Domingo, 19 de Maio de 2019
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

image image image image image image image image
EstudeTeologia a Distância | Curso CADETE Online Inscreva-se no curso teológico da Igreja Batista Redenção e torne-se mais fluente na teologia cristã e no uso das Escrituras.
Apoie Se você tem acompanhado nosso site e tem sido abençoado por esse trabalho, há como apoiá-lo!
Conheça Israel e Turquia com Pr. Marcos Granconato Nos dias 13 a 24 de janeiro de 2020 acontecerá uma viagem a Istambul (Turquia) e Israel com a presença do Pr. Marcos Granconato.
DEVER | Descobridores da Verdade O Dever é um dos trabalhos evangelísticos e de ensino bíblico da Igreja Batista Redenção voltado a crianças e jovens de 4 a 15 anos.
A Cabana Caiu Recentemente as igrejas evangélicas foram inundadas por exemplares do livro “A Cabana”. Será que é um bom livro para a igreja?
Você Entende esse Versículo? Série em vídeo de animação gráfica que explica o significado de versículos mal-compreendidos.  
Novo App da IBR para iOS e Android Novo App para smartphone e iPad que dá acesso a todo o conteúdo da Igreja Batista Redenção em texto, áudio e vídeo.
Família e Casamento Seção que reúne os materiais do site voltados à família e ao casamento em forma de artigos, mensagens MP3 e vídeo.

Igreja Batista Redenção

A Grande Responsabilidade dos Pais

Pastoral

Foi dito, certa vez, o seguinte: “Alguns pais são engraçados. Eles se recusam a dar aos filhos jovenzinhos as chaves do carro, pois sentem que eles ainda não têm maturidade suficiente para tomar as decisões apropriadas que são imperativas para dirigir com segurança. Porém, eles se recusam a dirigir a vida religiosa dos filhos porque dizem que eles devem chegar às suas próprias conclusões” (F. D. Elliott).

Frase curiosa essa! Entretanto, bastante eficaz em revelar um sério problema: a negligência dos pais no que diz respeito à educação e à direção dos filhos nos caminhos, no crescimento e na comunhão com o Senhor.

De fato, é sabido que a criação dos filhos exige tempo, esforço e paciência que nem sempre os pais têm. Mesmo assim, isso não torna tais pais maus ou desinteressados, mas pessoas que tentam se adaptar às novas circunstâncias e exigências da vida paterna e das fases pelas quais os filhos passam. Alguns recursos ajudam nesse sentido, como a compra de produtos como videogames, computadores e televisões para que os filhos fiquem entretidos no uso de tais equipamentos enquanto seus pais têm um tempo para si mesmos. Ou, então, a busca por atividades diárias excessivas a fim de ocupar o tempo dos pequenos dividindo com outros e responsabilidade pelo cuidado deles.

Não me entenda mal: essas coisas não são erradas em si e é compreensível a dificuldade dos pais na educação e cuidado dos filhos. Entretanto, há um limite, infelizmente não tão fácil de traçar, entre a lida com as agruras da paternidade em um mundo atarefado e veloz como o nosso e a negligência paterna — entenda-se “paterna e materna” — na criação dos filhos, pequenos e grandes. Mais infeliz ainda é a constatação tardia de que se tomou o caminho da negligência e que resultados tremendamente indesejáveis vieram à tona em caráter permanente, mesmo que depois os pais desejem se empenhar para minimizar os prejuízos.

Por isso, os pais crentes têm de refletir, à luz das Escrituras, qual é o seu papel e quais são as atitudes inapropriadas, apesar de populares hoje em dia, para honrar sua família e a responsabilidade que receberam de Deus.

