Segunda, 09 de Dezembro de 2019
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

image image image image image image image image
EstudeTeologia a Distância | Curso CADETE Online Inscreva-se no curso teológico da Igreja Batista Redenção e torne-se mais fluente na teologia cristã e no uso das Escrituras.
DEVER | Descobridores da Verdade O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da Igreja Batista Redenção voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos.
Conheça Israel e Turquia com Pr. Marcos Granconato Nos dias 13 a 24 de janeiro de 2020 acontecerá uma viagem a Istambul (Turquia) e Israel com a presença do Pr. Marcos Granconato.
Apoie Se você tem acompanhado nosso site e tem sido abençoado por esse trabalho, há como apoiá-lo!
A Cabana Caiu Recentemente as igrejas evangélicas foram inundadas por exemplares do livro “A Cabana”. Será que é um bom livro para a igreja?
Você Entende esse Versículo? Série em vídeo de animação gráfica que explica o significado de versículos mal-compreendidos.  
Novo App da IBR para iOS e Android Novo App para smartphone e iPad que dá acesso a todo o conteúdo da Igreja Batista Redenção em texto, áudio e vídeo.
Família e Casamento Seção que reúne os materiais do site voltados à família e ao casamento em forma de artigos, mensagens MP3 e vídeo.

Igreja Batista Redenção

Dever e Esperança

Pastoral

A Queda foi um dos eventos mais impactantes da história da humanidade, gerando efeitos universais e perenes. Todos os personagens desse evento sofreram a maldição de Deus por consequência da desobediência humana. A serpente foi condenada a rastejar para sempre e a comer pó (Gn 3.14). A natureza viu diminuída sua fertilidade e proficuidade (Gn 3.17). Homem e mulher receberam na pele as sequelas do pecado: suor, fadiga e dores de parto (Gn 3.16,19). O que antes era uma relação de união e correspondência (Gn 2.23-24) se tornou convívio de desejo e dominação (Gn 3.16).

Toda criação, que um dia recebeu o selo “bom” no controle de qualidade divino, depois da Queda foi submetida à futilidade (Rm 8.20) pela mesma Palavra que a criou. Entretanto, talvez o personagem que mais perdeu nessa história toda foi Adão. Ele era, por assim dizer, a criação inédita à imagem e semelhança de Deus. Ganhou um presente formado a partir do seu próprio corpo (Gn 2.21). Tudo lhe estava submisso (Gn 1.26, 28) e o alimento, pronto, prescindia, a priori, de cultivo (Gn 1.29).

Contudo, a Queda impôs a Adão uma nova realidade. A expulsão do jardim resultou no afastamento de seu Criador particular, o mesmo que lhe soprou o fôlego da vida (Gn 2.7). Essa nova circunstância mudou, fundamentalmente, os benefícios que Adão obteve antes da Queda. Entretanto, não houve qualquer alteração em seus deveres. E ele os seguiu cumprindo.

Adão foi incumbido da tarefa de multiplicar e dominar (Gn 1.28), além de dar nome a cada ser vivo (Gn 2.19). E, apesar de se encontrar em uma situação diferente daquela quando as ordens foram proferidas, ele seguiu cumprindo seu dever sem hesitar, multiplicando-se (Gn 4.1-2,25; 5.4) e nomeando a criação (Gn 3.20).

Note que Adão não estava motivado unicamente por seus deveres, cumprindo-os irrestritamente como todo homem deve fazer, mas por uma promessa, feita com poucas palavras, que o estimulava a executar suas obrigações. Quando proferiu seu juízo sobre os personagens da Queda, Deus emitiu uma profecia que encheu Adão de esperança (Gn 3.15): o seu descendente subjugaria a descendência daquele que os havia enganado.

Não foi à toa que, pós-queda, Adão deu nome a Eva (Gn 3.20), que até então lhe chamara de mulher (Gn 2.23), pois ela seria a mãe de toda a humanidade. E ao exercer o encargo de gerar e multiplicar, vislumbrava o descendente de quem falava a promessa.

A vida cristã segue esse mesmo molde da vida de Adão. Temos diversos deveres estabelecidos por Deus concernentes ao relacionamento com ele e com nossos irmãos em Cristo. Mas o Senhor, em sua infinita bondade, não somente nos preenche de obrigações, mas soma às nossas responsabilidades o doce sabor de suas promessas.

E. geralmente. dever e esperança vêm juntos no mesmo capítulo. Em Romanos 8.17 somos ordenados a participar dos sofrimentos de Cristo, mas, logo no próximo versículo, somos inundados com a esperança da glória que em nós será revelada. Aliás, até a natureza, amaldiçoada a gemer com dores de parto (Rm 8.22), espera com grande expectativa a revelação dos filhos de Deus e a libertação da escravidão da decadência (Rm 8.19,21).

A esperança, por outro lado, não tem efeito meramente cognitivo ou estático. Ela impulsiona aquele que a detém a cumprir, com esmero e prontidão, suas obrigações e deveres (2Co 7.1; Cl 1.4-5; Tt 2.12-13; 1Jo 3.2-3). A esperança é revelada no cumprimento dos deveres.

