Terça, 23 de Julho de 2019
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

image image image image image image image image
EstudeTeologia a Distância | Curso CADETE Online Inscreva-se no curso teológico da Igreja Batista Redenção e torne-se mais fluente na teologia cristã e no uso das Escrituras.
Apoie Se você tem acompanhado nosso site e tem sido abençoado por esse trabalho, há como apoiá-lo!
Conheça Israel e Turquia com Pr. Marcos Granconato Nos dias 13 a 24 de janeiro de 2020 acontecerá uma viagem a Istambul (Turquia) e Israel com a presença do Pr. Marcos Granconato.
DEVER | Descobridores da Verdade O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da Igreja Batista Redenção voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos.
A Cabana Caiu Recentemente as igrejas evangélicas foram inundadas por exemplares do livro “A Cabana”. Será que é um bom livro para a igreja?
Você Entende esse Versículo? Série em vídeo de animação gráfica que explica o significado de versículos mal-compreendidos.  
Novo App da IBR para iOS e Android Novo App para smartphone e iPad que dá acesso a todo o conteúdo da Igreja Batista Redenção em texto, áudio e vídeo.
Família e Casamento Seção que reúne os materiais do site voltados à família e ao casamento em forma de artigos, mensagens MP3 e vídeo.

Igreja Batista Redenção

Vaga-Lumes Não Trazem Luz ao Evolucionismo

Pastoral

Muitos finais de tarde de minha infância foram dedicados à captura de vaga-lumes em frascos de vidro de maionese vazios. Aqueles curiosos insetos nos fascinavam e o espetáculo era ainda mais bonito quando sobrevoavam a mata sem postes de luz por perto. A espécie de vaga-lume (ou pirilampo) que víamos era provavelmente a Lampyris noctiluca, a mais prevalente em nosso país, na qual apenas os machos são alados.

Além dos vaga-lumes, muitas outras criaturas produzem sua própria luz a partir de um processo químico chamado de bioluminescência, em que uma molécula com capacidade de emitir luz fria é oxidada pela ação de uma enzima chamada luciferase — com eficiência até superior a lâmpadas fluorescentes e de LED. Insetos, centopeias e milípedes, caracóis, minhocas, equinodermos, fungos, peixes, lulas, cogumelos e alguns micróbios produzem luz. Trazendo mais complexidade ao tema, algumas criaturas bioluminescentes não podem produzir sua própria luz, mas dependem de outras para fazer o trabalho por meio de um processo conhecido como simbiose, como acontece com vários gêneros de lulas que usam bactérias para produzir sua luz. Além disso, alguns predadores oceânicos são bioluminescentes, mas são incapazes de produzir sua própria luciferina. Eles têm todos os órgãos e enzimas necessários, mas precisam obter a luciferina se alimentando de organismos marinhos que a possuem.

A bioluminescência tem sido descrita para muitos fins: acasalamento, atrair presas, distrair predadores e comunicação. Em alguns casos, o uso é desconhecido, como em alguns tipos de cogumelo, em que sua bioluminescência pode atrair insetos para comer as porções luzentes onde não estão os esporos que precisam ser espalhados. E as desvantagens para sobrevivência não param por aí, pois no caso do vaga-lume, sua luz, sim, o auxilia no processo de acasalamento, mas traz uma fatal desvantagem de os identificar mais facilmente para lagartixas, uma de suas predadoras!

Segundo a hipótese mais proeminente do evolucionismo, a bioluminescência surgiu como um mecanismo de proteção antioxidativa após a fotossíntese ter vindo à existência, causando crescente aumento de oxigênio na atmosfera. Todavia, a teoria possui dificuldades reconhecidas — inclusive por evolucionistas —, pois há várias outras enzimas oxidativas que não seriam tão energeticamente dispendiosas como o complexo luciferina-luciferase para lidar com o excesso de oxigênio. Além disso, os atuais níveis de oxigênio da atmosfera não são prejudiciais, mas necessários para alguns organismos bioluminescentes e as variantes da luciferase são tão grandes, mesmo dentro do mesmo filo, que impossibilita o estabelecimento de uma origem evolucionária comum plausível para o fenômeno. Até mesmo a integração do sistema nervoso, o código genético, a luciferina e a luciferase, bem como a comunicação luminosa entre o vaga-lume macho e fêmea, são críticos para a teoria da evolução, pois tal situação nos leva facilmente a um quadro de “complexidade irredutível” que só se faz possível tendo o surgimento simultâneo de todos os componentes — como o que aconteceu, de fato, pelas mãos do Criador.

Quanto às pressuposições centrais do evolucionismo, seus proponentes devem assumir que todas as características que observam devem servir (ou ter servido) algum propósito de sobrevivência. Entretanto, a predação dos vaga-lumes pelas lagartixas, justamente devido à sua bioluminescência, traz um “apagão” para essa premissa evolucionista. Quanto às funções desconhecidas da bioluminescência, talvez a descubramos algum dia ou talvez nem existam além da intenção de Deus adornar sua criação para sua própria glória. Os cristãos podem glorificar a Deus pela busca de explicações científicas, ou apenas contemplando a beleza da criação.