Em primeiro lugar, a Bíblia ensina desde seu início aos pais a inculcar nos filhos a Palavra de Deus: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te” (Dt 6.6,7). É claro que, para isso, tais palavras têm de estar primeiro “no teu coração”, em uma vida que exemplifica aos filhos os ensinos do Senhor. E, nesse caso, não vale dizer “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Ensinar o caminho para seguirem significa pegar em suas mãos e fazer com eles o trajeto, o que cansa, mas que tem resultados que perduram por toda a vida: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele (Pv 22.6).

Em segundo, as Escrituras orientam pais e mães a trabalhar em conjunto: “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (Pv 1.8). É muito comum ouvir um ou outro dizer “eu não tenho muito jeito com crianças” ou “meu cônjuge faz isso melhor”. Uma educação em que um dos pais ensina algo e o outro desfaz tal ensino nada mais é que uma piada de muito mau gosto. Ambos têm de estar em pleno acordo e esforço na mesma tarefa. Diante dos filhos, o progenitor que der o pior exemplo é quem acaba influenciando-os — infelizmente, com uma influência negativa.

Terceiro, a Palavra de Deus ainda instrui os pais a corrigir e dizer “não” aos filhos: “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” (Pv 22.15). Essa estultícia é tanto a razão de os pequenos não poderem dirigir — vide a citação inicial do texto — como não poderem decidir por si mesmo os rumos da sua vida. Eles têm de ser ensinados e corrigidos e, de modo algum, podem fazer o que lhes “der na telha”. A ausência desse tipo de correção, difícil e chato de ser feito — reconheço isso —, produz um mal para os rebentos que nenhum pai planejaria fazer: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo o disciplina” (Pv 13.24).

Diante disso, o que dizer de certas questões e circunstâncias? Os filhos devem decidir sozinhos se querem ou não ir à igreja, ou às reuniões de jovens? Não! Devem se envolver mais com amigos incrédulos que com os irmãos da fé? Não! Podem escolher os lugares em que vão sem que os pais usem os critérios da Palavra de Deus para vetar os ambientes negativos? Não!

E quanto aos pais? Podem deixar que sua vida espiritual enfraqueça e, ao mesmo tempo, desejar ou cobrar que os filhos cresçam espiritualmente? Não! Podem se negar a levar seus filhos aos cultos com a devida frequência? Não! Podem deixar de exigir a postura correta dos filhos, ensinando-os o correto? Não! Podem negligenciar seus deveres paternos quando cansados, ocupados ou distraídos? Não! Podem fazer “vista grossa” aos erros dos filhos para não terem o trabalho que dá exercitar a disciplina? Não! Podem deixar de ser exemplo positivo em tudo? Não!

É um caminho duro, eu sei. Mas faça e faça bem o que deve ser feito agora, pois depois não adianta reclamar de Deus, da vida, da sorte e dos filhos. Dependendo de como os pais agem agora com seus filhos, colherão um ou outro resultado, o qual mudará os rumos de suas vidas e de seus filhos, para bem ou para mal, e de todos ao seu redor: “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (Pv 10.1).

Pr. Thomas Tronco

 

 
Move
-

Notícias

Principal
Ordenação Pastoral do Pr. Isaac Araujo Pereira

No domingo, dia 05 de maio, foi realizada a cerimônia de ordenação ao ministério pastoral do irmão Isaac Araújo Pereira. O rito de imposição de mãos pôs termo ao processo de investidura que teve início em fevereiro com a aprovação da igreja. Isaac também foi submetido a um exame oral de teologia, sendo aprovado pelos pastores e demais líderes...

Leia Mais ...
Investiduras ao Diaconato e Evangelismo na IBR

No domingo, dia 28 de abril de 2019, no culto da noite, tivemos a investidura de sete homens em funções ministeriais da nossa igreja. Os seguintes irmãos foram investidos na função diaconal: Carlos Guandalini Neto, Douglas Prado Arcelino Caetano, Fulvio Alexandre Souza Pereira Ribeiro Paschoal, Luciano Serra, Paulo Henrique de Lima Souza e Rodrigo Biazoto...

