Segunda, 14 de Outubro de 2019
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

image image image image image image image image
EstudeTeologia a Distância | Curso CADETE Online Inscreva-se no curso teológico da Igreja Batista Redenção e torne-se mais fluente na teologia cristã e no uso das Escrituras.
Encojovem 2019 | Marxismo Cultural Dias 1 a 3 de novembro é a data do Encojovem 2019. O tema será Marxismo Cultural e você não pode perder.
DEVER | Descobridores da Verdade O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da Igreja Batista Redenção voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos.
Conheça Israel e Turquia com Pr. Marcos Granconato Nos dias 13 a 24 de janeiro de 2020 acontecerá uma viagem a Istambul (Turquia) e Israel com a presença do Pr. Marcos Granconato.
Apoie Se você tem acompanhado nosso site e tem sido abençoado por esse trabalho, há como apoiá-lo!
Você Entende esse Versículo? Série em vídeo de animação gráfica que explica o significado de versículos mal-compreendidos.  
Novo App da IBR para iOS e Android Novo App para smartphone e iPad que dá acesso a todo o conteúdo da Igreja Batista Redenção em texto, áudio e vídeo.
Família e Casamento Seção que reúne os materiais do site voltados à família e ao casamento em forma de artigos, mensagens MP3 e vídeo.

Igreja Batista Redenção

É Possível Concordar com os Irmãos?

Pastoral

“Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor” (Fp 4.2).

Pensar concordemente significa, em palavras mais singelas, “concordar entre si”. Trata-se de um conceito simples, porém, com aplicações largas dentro do propósito de quem escreveu tais palavras. Na verdade, o apóstolo Paulo queria que essas irmãs e os demais crentes de Filipos tivessem mais do que a mesma opinião, mas possuíssem algo como a “mesma mente” e o “mesmo coração”, ideia que pode ser vista na carta quando se diz: “Completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento” (Fp 2.2).

Além da óbvia dificuldade de realizar tal ação — especialmente ao ver como a Carta aos Filipenses expande seu interesse por concordância —, outra questão a ser levantada é se há, de fato, possibilidade de se concordar uns com os outros. Qual será o significado e a implicação dessa ordem? Temos de pensar todos do mesmo jeito, nas mesmas coisas, ter a mesma opinião sobre tudo, os mesmos gostos e as mesmas aspirações? É preciso eliminar todas as diferenças e peculiaridades entre nós? É preciso concordar com os erros?

Bem, isso nem é possível, nem é esse o interesse do apóstolo. Paulo não quer que os irmãos sejam iguaizinhos, mas que vivam e trabalhem seguindo a mesma direção, conduzidos pelo mesmo guia, pelo que não somente escreve “pensem concordemente”, mas “pensem concordemente, no Senhor”. Há vários modos aceitáveis de se interpretar o complemento “no Senhor”, mas, a julgar pelos ensinos da carta, o apóstolo tem em mente que Deus não devia ser somente o alvo do pensamento daquelas irmãs e dos demais, mas o agente unificador dos objetivos dos filipenses a fim de servirem a Deus segundo seu desejo e ensino revelados. A ideia não é que todos abolissem suas distinções pessoais, mas que, “apesar delas”, todos participassem juntos da mesma obra, vida comunitária, testemunho, edificação e adoração.

Para tanto, é necessário haver entre nós alguns desejos comuns que unifiquem nossos pensamentos e, consequentemente, nossas ações:

1. Desejo de paz: “Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.16-18). Ao apelar para um mesmo sentimento, Paulo quer apontar o amor operante que não somente sente, mas faz o necessário para promover a paz com os outros, pelo menos naquilo que depende de nós.

2. Desejo de unidade: “Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer” (1Co 1.10). A unidade do corpo de Cristo deve ser tratada como algo de valor singular, de modo que o bem coletivo supere, em nosso modo de ver as coisas, o bem pessoal. Na verdade, quando se valoriza corretamente a unidade ensinada na Bíblia, o bem do povo de Deus se confunde com o bem pessoal.

3. Desejo de perdão: “Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança” (1Pe 3.8,9). Nesse caso, Pedro demonstra que é com uma disposição geral coesa que o perdão encontra sua melhor expressão entre os salvos, de modo que as falhas de relacionamento inerentes à atual condição humana vão sendo perdoadas à medida que convivemos entre nós com nossos defeitos e fraquezas.

4. Desejo de adoração: “Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 15.5,6). Mais uma vez, o apóstolo Paulo apela ao amor, mas, dessa vez, apontando o resultado de lançar mão desse sentimento profundo e verdadeiro, que é o objetivo de glorificar a Deus e lhe render a devida adoração.

Se pensar concordemente já parecia difícil no começo do texto, a essa altura se tornou um desafio gigantesco que pode dar a impressão de ser inatingível. E essa impressão não está muito longe da realidade, pois as dificuldades são enormes. E é por isso mesmo que Paulo, depois de pedir aquele tão grande desafio em Filipenses 2.2 — e, depois, em 4.2, nomear duas irmãs, para que se esforçassem nisso —, ofereceu um exemplo de como colocar em prática esses atos complicados.