Jesus Cristo nos ensinou (e ordenou) que seu rebanho brilhe Sua luz. Nós, por nossos próprios méritos e esforços, não podemos brilhar sozinhos e dependemos inteiramente do nosso Senhor para que cumpramos suas ordens (Jo 15.5). Ao invés de sermos bioluminescentes, somos, pelo poder do Espírito Santo, “Cristoluminescentes”:

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus (Mt 5.14-16).

Ev. Leandro Boer

 

 
Move
-

Notícias

Principal
6º Retiro do Remar

No último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de maio, os homens da igreja, metade da IBR de São Paulo e metade das IBR de Bragança Paulista, participaram do 6º Retiro do Remar. O evento foi num hotel em Águas de Lindóia. Houve muita comunhão, descanso e lazer. Os estudos foram realizados em quatro sessões, tendo como tema: “Homens de verdade”....

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Isaac Araujo Pereira

No domingo, dia 05 de maio, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Isaac Araújo Pereira. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Isaac também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores e demais líderes...

Leia Mais ...
Investiduras ao Diaconato e Evangelismo na IBR

No domingo, dia 28 de abril de 2019, no culto da noite, tivemos a investidura de sete homens em funções ministeriais da nossa igreja. Os seguintes irmãos foram investidos na função diaconal: Carlos Guandalini Neto, Douglas Prado Arcelino Caetano, Fulvio Alexandre Souza Pereira Ribeiro Paschoal, Luciano Serra, Paulo Henrique de Lima Souza e Rodrigo Biazoto...

Leia Mais ...
Café da Manhã de Páscoa 2019

Na manhã do dia 21 de abril, a Igreja Batista Redenção se reuniu, com cerca de 160 irmãos, para o nosso tradicional café da manhã de Páscoa. Apesar do numero expressivo de participantes, tudo correu na mais perfeita ordem. Além da mesa farta e da comunhão mais farta ainda, fomos edificados por meio dos hinos de louvor a Deus, pela bela música entoada...

Leia Mais ...
Certificações no Departamento Infantil

No último domingo pela manhã, quatro alunos da turma dos juniores receberam um certificado pela participação no curso ministrado pelos professores Eduardo, Gabriel e Fúlvio ao longo do ano de 2018. O objetivo foi destacar o desempenho destes alunos e incentivá-los, bem como os demais juniores, na busca diligente por conhecer mais sobre nosso Deus e Salvador....

Leia Mais ...
Descobridores da Verdade | Dever

No último sábado, 06, mais de 45 crianças estiveram no Dever e começaram a ouvir a estória de Nilda da Argentina (APEC), contada pelo Prof. Ivan Venturini, membro da Igreja Batista Redenção. Ao longo da narrativa, que será apresentada em quatro sábados, os seguintes pontos serão trabalhados: 1) Jesus morreu e ressuscitou para te salvar; 2) A...

Leia Mais ...
Treinamento do Departamento Infantil

No último sábado, dia 16 de março, a equipe do Departamento Infantil da IBR participou de uma reunião de treinamento profunda e abrangente com o objetivo de preparar os professores e auxiliares envolvidos no ensino das crianças e pré-adolescentes da nossa igreja. O encontro se iniciou com a fala do Isaac, que deu um panorama geral sobre Educação Cristã...

Leia Mais ...
Cadete Plus 2019 | Aula Inaugural

No dia 23 de fevereiro, com a presença de 80 alunos, teve início o Cadete Plus 2019. Trata-se do curso presencial de teologia da IBR, no qual são ministrados módulos avançados. Duas aulas tiveram ocasião durante o dia: Hermenêutica 1, com o Pr. Marcos Granconato, e Panorama Bíblico, com o Pr. Thomas Tronco. A próxima aula será no dia 30 de março....

Leia Mais ...

CULTO ao Vivo

IBR nas Redes Sociais



Programa de Doações

 

Pastorais Recentes

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

IBR SermonAudio

 
 

Reuniões

Domingos
09:30
11:30
19:00

 
Culto e EBD
Classe Novos Membros
Culto

Quartas
19:30

 
Culto de Oração

Sábados
10:00
19:00


Crianças
Jovens e Adolescentes

Endereço:

Av. General Ataliba Leonel, 3780
Parada Inglesa - São Paulo/SP

(Sede da Igreja Batista Redenção)

Pr. Marcos Granconato

Veja o mapa (clique aqui)

 

Contato:

Ev. Leandro Boer

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Visitantes Online

Nós temos 87 visitantes online

Estudos Bíblicos Durante a Semana

Todas as quartas-feiras no culto de oração, às 19h30, temos estudos bíblicos detidos e sequenciais. O Pr. Marcos Granconato está expondo detalhadamente a carta de Judas. Participe!

Reflexões Diárias

O site da IBR traz diariamente reflexões de cunho devocional para que os internautas estudem livros da Bíblia além de fazer a leitura bíblica durante o ano. Acesse a página e estude as Escrituras (clique aqui).

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.