou, tempos atrás, por muitos problemas sérios “dignos de se fechar as portas e ir embora”, mas...

Leia Mais ...
Cadete Online | Teologia Sistemática 1 e Hermenêutica Bíblica

O Cadete Online já conta com duas matérias: Teologia Sistemática 1 e Hermenêutica Bíblica. A próxima a sair será Teologia Sistemática 2. TEOLOGIA SISTEMÁTICA 1 conta com 5 matérias (equivalente a um semestre do curso presencial ) e têm investimento R$ 294,99, que pode ser dividido em até 6 vezes. Entretanto, estamos dando um desconto especial...

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Níckolas Ramos Borges

No domingo, dia 1º de setembro de 2019, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Níckolas Ramos Borges. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Níckolas também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores...

Leia Mais ...
Treinamento no Departamento Infantil

Com o objetivo de aperfeiçoar os professores e padronizar o ensino de crianças em nossa igreja foi promovido um treinamento de educação infantil. Durante aproximadamente 3 horas pudemos aprender um pouco mais sobre como preparar e apresentar uma aula bíblica e relevante para as crianças, respeitadas suas faixas etárias e capacidade cognitiva. Esses...

Leia Mais ...
6º Retiro do Remar

No último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de maio, os homens da igreja, metade da IBR de São Paulo e metade das IBR de Bragança Paulista, participaram do 6º Retiro do Remar. O evento foi num hotel em Águas de Lindóia. Houve muita comunhão, descanso e lazer. Os estudos foram realizados em quatro sessões, tendo como tema: “Homens de verdade”....

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Isaac Araujo Pereira

No domingo, dia 05 de maio, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Isaac Araújo Pereira. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Isaac também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores e demais líderes...

Leia Mais ...
Investiduras ao Diaconato e Evangelismo na IBR

No domingo, dia 28 de abril de 2019, no culto da noite, tivemos a investidura de sete homens em funções ministeriais da nossa igreja. Os seguintes irmãos foram investidos na função diaconal: Carlos Guandalini Neto, Douglas Prado Arcelino Caetano, Fulvio Alexandre Souza Pereira Ribeiro Paschoal, Luciano Serra, Paulo Henrique de Lima Souza e Rodrigo Biazoto...

Leia Mais ...

CULTO ao Vivo

IBR nas Redes Sociais



Programa de Doações

 

Pastorais Recentes

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

IBR SermonAudio

 
 

Reuniões

Domingos
09:30
11:30
19:00

 
Culto e EBD
Classe Novos Membros
Culto

Quartas
19:30

 
Culto de Oração

Sábados
10:00
19:00


Crianças
Jovens e Adolescentes

Endereço:

Av. General Ataliba Leonel, 3780
Parada Inglesa - São Paulo/SP

(Sede da Igreja Batista Redenção)

Pr. Marcos Granconato

Veja o mapa (clique aqui)

 

Contato:

Ev. Leandro Boer

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Visitantes Online

Nós temos 81 visitantes online

Estudos Bíblicos Durante a Semana

Todas as quartas-feiras no culto de oração, às 19h30, temos estudos bíblicos detidos e sequenciais. O Pr. Marcos Granconato está expondo detalhadamente a carta de Judas. Participe!

Reflexões Diárias

O site da IBR traz diariamente reflexões de cunho devocional para que os internautas estudem livros da Bíblia além de fazer a leitura bíblica durante o ano. Acesse a página e estude as Escrituras (clique aqui).

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.