Segunda, 23 de Setembro de 2019
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

image image image image image image image image
EstudeTeologia a Distância | Curso CADETE Online Inscreva-se no curso teológico da Igreja Batista Redenção e torne-se mais fluente na teologia cristã e no uso das Escrituras.
Encojovem 2019 | Marxismo Cultural Dias 1 a 3 de novembro é a data do Encojovem 2019. O tema será Marxismo Cultural e você não pode perder.
DEVER | Descobridores da Verdade O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da Igreja Batista Redenção voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos.
Conheça Israel e Turquia com Pr. Marcos Granconato Nos dias 13 a 24 de janeiro de 2020 acontecerá uma viagem a Istambul (Turquia) e Israel com a presença do Pr. Marcos Granconato.
Apoie Se você tem acompanhado nosso site e tem sido abençoado por esse trabalho, há como apoiá-lo!
Você Entende esse Versículo? Série em vídeo de animação gráfica que explica o significado de versículos mal-compreendidos.  
Novo App da IBR para iOS e Android Novo App para smartphone e iPad que dá acesso a todo o conteúdo da Igreja Batista Redenção em texto, áudio e vídeo.
Família e Casamento Seção que reúne os materiais do site voltados à família e ao casamento em forma de artigos, mensagens MP3 e vídeo.

Igreja Batista Redenção

Jesus e as Tilápias

Pastoral

“Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. (...) Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe” (Jo 21.12-13).

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, atrás de China, Egito e Indonésia, com volume de mais de 720 mil toneladas e faturamento de mais de R$ 5 bilhões para a nossa economia, segundo a Associação Brasileira de Piscicultura. Embora a tilápia tenha sida introduzida no Brasil em 1953, foi apenas em 1996, com a chegada de uma linhagem do Nilo (Egito), melhorada na Tailândia, que a produtividade alcançou números tão expressivos. A tilápia é uma maravilhosa criação de Deus para o sustento da humanidade, visto que o peixe se ajusta com facilidade ao ambiente, pode ser criada em cativeiros, é muito resistente, reproduz-se o ano inteiro e alimenta-se de tudo, incluindo fezes de outros animais.

O padrão alimentar poderia justificar o fato de Pedro, seguindo as orientações de Jesus, ter encontrado um estater (moeda) dentro de um peixe (tilápia?) para que pagassem seus impostos (Mt 17.27). Aliás, no Mar da Galileia, o peixe é abundante, fica próximo à superfície e às margens, podendo ser pescado em grande quantidade por redes rudimentares que os apóstolos de Jesus provavelmente usavam (Jo 21.8). Ademais, é uma incrível fonte de proteína. Em 100 gramas de sua carne, suave ao paladar, há 26 gramas de proteína — e apenas 128 calorias.

Ainda mais impressionante é a quantidade de vitaminas e minerais na tilápia, pois é rica em niacina, vitamina B12, fósforo, selênio e potássio. Tais propriedades nutricionais e o fácil cultivo em cativeiro fazem da tilápia objeto de estudos da Nasa na busca de soluções nutricionais para futuros colonizadores de Marte. E se poderia até ser usada em Marte, tão inóspito, não seria de se admirar que fosse uma solução para a carência de alimentos no Nordeste brasileiro como tem sido implementado para o sustento de comunidades inteiras!

E foi no Nordeste de nosso país, no Ceará, que se descobriu que a pele de tilápia, riquíssima em colágeno e umidade, devidamente esterilizada, poderia ser uma solução fantástica e econômica para o tratamento de extensas e dolorosas queimaduras em seres humanos. Várias publicações científicas brasileiras têm atraído o interesse da comunidade científica internacional com a significativa aceleração da reepitelização das áreas queimadas com menor necessidade de analgesia do que as bandagens convencionais ou sintéticas, que são bem mais caras. Os benefícios da pele de tilápia estão sendo estudados por diversos grupos no mundo e a provisão de Deus para o ser humano também tem abençoado animais da criação.

Em dezembro de 2017, um grande incêndio da Califórnia (Thomas Fire) destruiu milhares de hectares juntamente com sua fauna. Dois ursos e um puma, sobreviventes e queimados, foram tratados pelos veterinários californianos com pele de tilápia, emocionando a todos quando os animais puderam se apoiar novamente sobre suas patas queimadas, já que a reepitelização havia ocorrido muito rapidamente. Nisso tudo vemos a graça de Deus se manifestando, também, por meio da biomimética, área da ciência que tem por objetivo o estudo das estruturas biológicas e suas funções, procurando aprender com a natureza (a criação) suas estratégias e soluções (desenho divino), e utilizar esse conhecimento em diferentes domínios da ciência.

