Segunda, 19 de Agosto de 2019
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

image image image image image image image image
Encojovem 2019 | Marxismo Cultural Dias 1 a 3 de novembro é a data do Encojovem 2019. O tema será Marxismo Cultural e você não pode perder.
EstudeTeologia a Distância | Curso CADETE Online Inscreva-se no curso teológico da Igreja Batista Redenção e torne-se mais fluente na teologia cristã e no uso das Escrituras.
DEVER | Descobridores da Verdade O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da Igreja Batista Redenção voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos.
Conheça Israel e Turquia com Pr. Marcos Granconato Nos dias 13 a 24 de janeiro de 2020 acontecerá uma viagem a Istambul (Turquia) e Israel com a presença do Pr. Marcos Granconato.
Apoie Se você tem acompanhado nosso site e tem sido abençoado por esse trabalho, há como apoiá-lo!
Você Entende esse Versículo? Série em vídeo de animação gráfica que explica o significado de versículos mal-compreendidos.  
Novo App da IBR para iOS e Android Novo App para smartphone e iPad que dá acesso a todo o conteúdo da Igreja Batista Redenção em texto, áudio e vídeo.
Família e Casamento Seção que reúne os materiais do site voltados à família e ao casamento em forma de artigos, mensagens MP3 e vídeo.

Igreja Batista Redenção

‘Uma Só Carne’: Muito Além do Leito Conjugal

Pastoral

“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2.24).

É ponto pacífico entre os estudantes da Bíblia que ser “uma só carne” se refere diretamente à intimidade sexual desfrutada no contexto do casamento. Sem dúvida, esse entendimento está correto e ressalta a dimensão singular da vida conjugal no plano de Deus para expansão do seu reino na Terra (Gn 1.27). Entretanto, essa expressão se refere apenas à união física entre um homem e uma mulher ou pode tratar de realidades mais abrangentes?

Recorrente nas Escrituras (Mt 19.5-6; Mc 10.7-8; Ef 5.31; 1Co 6.16), ser “uma só carne”, de fato, parece apontar para algo de caráter mais profundo. Aliás, o próprio contexto imediato de Gênesis 2.24 demonstra que Moisés tinha um foco muito maior do que a simples consumação sexual, já que, no versículo anterior, apresenta a unidade do homem e da mulher em termos essenciais — “osso dos meus ossos e carne da minha carne”.

Além disso, a própria concepção judaica a respeito do ser humano amplia o significado da expressão aqui estudada. “Carne” aparece, por vezes, como palavra correlata de “coração” e “alma” (Sl 84.2). A ideia não é de uma pessoa segmentada em várias partes, mas sim de uma unidade completa e indivisível. Desse modo, os termos são quase sinônimos. A própria morte era descrita como a separação entre o corpo e a alma (Gn 35.18), o que ilustra o fato de que o homem sempre era visto em seu caráter integral. Por isso, “uma só carne” não retrata apenas o intercurso sexual, mas também a união completa entre indivíduos em corpo e alma. Trata-se de uma realidade espiritual e não apenas física.

O Novo Testamento corrobora essa visão a partir da indignação expressa pelo apóstolo Paulo em 1Coríntios 6.15-16, em que ele confronta os imorais de Corinto. Paulo destaca que a convivência sexual fora do contexto do casamento também gera “uma só carne”. Entretanto, na sequência, o paralelo traçado pelo apóstolo esclarece que a união física entre um homem e uma mulher abarca também uma realidade mais profunda. O versículo 17 destaca que “quem se une ao Senhor é um espírito com ele” e, a partir desse contraste, o pressuposto evidente de Paulo é que a intimidade conjugal também aponta para uma comunhão de caráter espiritual. Uma observação semelhante pode ser vista nas conclusões do apóstolo em Efésios 5.25-33, ao tratar, de modo análogo, o cuidado dos maridos para com suas esposas e o zelo de Cristo para com a igreja.

As aplicações práticas dessa verdade são muitas. Em primeiro lugar, fica evidente que o casamento é uma união de corpo e alma, o que reforça a inviabilidade do jugo desigual (2Co 6.14). Outra implicação desse princípio bíblico se dá ainda no namoro ou na busca de um pretendente, quando o cristão não deve se apoiar única e exclusivamente na atração física pelo sexo oposto, mas também na vida espiritual do candidato (Pv 31.30).

Além disso, em resposta aos que defendem que o divórcio anula apenas uma realidade social, sem levar em conta qualquer resultante do matrimônio na esfera espiritual, responde-se que o vínculo existente entre marido e mulher é muito maior que a simples convivência sexual. Não é por acaso que Paulo reprova o recasamento em termos tão definitivos (Rm 7.2-3; 1Co 7.39).