Em Filipenses 2.5-11 há o exemplo de Jesus que, não se apegando aos seus direitos, usou de uma humildade surpreendente para promover o bem dos perdidos que ele salvaria e, com isso, promover a glória de Deus Pai. Esse foi o exemplo e encorajamento que Paulo usou para que os filipenses não fizessem nada “por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Fp 2.3). Esse é o único modo de superar diferenças de personalidade, gosto e opinião, colocando-nos lado a lado na obra do nosso Deus. Só assim é possível pensar concordemente, no Senhor! Pense...

Pr. Thomas Tronco

 

 
Move
-

Notícias

Principal
21º Dia da Alegria (2019)

A Igreja Batista Redenção (IBR) comemorou o 21º Dia da Alegria no último sábado, dia 12/10, em Atibaia, interior de São Paulo. Participaram membros e convidados dos núcleos de São Paulo e Bragança Paulista. Segundo o Pr. Marcos Granconato, a IBR passou, tempos atrás, por muitos problemas sérios “dignos de se fechar as portas e ir embora”, mas...

Leia Mais ...
Cadete Online | Teologia Sistemática 1 e Hermenêutica Bíblica

O Cadete Online já conta com duas matérias: Teologia Sistemática 1 e Hermenêutica Bíblica. A próxima a sair será Teologia Sistemática 2. TEOLOGIA SISTEMÁTICA 1 conta com 5 matérias (equivalente a um semestre do curso presencial ) e têm investimento R$ 294,99, que pode ser dividido em até 6 vezes. Entretanto, estamos dando um desconto especial...

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Níckolas Ramos Borges

No domingo, dia 1º de setembro de 2019, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Níckolas Ramos Borges. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Níckolas também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores...

Leia Mais ...
Treinamento no Departamento Infantil

Com o objetivo de aperfeiçoar os professores e padronizar o ensino de crianças em nossa igreja foi promovido um treinamento de educação infantil. Durante aproximadamente 3 horas pudemos aprender um pouco mais sobre como preparar e apresentar uma aula bíblica e relevante para as crianças, respeitadas suas faixas etárias e capacidade cognitiva. Esses...

Leia Mais ...
6º Retiro do Remar

No último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de maio, os homens da igreja, metade da IBR de São Paulo e metade das IBR de Bragança Paulista, participaram do 6º Retiro do Remar. O evento foi num hotel em Águas de Lindóia. Houve muita comunhão, descanso e lazer. Os estudos foram realizados em quatro sessões, tendo como tema: “Homens de verdade”....

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Isaac Araujo Pereira

No domingo, dia 05 de maio, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Isaac Araújo Pereira. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Isaac também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores e demais líderes...

Leia Mais ...
Investiduras ao Diaconato e Evangelismo na IBR

No domingo, dia 28 de abril de 2019, no culto da noite, tivemos a investidura de sete homens em funções ministeriais da nossa igreja. Os seguintes irmãos foram investidos na função diaconal: Carlos Guandalini Neto, Douglas Prado Arcelino Caetano, Fulvio Alexandre Souza Pereira Ribeiro Paschoal, Luciano Serra, Paulo Henrique de Lima Souza e Rodrigo Biazoto...

Leia Mais ...
Café da Manhã de Páscoa 2019

Na manhã do dia 21 de abril, a Igreja Batista Redenção se reuniu, com cerca de 160 irmãos, para o nosso tradicional café da manhã de Páscoa. Apesar do numero expressivo de participantes, tudo correu na mais perfeita ordem. Além da mesa farta e da comunhão mais farta ainda, fomos edificados por meio dos hinos de louvor a Deus, pela bela música entoada...

Leia Mais ...

CULTO ao Vivo

IBR nas Redes Sociais



Programa de Doações

 

Pastorais Recentes

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

IBR SermonAudio

 
 

Reuniões

Domingos
09:30
11:30
19:00

 
Culto e EBD
Classe Novos Membros
Culto

Quartas
19:30

 
Culto de Oração

Sábados
10:00
19:00


Crianças
Jovens e Adolescentes

Endereço:

Av. General Ataliba Leonel, 3780
Parada Inglesa - São Paulo/SP

(Sede da Igreja Batista Redenção)

Pr. Marcos Granconato

Veja o mapa (clique aqui)

 

Contato:

Ev. Leandro Boer

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Visitantes Online

Nós temos 104 visitantes online

Estudos Bíblicos Durante a Semana

Todas as quartas-feiras no culto de oração, às 19h30, temos estudos bíblicos detidos e sequenciais. O Pr. Marcos Granconato está expondo detalhadamente a carta de Judas. Participe!

Reflexões Diárias

O site da IBR traz diariamente reflexões de cunho devocional para que os internautas estudem livros da Bíblia além de fazer a leitura bíblica durante o ano. Acesse a página e estude as Escrituras (clique aqui).

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.