A graça de Deus, manifestada em Jesus Cristo, provê o sustento para humanidade (Mt 6.25-34) e a tilápia — provavelmente o peixe que Jesus mais comeu em sua presença terrena — é um exemplo do zelo e amor que Deus possui com a humanidade e todos os animais. No versículo inicial desse texto, Jesus, ressurreto, provavelmente alimentou os apóstolos com tilápias e continua alimentando, ainda hoje, espiritualmente, todos os homens e mulheres que são pescados para o Senhor das tilápias (Cl 1.16) dia após dia. Outrossim, como as tilápias, que alimentam, também servem para o tratamento de queimaduras, o Cristo que nos alimenta igualmente nos proporciona alívio e cura oriundos das queimaduras e chamuscamentos da vida de pecado que vivíamos outrora. Graças a Deus por tanto amor, alimento e alívio.

Ev. Leandro Boer

 

 
Move
-

Notícias

Principal
Cadete Online | Teologia Sistemática 1 e Hermenêutica Bíblica

O Cadete Online já conta com duas matérias: Teologia Sistemática 1 e Hermenêutica Bíblica. A próxima a sair será Teologia Sistemática 2. TEOLOGIA SISTEMÁTICA 1 conta com 5 matérias (equivalente a um semestre do curso presencial ) e têm investimento R$ 294,99, que pode ser dividido em até 6 vezes. Entretanto, estamos dando um desconto especial...

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Níckolas Ramos Borges

No domingo, dia 1º de setembro de 2019, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Níckolas Ramos Borges. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Níckolas também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores...

Leia Mais ...
Treinamento no Departamento Infantil

Com o objetivo de aperfeiçoar os professores e padronizar o ensino de crianças em nossa igreja foi promovido um treinamento de educação infantil. Durante aproximadamente 3 horas pudemos aprender um pouco mais sobre como preparar e apresentar uma aula bíblica e relevante para as crianças, respeitadas suas faixas etárias e capacidade cognitiva. Esses...

Leia Mais ...
6º Retiro do Remar

No último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de maio, os homens da igreja, metade da IBR de São Paulo e metade das IBR de Bragança Paulista, participaram do 6º Retiro do Remar. O evento foi num hotel em Águas de Lindóia. Houve muita comunhão, descanso e lazer. Os estudos foram realizados em quatro sessões, tendo como tema: “Homens de verdade”....

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Isaac Araujo Pereira

No domingo, dia 05 de maio, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Isaac Araújo Pereira. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Isaac também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores e demais líderes...

Leia Mais ...
Investiduras ao Diaconato e Evangelismo na IBR

No domingo, dia 28 de abril de 2019, no culto da noite, tivemos a investidura de sete homens em funções ministeriais da nossa igreja. Os seguintes irmãos foram investidos na função diaconal: Carlos Guandalini Neto, Douglas Prado Arcelino Caetano, Fulvio Alexandre Souza Pereira Ribeiro Paschoal, Luciano Serra, Paulo Henrique de Lima Souza e Rodrigo Biazoto...

Leia Mais ...
Café da Manhã de Páscoa 2019

Na manhã do dia 21 de abril, a Igreja Batista Redenção se reuniu, com cerca de 160 irmãos, para o nosso tradicional café da manhã de Páscoa. Apesar do numero expressivo de participantes, tudo correu na mais perfeita ordem. Além da mesa farta e da comunhão mais farta ainda, fomos edificados por meio dos hinos de louvor a Deus, pela bela música entoada...

Leia Mais ...
Certificações no Departamento Infantil

No último domingo pela manhã, quatro alunos da turma dos juniores receberam um certificado pela participação no curso ministrado pelos professores Eduardo, Gabriel e Fúlvio ao longo do ano de 2018. O objetivo foi destacar o desempenho destes alunos e incentivá-los, bem como os demais juniores, na busca diligente por conhecer mais sobre nosso Deus e Salvador....

Leia Mais ...

CULTO ao Vivo

IBR nas Redes Sociais



Programa de Doações

 

Pastorais Recentes

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

IBR SermonAudio

 
 

Reuniões

Domingos
09:30
11:30
19:00

 
Culto e EBD
Classe Novos Membros
Culto

Quartas
19:30

 
Culto de Oração

Sábados
10:00
19:00


Crianças
Jovens e Adolescentes

Endereço:

Av. General Ataliba Leonel, 3780
Parada Inglesa - São Paulo/SP

(Sede da Igreja Batista Redenção)

Pr. Marcos Granconato

Veja o mapa (clique aqui)

 

Contato:

Ev. Leandro Boer

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Visitantes Online

Nós temos 128 visitantes online

Estudos Bíblicos Durante a Semana

Todas as quartas-feiras no culto de oração, às 19h30, temos estudos bíblicos detidos e sequenciais. O Pr. Marcos Granconato está expondo detalhadamente a carta de Judas. Participe!

Reflexões Diárias

O site da IBR traz diariamente reflexões de cunho devocional para que os internautas estudem livros da Bíblia além de fazer a leitura bíblica durante o ano. Acesse a página e estude as Escrituras (clique aqui).

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.