Por fim, a manutenção do relacionamento conjugal deve ir além da intimidade matrimonial, haja vista que a única exceção para a interrupção temporária dessa área é, justamente, um propósito de oração de ambas as partes (1Co 7.5). Assim, o marido deve nutrir a vida espiritual de sua esposa. Da mesma maneira, a mulher sábia deve auxiliar seu marido em suas disciplinas espirituais. Ser “uma só carne”, portanto, vai muito além do leito conjugal — aponta para vidas comprometidas integralmente entre si. Esse é o ideal do Senhor para o casamento.

Níckolas Ramos

Coram Deo

 

 
Move
-

Notícias

Principal
6º Retiro do Remar

No último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de maio, os homens da igreja, metade da IBR de São Paulo e metade das IBR de Bragança Paulista, participaram do 6º Retiro do Remar. O evento foi num hotel em Águas de Lindóia. Houve muita comunhão, descanso e lazer. Os estudos foram realizados em quatro sessões, tendo como tema: “Homens de verdade”....

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Isaac Araujo Pereira

No domingo, dia 05 de maio, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Isaac Araújo Pereira. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Isaac também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores e demais líderes...

Leia Mais ...
Investiduras ao Diaconato e Evangelismo na IBR

No domingo, dia 28 de abril de 2019, no culto da noite, tivemos a investidura de sete homens em funções ministeriais da nossa igreja. Os seguintes irmãos foram investidos na função diaconal: Carlos Guandalini Neto, Douglas Prado Arcelino Caetano, Fulvio Alexandre Souza Pereira Ribeiro Paschoal, Luciano Serra, Paulo Henrique de Lima Souza e Rodrigo Biazoto...

Leia Mais ...
Café da Manhã de Páscoa 2019

Na manhã do dia 21 de abril, a Igreja Batista Redenção se reuniu, com cerca de 160 irmãos, para o nosso tradicional café da manhã de Páscoa. Apesar do numero expressivo de participantes, tudo correu na mais perfeita ordem. Além da mesa farta e da comunhão mais farta ainda, fomos edificados por meio dos hinos de louvor a Deus, pela bela música entoada...

Leia Mais ...
Certificações no Departamento Infantil

No último domingo pela manhã, quatro alunos da turma dos juniores receberam um certificado pela participação no curso ministrado pelos professores Eduardo, Gabriel e Fúlvio ao longo do ano de 2018. O objetivo foi destacar o desempenho destes alunos e incentivá-los, bem como os demais juniores, na busca diligente por conhecer mais sobre nosso Deus e Salvador....

Leia Mais ...
Descobridores da Verdade | Dever

No último sábado, 06, mais de 45 crianças estiveram no Dever e começaram a ouvir a estória de Nilda da Argentina (APEC), contada pelo Prof. Ivan Venturini, membro da Igreja Batista Redenção. Ao longo da narrativa, que será apresentada em quatro sábados, os seguintes pontos serão trabalhados: 1) Jesus morreu e ressuscitou para te salvar; 2) A...

Leia Mais ...
Treinamento do Departamento Infantil

No último sábado, dia 16 de março, a equipe do Departamento Infantil da IBR participou de uma reunião de treinamento profunda e abrangente com o objetivo de preparar os professores e auxiliares envolvidos no ensino das crianças e pré-adolescentes da nossa igreja. O encontro se iniciou com a fala do Isaac, que deu um panorama geral sobre Educação Cristã...

Leia Mais ...
Cadete Plus 2019 | Aula Inaugural

No dia 23 de fevereiro, com a presença de 80 alunos, teve início o Cadete Plus 2019. Trata-se do curso presencial de teologia da IBR, no qual são ministrados módulos avançados. Duas aulas tiveram ocasião durante o dia: Hermenêutica 1, com o Pr. Marcos Granconato, e Panorama Bíblico, com o Pr. Thomas Tronco. A próxima aula será no dia 30 de março....

Leia Mais ...

CULTO ao Vivo

IBR nas Redes Sociais



Programa de Doações

 

Pastorais Recentes

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

IBR SermonAudio

 
 

Reuniões

Domingos
09:30
11:30
19:00

 
Culto e EBD
Classe Novos Membros
Culto

Quartas
19:30

 
Culto de Oração

Sábados
10:00
19:00


Crianças
Jovens e Adolescentes

Endereço:

Av. General Ataliba Leonel, 3780
Parada Inglesa - São Paulo/SP

(Sede da Igreja Batista Redenção)

Pr. Marcos Granconato

Veja o mapa (clique aqui)

 

Contato:

Ev. Leandro Boer

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Visitantes Online

Nós temos 76 visitantes online

Estudos Bíblicos Durante a Semana

Todas as quartas-feiras no culto de oração, às 19h30, temos estudos bíblicos detidos e sequenciais. O Pr. Marcos Granconato está expondo detalhadamente a carta de Judas. Participe!

Reflexões Diárias

O site da IBR traz diariamente reflexões de cunho devocional para que os internautas estudem livros da Bíblia além de fazer a leitura bíblica durante o ano. Acesse a página e estude as Escrituras (clique aqui).

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.