Quarta, 08 de Maio de 2024

Carta a um Tentador

Caro Tentador,

Fico feliz que tenha apreciado a palestra da semana passada sobre o jovem cristão moderno. Quanto às suas dúvidas, creio que sejam extremamente pertinentes, visto que reformamos nossos métodos aqui na Escola de Tentadores.

Atualmente nossa universidade tem investido muito nos jovens. Durante muitos séculos formamos tentadores que atacassem principalmente os líderes da Igreja (um claro exemplo disso foi o Tribunal do “Santo” Ofício, também conhecido como Inquisição). Porém, conforme íamos eliminando tais homens, o cristianismo parecia se multiplicar. Esse crescimento foi visto com péssimos olhos por Satanás, nosso chefe.

Assim, formando tentadores para todas as idades, nossa universidade tem ganhado bastante espaço no mundo teen. O sucesso tem sido tamanho que decidimos abrir novas turmas com formação especial na tentação dos jovens. A tecnologia tem sido grande aliada. Por meio dela, temos afastado os jovens das suas responsabilidades, dos bons livros e dos momentos com a família. Claro, nosso Inimigo também tem usado a Internet na propagação do evangelho. Mas, sinceramente, creio que os jovens não estão muito sedentos por um discurso de arrependimento e humildade.

Dessa forma, respondendo à sua pergunta, seguem algumas dicas de como afastar os “jovens cristãos modernos” da verdade:

1.       Faça a Bíblia e as coisas divinas parecerem chatas. Se algum jovem metido a intelectual decidir ler alguma coisa, encha a cabeça dele com livros de conteúdo vulgar que sempre seguem as “tendências teen”;

2.       Coloque os jovens em situações em que eles terão de escolher entre ir ao culto ou sair com os amigos da escola (acredite, temos tido ótimos resultados com essa técnica);

3.       Use de todas as suas forças para que eles conheçam cada pixel quadrado da Internet (desde que não se aproximem de sites cristãos sérios). Eles nunca podem desligar seus computadores e irem ler a Bíblia;

4.       Como os jovens adoram se justificar, faça-os realmente acreditar que eles não tiveram tempo de ler a Palavra de Deus ou orar, ainda que tenham ficado horas na frente de computadores e de jogos eletrônicos;

5.       Faça os jovens confundirem “liberdade cristã” com “libertinagem mundana”. Faça-os crer que seus gostos são totalmente livres, que eles podem fazer o que quiserem, bastando apenas a sua aprovação pessoal.

Porém, aqui se faz necessário um alerta: nunca, em nenhuma hipótese, permita que eles recebam influências de crentes piedosos. Ao contrário, faça com que sejam facilmente influenciados pelos costumes e vontades de seus “amigos” da escola, do trabalho, etc. Boas amizades com cristãos fiéis têm sido a nossa maior derrota.

Obrigado pela preferência,

Universidade de Tentadores.

(Esse texto foi inspirado na obra Cartas de um diabo a seu aprendiz, de C. S. Lewis, escritor inglês do século 20).

Níckolas Ramos Borges
Jovem da IBR São Paulo