Adão, ainda que sob maldição, desempenhou seu papel movido pela esperança, mas não viu seu descendente pisar a cabeça da serpente. Nós, entretanto, somos abençoados pelo descendente e desfrutamos de inúmeras promessas. Não há qualquer motivo que nos leve a uma vida pesada e repleta apenas de obrigações. Do mesmo modo, a esperança não tem efeito letárgico, mas nos entusiasma ao desempenho excelente. Dever e esperança devem sempre andar juntos no desenvolvimento da vida cristã.

Pr. Isaac A. Pereira


 
Move
-

Notícias

Principal
Dever - Especial Dia das Crianças

No último sábado, 19, o Prof. Ivan Venturini, membro da IBR-SP, contou a fábula "A Mesa e a Cadeira de Balanço", cujo conteúdo, evangelístico e de ensino bíblico, trabalhou as seguintes passagens das Escrituras: Mateus 7.1; Atos 4.32; Tiago 4.7; 1 Pedro 5.8. DEVER - Descobridores da Verdade O Dever é um trabalho evangelístico e de ensino bíblico...

Leia Mais ...
21º Dia da Alegria (2019)

A Igreja Batista Redenção (IBR) comemorou o 21º Dia da Alegria no último sábado, dia 12/10, em Atibaia, interior de São Paulo. Participaram membros e convidados dos núcleos de São Paulo e Bragança Paulista. Segundo o Pr. Marcos Granconato, a IBR passou, tempos atrás, por muitos problemas sérios “dignos de se fechar as portas e ir embora”, mas...

Leia Mais ...
Cadete Online | Teologia Sistemática 1 e Hermenêutica Bíblica

O Cadete Online já conta com duas matérias: Teologia Sistemática 1 e Hermenêutica Bíblica. A próxima a sair será Teologia Sistemática 2. TEOLOGIA SISTEMÁTICA 1 conta com 5 matérias (equivalente a um semestre do curso presencial ) e têm investimento R$ 294,99, que pode ser dividido em até 6 vezes. Entretanto, estamos dando um desconto especial...

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Níckolas Ramos Borges

No domingo, dia 1º de setembro de 2019, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Níckolas Ramos Borges. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Níckolas também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores...

Leia Mais ...
Treinamento no Departamento Infantil

Com o objetivo de aperfeiçoar os professores e padronizar o ensino de crianças em nossa igreja foi promovido um treinamento de educação infantil. Durante aproximadamente 3 horas pudemos aprender um pouco mais sobre como preparar e apresentar uma aula bíblica e relevante para as crianças, respeitadas suas faixas etárias e capacidade cognitiva. Esses...

Leia Mais ...
6º Retiro do Remar

No último fim de semana, entre os dias 17 e 19 de maio, os homens da igreja, metade da IBR de São Paulo e metade das IBR de Bragança Paulista, participaram do 6º Retiro do Remar. O evento foi num hotel em Águas de Lindóia. Houve muita comunhão, descanso e lazer. Os estudos foram realizados em quatro sessões, tendo como tema: “Homens de verdade”....

Leia Mais ...
Ordenação Pastoral do Pr. Isaac Araujo Pereira

No domingo, dia 05 de maio, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Isaac Araújo Pereira. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Isaac também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores e demais líderes...

Leia Mais ...
Investiduras ao Diaconato e Evangelismo na IBR

No domingo, dia 28 de abril de 2019, no culto da noite, tivemos a investidura de sete homens em funções ministeriais da nossa igreja. Os seguintes irmãos foram investidos na função diaconal: Carlos Guandalini Neto, Douglas Prado Arcelino Caetano, Fulvio Alexandre Souza Pereira Ribeiro Paschoal, Luciano Serra, Paulo Henrique de Lima Souza e Rodrigo Biazoto...

Leia Mais ...

CULTO ao Vivo

IBR nas Redes Sociais



Programa de Doações

 

Pastorais Recentes

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

IBR SermonAudio

 
 

Reuniões

Domingos
09:30
11:30
19:00

 
Culto e EBD
Classe Novos Membros
Culto

Quartas
19:30

 
Culto de Oração

Sábados
10:00
19:00


Crianças
Jovens e Adolescentes

Endereço:

Av. General Ataliba Leonel, 3780
Parada Inglesa - São Paulo/SP

(Sede da Igreja Batista Redenção)

Pr. Marcos Granconato

Veja o mapa (clique aqui)

 

Contato:

Ev. Leandro Boer

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Visitantes Online

Nós temos 52 visitantes online

Estudos Bíblicos Durante a Semana

Todas as quartas-feiras no culto de oração, às 19h30, temos estudos bíblicos detidos e sequenciais. O Pr. Marcos Granconato está expondo detalhadamente a carta de Judas. Participe!

Reflexões Diárias

O site da IBR traz diariamente reflexões de cunho devocional para que os internautas estudem livros da Bíblia além de fazer a leitura bíblica durante o ano. Acesse a página e estude as Escrituras (clique aqui).

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.