Terça, 23 de Julho de 2019
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

image image image image image image image image
EstudeTeologia a Distância | Curso CADETE Online Inscreva-se no curso teológico da Igreja Batista Redenção e torne-se mais fluente na teologia cristã e no uso das Escrituras.
Apoie Se você tem acompanhado nosso site e tem sido abençoado por esse trabalho, há como apoiá-lo!
Conheça Israel e Turquia com Pr. Marcos Granconato Nos dias 13 a 24 de janeiro de 2020 acontecerá uma viagem a Istambul (Turquia) e Israel com a presença do Pr. Marcos Granconato.
DEVER | Descobridores da Verdade O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da Igreja Batista Redenção voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos.
A Cabana Caiu Recentemente as igrejas evangélicas foram inundadas por exemplares do livro “A Cabana”. Será que é um bom livro para a igreja?
Você Entende esse Versículo? Série em vídeo de animação gráfica que explica o significado de versículos mal-compreendidos.  
Novo App da IBR para iOS e Android Novo App para smartphone e iPad que dá acesso a todo o conteúdo da Igreja Batista Redenção em texto, áudio e vídeo.
Família e Casamento Seção que reúne os materiais do site voltados à família e ao casamento em forma de artigos, mensagens MP3 e vídeo.

Igreja Batista Redenção

Reforma da Previdência

Pastoral

Hoje só se fala dela. Nas empresas, nas repartições públicas, nas redes sociais, no Congresso Nacional, nos restaurantes, nos teatros, nas partidas de futebol ou em qualquer roda de amigos, a Reforma da Previdência está na pauta das discussões mais acaloradas, seja a favor ou contra a medida renovadora do governo federal.

Para você que não faz ideia do que trata essa reforma e se ela é benéfica ou prejudicial, deixe-me tentar explicar de maneira bem simplificada o cerne da questão. Em meados da década de 1930, Getúlio Vargas, em seu primeiro mandato presidencial, fundou os institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs), centralizando a arrecadação no governo federal, obrigando Estado, empregadores e empregados a custear a aposentadoria e os benefícios sociais. Mais tarde, em 1966, os IAPs foram reformulados e deram lugar ao INPS (Instituto Nacional da Previdência Social), que hoje é conhecido como INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Desde sua criação, a Previdência é baseada no modelo de solidariedade previdenciária, ou seja, as contribuições dos trabalhadores ativos financiam as aposentadorias e benefícios vigentes. Os trabalhadores atuais, por sua vez, serão custeados pela próxima geração e assim por diante. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC da Reforma) visa a alterar o atual regime de partição para um regime de capitalização. Nesse segundo regime, cada trabalhador contribuirá para sua própria aposentadoria, acumulando-a como em uma poupança que será administrada primordialmente pelo Estado, podendo haver participação de entidades do setor privado.

A apreensão de todos é legítima, pois nossos governantes estão lidando com o futuro desta e das próximas gerações. São medidas que podem nos levar à prosperidade ou à ruína em um momento de grande necessidade e vulnerabilidade: a terceira idade.

Apesar de vivermos em um momento de incerteza acerca do futuro, a Bíblia não nos impede de fazer provisões de modo a deixar herança para nossos filhos (Pv 13.22 cf. 10.4). Entretanto, ela adverte severamente a respeito de pessoas que concentram sua vida na missão de acumular riquezas e que depositam sua confiança no amontoado de bens (Lc 12.15-20).

Com efeito, a Escritura não condena aqueles que fazem previdência para o dia da necessidade: José nos serve como grande exemplo de previdência econômica (Gn 41). Todavia, muitos caem no erro de depositar sua segurança no saldo positivo de seus investimentos financeiros (1Tm 6.9). Alguns chegam a se esquecer completamente de Deus e o substituem pelos dígitos da conta bancária (1Tm 6.10).

Fique claro que não nos é vedado realizar investimentos em fundos de pensão ou previdência privada. Como cristãos, podemos e devemos agir com sabedoria, economizando para os dias em que não teremos mais vigor e saúde para trabalhar. Contudo, jamais esqueçamos que Deus é quem dá, mas também tira (Jó 1.21). Nada é garantido a quem faz planos de grande prospecção econômica para o futuro se Deus decidir recolher sua mão generosa (Tg 4.13-15). A ênfase bíblica repousa no aprovisionamento divino dos bens (Sl 65.4-13; Ec 2.24-25).

Não obstante o caráter arriscado das riquezas (1Tm 6.17), a Bíblia nos convida a consignar em Deus todas as nossas economias e observar o profícuo ganho que a dependência e o contentamento produzem em nossos bancos espirituais (Hb 13.5-6). Por essa razão, a satisfação é redobrada quando nossas pretensões financeiras são simples (1Tm 6.6-8).

Se, por um lado, somos desestimulados a acumular tesouros nessa vida, Deus nos concede uma opção de investimento que nos tornará detentores de uma pujante fortuna (Mt 6.19-20). O Reino de Deus sempre será um lugar seguro para gastar nossa vitalidade e capitalizar boas obras na previdência divina (Mt 6.33; 1Tm 6.19).