Leia Mais ...
Café da Manhã de Páscoa 2019

Na manhã do dia 21 de abril, a Igreja Batista Redenção se reuniu, com cerca de 160 irmãos, para o nosso tradicional café da manhã de Páscoa. Apesar do numero expressivo de participantes, tudo correu na mais perfeita ordem. Além da mesa farta e da comunhão mais farta ainda, fomos edificados por meio dos hinos de louvor a Deus, pela bela música entoada...

Leia Mais ...
Certificações no Departamento Infantil

No último domingo pela manhã, quatro alunos da turma dos juniores receberam um certificado pela participação no curso ministrado pelos professores Eduardo, Gabriel e Fúlvio ao longo do ano de 2018. O objetivo foi destacar o desempenho destes alunos e incentivá-los, bem como os demais juniores, na busca diligente por conhecer mais sobre nosso Deus e Salvador....

Leia Mais ...
Descobridores da Verdade | Dever

No último sábado, 06, mais de 45 crianças estiveram no Dever e começaram a ouvir a estória de Nilda da Argentina (APEC), contada pelo Prof. Ivan Venturini, membro da Igreja Batista Redenção. Ao longo da narrativa, que será apresentada em quatro sábados, os seguintes pontos serão trabalhados: 1) Jesus morreu e ressuscitou para te salvar; 2) A...

Leia Mais ...
Treinamento do Departamento Infantil

No último sábado, dia 16 de março, a equipe do Departamento Infantil da IBR participou de uma reunião de treinamento profunda e abrangente com o objetivo de preparar os professores e auxiliares envolvidos no ensino das crianças e pré-adolescentes da nossa igreja. O encontro se iniciou com a fala do Isaac, que deu um panorama geral sobre Educação Cristã...

Leia Mais ...
Cadete Plus 2019 | Aula Inaugural

No dia 23 de fevereiro, com a presença de 80 alunos, teve início o Cadete Plus 2019. Trata-se do curso presencial de teologia da IBR, no qual são ministrados módulos avançados. Duas aulas tiveram ocasião durante o dia: Hermenêutica 1, com o Pr. Marcos Granconato, e Panorama Bíblico, com o Pr. Thomas Tronco. A próxima aula será no dia 30 de março....

Leia Mais ...
Já Disponível a Matéria de Teologia Sistemática 1, do Cadete Online.

Em 2019, o Cadete Online contará com dois módulos: Teologia Sistemática 1 e Teologia Sistemática 2. Cada módulo conta com 5 matérias (equivalente a um semestre do curso presencial), têm investimento R$ 294,99, que pode ser dividido em até 6 vezes. Entretanto, estamos dando um desconto especial de 5% aos alunos com as mesmas vantagens de divisão...

Leia Mais ...

CULTO ao Vivo

IBR nas Redes Sociais



Programa de Doações

 

Pastorais Recentes

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15

IBR SermonAudio

 
 

Reuniões

Domingos
09:30
11:30
19:00

 
Culto e EBD
Classe Novos Membros
Culto

Quartas
19:30

 
Culto de Oração

Sábados
10:00
19:00


Crianças
Jovens e Adolescentes

Endereço:

Av. General Ataliba Leonel, 3780
Parada Inglesa - São Paulo/SP

(Sede da Igreja Batista Redenção)

Pr. Marcos Granconato

Veja o mapa (clique aqui)

 

Contato:

Ev. Leandro Boer

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Visitantes Online

Nós temos 114 visitantes online

Estudos Bíblicos Durante a Semana

Todas as quartas-feiras no culto de oração, às 19h30, temos estudos bíblicos detidos e sequenciais. O Pr. Marcos Granconato está expondo detalhadamente a carta de Judas. Participe!

Reflexões Diárias

O site da IBR traz diariamente reflexões de cunho devocional para que os internautas estudem livros da Bíblia além de fazer a leitura bíblica durante o ano. Acesse a página e estude as Escrituras (clique aqui).

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.