Provérbios 17.12
Provérbios 17.12
“Melhor é encontrar uma ursa da qual roubaram os filhotes do que um tolo em sua insensatez” (Pv 17.12 NVI).
Uma das coisas mais assustadoras que já vi foi a história narrada em um episódio do programa Mordidas mortais (em inglês, I was bitten), no canal Animal Planet. A vítima estava em uma floresta com um amigo quando avistaram uma ursa parda zangada. Seu companheiro fugiu pela mata, deixando-o sozinho com a fera. A ursa o atacou, cravando suas garras na região das pernas e causou ferimentos em sua face que eu não posso reproduzir aqui. A ferocidade do animal e os danos causados àquele homem fizeram com que sua recuperação, apesar de ficar mutilado, fosse considerada por várias pessoas como um milagre.
O perigo de um urso é enfatizado mais de uma vez na Bíblia (2Rs 2.23,24; Os 13.8; Am 5.19). Entretanto, nesse provérbio, Salomão eleva o nível desse risco ao máximo fazendo sua comparação a “uma ursa da qual roubaram os filhotes”. Se um urso sozinho é um matador perigoso, imagine a fúria desse animal ao ter seus filhotes roubados. A morte diante dessa criatura, em tais condições, é quase certa. Porém, o escritor diz que “melhor é encontrar” essa ursa em seu mais profundo acesso de raiva “que um tolo em sua insensatez”. Alguém pode dizer que Salomão exagerou, valendo-se de uma figura de linguagem chamada hipérbole, a fim de enfatizar sua tese. Porém, devemos analisar melhor a situação antes de chegar a uma conclusão como essa.
O sábio rei tem razão ao fazer tal paralelo porque, enquanto um urso pode causar sérios danos físicos às suas vítimas, o homem tolo, em meio aos seus planos e práticas perversas, calculistas, dissimuladas, mentirosas e traiçoeiras, pode causar danos físicos, mas também pode causar sérios prejuízos no campo dos relacionamentos e na vida espiritual. Por isso, o mesmo escritor alerta: “Mantenha-se longe do tolo” (Pv 14.7a). O alerta vale para hoje, pois sempre há homens insensatos que ignoram o Senhor e sua Palavra. O perigo é o servo de Deus se aproximar demais deles e baixar sua guarda. O livro de Provérbios dá provas suficientes de que o homem que rejeita a Deus é tolo, mas não burro. Ele é convincente quando quer e consegue tramar muitos males. Portanto, se você encontrar uma ursa, corra! Mas saiba que ela pode lhe tirar menos coisas que um “tolo em sua insensatez”.
Pr. Thomas Tronco