Por enquanto, a incerteza paira sobre o futuro da nossa aposentadoria. A reforma da Previdência passará por mais um turno de votação na Câmara dos Deputados e, depois, será submetida a dois turnos de votação no Senado para, então, ir à sanção do presidente. Seja como for, tendo Deus como fiador e provedor do nosso sustento como trabalhadores ou aposentados, deixemos de lado toda preocupação e apliquemos todo nosso capital no Reino do Senhor para futuro resgate (2Co 5.10).

Pr. Isaac A. Pereira

 

 
Move
-

Notícias

Principal
6º Retiro do Remar

No último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de maio, os homens da igreja, metade da IBR de São Paulo e metade das IBR de Bragança Paulista, participaram do 6º Retiro do Remar. O evento foi num hotel em Águas de Lindóia. Houve muita comunhão, descanso e lazer. Os estudos foram realizados em quatro sessões, tendo como tema: “Homens de verdade”....

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Isaac Araujo Pereira

No domingo, dia 05 de maio, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Isaac Araújo Pereira. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Isaac também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores e demais líderes...

Leia Mais ...
Investiduras ao Diaconato e Evangelismo na IBR

No domingo, dia 28 de abril de 2019, no culto da noite, tivemos a investidura de sete homens em funções ministeriais da nossa igreja. Os seguintes irmãos foram investidos na função diaconal: Carlos Guandalini Neto, Douglas Prado Arcelino Caetano, Fulvio Alexandre Souza Pereira Ribeiro Paschoal, Luciano Serra, Paulo Henrique de Lima Souza e Rodrigo Biazoto...

Leia Mais ...
Café da Manhã de Páscoa 2019

Na manhã do dia 21 de abril, a Igreja Batista Redenção se reuniu, com cerca de 160 irmãos, para o nosso tradicional café da manhã de Páscoa. Apesar do numero expressivo de participantes, tudo correu na mais perfeita ordem. Além da mesa farta e da comunhão mais farta ainda, fomos edificados por meio dos hinos de louvor a Deus, pela bela música entoada...

Leia Mais ...
Certificações no Departamento Infantil

No último domingo pela manhã, quatro alunos da turma dos juniores receberam um certificado pela participação no curso ministrado pelos professores Eduardo, Gabriel e Fúlvio ao longo do ano de 2018. O objetivo foi destacar o desempenho destes alunos e incentivá-los, bem como os demais juniores, na busca diligente por conhecer mais sobre nosso Deus e Salvador....

Leia Mais ...
Descobridores da Verdade | Dever

No último sábado, 06, mais de 45 crianças estiveram no Dever e começaram a ouvir a estória de Nilda da Argentina (APEC), contada pelo Prof. Ivan Venturini, membro da Igreja Batista Redenção. Ao longo da narrativa, que será apresentada em quatro sábados, os seguintes pontos serão trabalhados: 1) Jesus morreu e ressuscitou para te salvar; 2) A...

Leia Mais ...
Treinamento do Departamento Infantil

No último sábado, dia 16 de março, a equipe do Departamento Infantil da IBR participou de uma reunião de treinamento profunda e abrangente com o objetivo de preparar os professores e auxiliares envolvidos no ensino das crianças e pré-adolescentes da nossa igreja. O encontro se iniciou com a fala do Isaac, que deu um panorama geral sobre Educação Cristã...

Leia Mais ...
Cadete Plus 2019 | Aula Inaugural

No dia 23 de fevereiro, com a presença de 80 alunos, teve início o Cadete Plus 2019. Trata-se do curso presencial de teologia da IBR, no qual são ministrados módulos avançados. Duas aulas tiveram ocasião durante o dia: Hermenêutica 1, com o Pr. Marcos Granconato, e Panorama Bíblico, com o Pr. Thomas Tronco. A próxima aula será no dia 30 de março....

Leia Mais ...

CULTO ao Vivo

IBR nas Redes Sociais



Programa de Doações

 

Pastorais Recentes

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

IBR SermonAudio

 
 

Reuniões

Domingos
09:30
11:30
19:00

 
Culto e EBD
Classe Novos Membros
Culto

Quartas
19:30

 
Culto de Oração

Sábados
10:00
19:00


Crianças
Jovens e Adolescentes

Endereço:

Av. General Ataliba Leonel, 3780
Parada Inglesa - São Paulo/SP

(Sede da Igreja Batista Redenção)

Pr. Marcos Granconato

Veja o mapa (clique aqui)

 

Contato:

Ev. Leandro Boer

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Visitantes Online

Nós temos 112 visitantes online

Estudos Bíblicos Durante a Semana

Todas as quartas-feiras no culto de oração, às 19h30, temos estudos bíblicos detidos e sequenciais. O Pr. Marcos Granconato está expondo detalhadamente a carta de Judas. Participe!

Reflexões Diárias

O site da IBR traz diariamente reflexões de cunho devocional para que os internautas estudem livros da Bíblia além de fazer a leitura bíblica durante o ano. Acesse a página e estude as Escrituras (clique aqui).

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.