Quarta, 17 de Julho de 2019
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

image image image image image image image image
EstudeTeologia a Distância | Curso CADETE Online Inscreva-se no curso teológico da Igreja Batista Redenção e torne-se mais fluente na teologia cristã e no uso das Escrituras.
Apoie Se você tem acompanhado nosso site e tem sido abençoado por esse trabalho, há como apoiá-lo!
Conheça Israel e Turquia com Pr. Marcos Granconato Nos dias 13 a 24 de janeiro de 2020 acontecerá uma viagem a Istambul (Turquia) e Israel com a presença do Pr. Marcos Granconato.
DEVER | Descobridores da Verdade O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da Igreja Batista Redenção voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos.
A Cabana Caiu Recentemente as igrejas evangélicas foram inundadas por exemplares do livro “A Cabana”. Será que é um bom livro para a igreja?
Você Entende esse Versículo? Série em vídeo de animação gráfica que explica o significado de versículos mal-compreendidos.  
Novo App da IBR para iOS e Android Novo App para smartphone e iPad que dá acesso a todo o conteúdo da Igreja Batista Redenção em texto, áudio e vídeo.
Família e Casamento Seção que reúne os materiais do site voltados à família e ao casamento em forma de artigos, mensagens MP3 e vídeo.

Igreja Batista Redenção

O que é Domínio Próprio?

Pastoral

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” (Gl 5.22-23).

Quando lemos a lista de virtudes do “fruto do Espírito”, é fácil perceber que só Deus é mesmo capaz de produzir tais coisas de modo consistente em nossas vidas. Ainda assim, a Bíblia nos orienta a buscar tais virtudes com zelo e na dependência da ação do Espírito Santo. A última das virtudes dessa lista é o “domínio próprio”. Tal virtude expressa a ação de exercer controle sobre si mesmo a fim de dominar os desejos em lugar de ser dominado por eles. Tem como sinônimos a temperança e o autocontrole.

Quando pensamos em autocontrole, a primeira coisa que nos vem à mente é o necessário controle sobre os desejos da carne, como a lascívia e a imoralidade. Na verdade, o domínio próprio é bem mais abrangente e não tem influência apenas sobre as coisas que não podemos fazer, mas também sobre as coisas que temos de realizar e que nossa vontade reluta em executar. A batalha do domínio próprio começa no dia da conversão a Cristo e termina no encontro com Jesus nos céus. É uma luta que dura a vida toda e nos inflige derrotas sobre derrotas, exigindo esforço, dependência do Espírito e amor ao salvador Jesus.

Paulo, o apóstolo que teve a seu encargo a maior tarefa missionária da igreja apostólica e a maior responsabilidade em termos de escritos do Novo Testamento, fala da sua luta pessoal para subjugar a vontade pecaminosa interior a fim de servir bem a Deus. Ele diz: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” (1Co 9.25-27). Mais do que a figura de um treino esportivo, essa é a descrição de uma batalha pessoal interna.

Todo bom estrategista militar sabe quais os melhores campos de batalha para enfrentar o inimigo e as melhores táticas de guerra. Nós, como guerreiros de Deus contra o mal e o pecado, também precisamos saber onde lutar a fim de ter êxito em exercitar o autocontrole. O primeiro passo é cuidar para que o inimigo não receba suprimentos e munições que possam ser usados contra nós. Portanto, devemos começar a batalha controlando nossa mente e o que entra nela. Se rechearmos nossa mente com pensamentos maus, não podemos esperar combater bem a tentação quando ela atacar justamente as áreas em que encontra as melhores condições de nos invadir, visto ter infiltrados inimigos dentro da fonte dos pensamentos.

Você pode pensar o que quiser, mas se seus pensamentos não forem puros, dificilmente sua vida o será. Se você não pode dominar sua mente, como espera conseguir dominar seu corpo? Não há como falar de todas as áreas da vida e do corpo que precisamos dominar para haver real santificação. Precisaríamos de vários volumes que falassem sobre os olhos, ouvidos, pensamentos, desejos, preguiça, gula, impulsos sexuais, ira, rancor, autocompaixão, vanglória, cobiça e inúmeros pecados referentes à natureza humana que necessitam ser dominados.

Para exemplificar o padrão da conduta temperante e do resultado positivo que ela tem na comunhão com Deus, lancemos mão apenas de um exemplo: a língua. É óbvio que não se trata do órgão anatômico localizado dentro da cavidade bucal, mas daquilo que nós falamos. A mesma boca pode abençoar enormemente outras pessoas, ou pode causar destruições sem tamanho e é incrível como a segunda opção é sempre mais frequente que a primeira. Quanto ao controle sobre o que dizemos, a Bíblia diz: “Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo” (Tg 3.2). Esse é o padrão do controle sobre os desejos de pecado e só acorrentando tais inimigos é que podemos almejar a perfeição que agrada a Deus e a santidade que ele ordena.

Mas não é preciso dominar apenas os pecados e os desejos do ego. É necessário haver autocontrole mesmo sobre coisas que em si mesmas são boas ou neutras. Por exemplo: o alimento, que é algo bom que Deus nos deu para o suprimento do corpo físico. Na verdade, ele é tão importante que somos instruídos a agradecê-lo todas as vezes que o recebermos. Entretanto, se abusamos na quantidade do que comemos e no excessivo prazer nele, cometemos pecado. Outro caso que ilustra bem é a companhia dos amigos. Somos incentivados a ter comunhão com os bons amigos no Senhor, mas se somos tão frequentes à sua casa, podemos enfadá-los e causar dano à comunhão sadia, ao invés de fortalecê-la. O excesso das boas coisas geralmente é pecado e precisa ser dominado para que não nos domine. O livro de Provérbios diz: “Achaste mel? Come apenas o que te basta, para que não te fartes dele e venhas a vomitá-lo. Não sejas frequente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça” (Pv 25.16-17).

