A Igreja que Virou Farmácia
Entretanto, qual não foi minha surpresa ao ver aqueles mesmos homens empunhando um microfone, esbravejando jargões ditos evangélicos, dentro de um salão organizado com algumas cadeiras e um púlpito ao fundo, bem em frente ao ponto de ônibus onde tudo começara algumas semanas antes!
Esse método de implantação de igrejas não poderia estar mais distante do modelo neotestamentário. Em primeiro lugar, o nascimento de uma congregação deve sempre ocorrer sob os auspÃcios de outra igreja. Esse princÃpio é estabelecido e obedecido ao longo de toda obra missionária dos apóstolos no livro de Atos (At 11.20-22; 15.1-4).
O nascimento e crescimento de uma congregação devem ser supervisionados por outra igreja, madura, de autoridade inquestionável, defensora e sustentadora da sã doutrina. Essa supervisão tem por objetivo conferir sustento espiritual e, inclusive, material, para que a congregação alcance a maturidade necessária à autogestão.
Em segundo lugar, os lÃderes da congregação embrionária devem ser investidos nessa função por meio da decisão soberana e exclusiva da igreja (At 14.23). Mesmo aqueles que forem instituÃdos como lÃderes transitórios para o cuidado de uma igreja em nascimento precisam ser designados e enviados pela igreja que detém autoridade sobre aquela congregação (At 13.1-3).
O Novo Testamento registra que lÃderes delegados por uma igreja consolidada eram enviados para supervisionar o nascimento e crescimento das congregações embrionárias com a missão, inclusive, de estabelecer lÃderes locais para que a igreja se solidificasse e pudesse andar com as próprias pernas (At 8.41; 15.22-31; Tt 1.5). ConstituÃda essa liderança, a igreja nascitura dava o primeiro passo rumo à independência espiritual e financeira.
O processo de nascimento, crescimento, consolidação e independência de uma igreja deve sempre respeitar essas duas premissas: a autoridade incontestável de uma igreja sobre a congregação e a soberania da igreja na escolha e envio de lÃderes. No entanto, questões de ordem prática, tais como o estabelecimento de um lugar de culto ou ponto de pregação, a formação de uma congregação com rol de membros e a escolha de uma sede própria, podem variar de acordo com as circunstâncias e suas particularidades.
Na formação da IBR Pinheiros, temos seguido essas diretrizes e, dessa maneira, iniciaremos o ponto de pregação no Hotel Golden Tower. Nossos encontros estão programados para todo domingo, das 9h30 à s 12h30. O culto terá inÃcio à s 10h e se estenderá até, no máximo, 12h, com pregação, hinos, leitura bÃblica e oração. Os trinta minutos reservados antes e depois do culto servirão para os irmãos novos se conhecerem e partilharem de um tempo de comunhão e amizade.
Os estudos bÃblicos se concentrarão na carta de Paulo aos Colossenses. Essa carta foi escolhida por conter denso conteúdo teológico acerca do salvador Jesus Cristo e aplicações práticas que julgamos ser de grande relevância justamente para criarmos um grupo coeso e que mantém o padrão bÃblico de eclesiologia. Os sermões expositivos serão apresentados por mim e pelo Robson Alves em meses alternados.
Em suma, desde o dia em que aqueles dois homens abriram seu estabelecimento com o intento de sustentar a eles mesmos financeiramente, o número de igrejas evangélicas tem crescido exponencialmente. Entretanto, o que podemos averiguar com facilidade é que esses lugares surgem quase que exclusivamente da torpe ganância de homens maldosos que fazem da fé um negócio proveitoso (Tt 1.11; 2 Pe 2.1-3). É justamente para livrar o povo de Deus de homens como esses que a Igreja Batista Redenção abre um ponto de pregação da Palavra na Zona Oeste de São Paulo.
Graças a Deus, aquela suposta igreja, que servia tão somente para remediar o desemprego dos dois homens, deu lugar a um estabelecimento que, com eficácia real, remedia um número maior de pessoas... uma farmácia.
Isaac A. Pereira
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