Sexta, 19 de Abril de 2024

Provérbios 19.11

“A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas” (Pv 19.11 NVI).

Depois de um jogo de futebol, um conhecido meu foi comer em uma pizzaria próxima ao estádio. Ele, que é um sujeito meio esquentado, estava vestindo a camisa do seu time e, em função disso, começou a ser provocado por alguns baderneiros. Normalmente, ele se levantaria e iria tirar satisfações. Entretanto — talvez por estar com a família —, decidiu ser paciente quando, por duas vezes, quase se meteu no meio da confusão. Não demorou muito e aquela baderna cresceu e a polícia teve de intervir, levando todos os briguentos presos para a delegacia. Esse conhecido me disse que nunca na sua vida aprendeu tanto sobre os benefícios do autocontrole.

Se um incrédulo pode perceber o valor da paciência, quanto mais os servos de Deus que são ensinados e encorajados nesse sentido! Assim, Salomão fala sobre o assunto, apontando-lhe a origem e o resultado. Como origem da paciência, ele nomeia a “sabedoria do homem”, dizendo que ela “lhe dá paciência”. Ao dizer isso, algumas implicações surgem, como o nobre valor da longanimidade, já que é fruto de um coração tratado e sujeito ao Senhor. Também nos informa que ela não é tão natural como gostaríamos, mas uma atitude difícil de manter, necessitando da aplicação de todas as qualidades do homem que Deus tornou sábio pelo ensino da sua Palavra e pela ação do Espírito Santo. Por fim, acaba tornando os servos do Senhor responsáveis por agir pacientemente, mesmo quando seu velho homem peça o contrário, pois ninguém que seja precipitado e impulsivo pode ser considerado sábio.

Se a sabedoria é mãe da paciência, sua neta é a glória. Quando o escritor fala da pessoa paciente e diz que “sua glória é ignorar as ofensas”, ele revela que o resultado de ser paciente com maus tratos alheios, não respondendo a eles com ira, é algo que fala muito sobre quem age assim. As pessoas ao redor conseguem perceber com nitidez o caráter nobre e moldado por Deus na pessoa cujo trato é dócil mesmo diante das agressões. É claro que não é fácil passar por situações assim e sair delas aprovado. Mas quando isso ocorre, o benefício é certo, seja para o sábio, que evita confusões ainda maiores, seja para a causa do nosso Senhor, já que o bom testemunho, nesse caso, é muito marcante para as pessoas que o veem. Portanto, quando seu sangue ferver, lembre-se que é hora de provar o poder da sabedoria que Deus nos dá e lucrar com a glória de lhe ser fiel.