A verdade é que somos frequentemente dominados pelo que amamos. Se você ama muito alguém, alguma coisa ou até você mesmo, é bem provável que não haverá controle sobre as circunstâncias que ferirem tais áreas. Portanto, a melhor maneira de manter o controle pessoal e o domínio próprio é amar a Deus acima de todas as coisas e, assim, ser dominado inteiramente pelo seu Espírito.

Pr. Thomas Tronco

 

 
Move
-

Notícias

Principal
6º Retiro do Remar

No último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de maio, os homens da igreja, metade da IBR de São Paulo e metade das IBR de Bragança Paulista, participaram do 6º Retiro do Remar. O evento foi num hotel em Águas de Lindóia. Houve muita comunhão, descanso e lazer. Os estudos foram realizados em quatro sessões, tendo como tema: “Homens de verdade”....

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Isaac Araujo Pereira

No domingo, dia 05 de maio, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Isaac Araújo Pereira. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Isaac também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores e demais líderes...

Leia Mais ...
Investiduras ao Diaconato e Evangelismo na IBR

No domingo, dia 28 de abril de 2019, no culto da noite, tivemos a investidura de sete homens em funções ministeriais da nossa igreja. Os seguintes irmãos foram investidos na função diaconal: Carlos Guandalini Neto, Douglas Prado Arcelino Caetano, Fulvio Alexandre Souza Pereira Ribeiro Paschoal, Luciano Serra, Paulo Henrique de Lima Souza e Rodrigo Biazoto...

Leia Mais ...
Café da Manhã de Páscoa 2019

Na manhã do dia 21 de abril, a Igreja Batista Redenção se reuniu, com cerca de 160 irmãos, para o nosso tradicional café da manhã de Páscoa. Apesar do numero expressivo de participantes, tudo correu na mais perfeita ordem. Além da mesa farta e da comunhão mais farta ainda, fomos edificados por meio dos hinos de louvor a Deus, pela bela música entoada...

Leia Mais ...
Certificações no Departamento Infantil

No último domingo pela manhã, quatro alunos da turma dos juniores receberam um certificado pela participação no curso ministrado pelos professores Eduardo, Gabriel e Fúlvio ao longo do ano de 2018. O objetivo foi destacar o desempenho destes alunos e incentivá-los, bem como os demais juniores, na busca diligente por conhecer mais sobre nosso Deus e Salvador....

Leia Mais ...
Descobridores da Verdade | Dever

No último sábado, 06, mais de 45 crianças estiveram no Dever e começaram a ouvir a estória de Nilda da Argentina (APEC), contada pelo Prof. Ivan Venturini, membro da Igreja Batista Redenção. Ao longo da narrativa, que será apresentada em quatro sábados, os seguintes pontos serão trabalhados: 1) Jesus morreu e ressuscitou para te salvar; 2) A...

Leia Mais ...
Treinamento do Departamento Infantil

No último sábado, dia 16 de março, a equipe do Departamento Infantil da IBR participou de uma reunião de treinamento profunda e abrangente com o objetivo de preparar os professores e auxiliares envolvidos no ensino das crianças e pré-adolescentes da nossa igreja. O encontro se iniciou com a fala do Isaac, que deu um panorama geral sobre Educação Cristã...

Leia Mais ...
Cadete Plus 2019 | Aula Inaugural

No dia 23 de fevereiro, com a presença de 80 alunos, teve início o Cadete Plus 2019. Trata-se do curso presencial de teologia da IBR, no qual são ministrados módulos avançados. Duas aulas tiveram ocasião durante o dia: Hermenêutica 1, com o Pr. Marcos Granconato, e Panorama Bíblico, com o Pr. Thomas Tronco. A próxima aula será no dia 30 de março....

Leia Mais ...

CULTO ao Vivo

IBR nas Redes Sociais



Programa de Doações

 

Pastorais Recentes

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

IBR SermonAudio

 
 

Reuniões

Domingos
09:30
11:30
19:00

 
Culto e EBD
Classe Novos Membros
Culto

Quartas
19:30

 
Culto de Oração

Sábados
10:00
19:00


Crianças
Jovens e Adolescentes

Endereço:

Av. General Ataliba Leonel, 3780
Parada Inglesa - São Paulo/SP

(Sede da Igreja Batista Redenção)

Pr. Marcos Granconato

Veja o mapa (clique aqui)

 

Contato:

Ev. Leandro Boer

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Visitantes Online

Nós temos 172 visitantes online

Estudos Bíblicos Durante a Semana

Todas as quartas-feiras no culto de oração, às 19h30, temos estudos bíblicos detidos e sequenciais. O Pr. Marcos Granconato está expondo detalhadamente a carta de Judas. Participe!

Reflexões Diárias

O site da IBR traz diariamente reflexões de cunho devocional para que os internautas estudem livros da Bíblia além de fazer a leitura bíblica durante o ano. Acesse a página e estude as Escrituras (clique aqui).

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.