Download |
---|
Titulo: | A promessa da glória de Deus |
Referencia: | Ageu 2.6-9 |
Notas: | Ageu 2.6-9 A promessa da glória de Deus
6 Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; 7 farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o SENHOR dos Exércitos. 8 Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos. 9 A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.
Desânimo do povo: - Eles eram poucos - Tinham poucos recursos - Tinham opositores mais fortes - Estavam diante de uma obra enorme
INTERPRETAÇÃO DE PROFECIAS DO AT - Casos claros de “dupla referência” (Is 7.14-16 cf. Is 8.3-4; Mt 1.22-23). - Casos de aplicação no NT de profecias que tinham alvos específicos dentro do AT (Gn 13.15-16 cf. Gl 3.16). - Casos de profecias futuras (escatológicas) com aplicações parciais durante a história (este caso).
Para este último caso há dois modos possíveis de interpretação: - Reconhecer o cumprimento futuro pleno, mas ver cumprimentos parciais na história passada (cumprimento parcial). - Identificar como algo de cumprimento futuro e notar Deus dando exemplos menores, parciais e temporários durante a história de algo que ele um dia cumprirá (cumprimento tipológico).
3 cumprimentos escatológicos
1. Punição dos inimigos de Deus (6)
21Fala a Zorobabel, governador de Judá: Farei abalar o céu e a terra; 22derribarei o trono dos reinos e destruirei a força dos reinos das nações; destruirei o carro e os que andam nele; os cavalos e os seus cavaleiros cairão, um pela espada do outro (Ag 2.21-22).
25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; 26haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. 27Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória (Lc 21.25-27).
2. REDENÇÃO do povo de Deus (7-8)
28Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima (Lc 21.28).
5Então, o verás e serás radiante de alegria; o teu coração estremecerá e se dilatará de júbilo, porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações virão a ter contigo. 6A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e de Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor. 7Todas as ovelhas de Quedar se reunirão junto de ti; servir-te-ão os carneiros de Nebaiote; para o meu agrado subirão ao meu altar, e eu tornarei mais gloriosa a casa da minha glória. 8Quem são estes que vêm voando como nuvens e como pombas, ao seu pombal? 9Certamente, as terras do mar me aguardarão; virão primeiro os navios de Társis para trazerem teus filhos de longe e, com eles, a sua prata e o seu ouro, para a santificação do nome do Senhor, teu Deus, e do Santo de Israel, porque ele te glorificou. 10Estrangeiros edificarão os teus muros, e os seus reis te servirão; porque no meu furor te castiguei, mas na minha graça tive misericórdia de ti. 11As tuas portas estarão abertas de contínuo; nem de dia nem de noite se fecharão, para que te sejam trazidas riquezas das nações, e, conduzidos com elas, os seus reis. 12Porque a nação e o reino que não te servirem perecerão; sim, essas nações serão de todo assoladas (Is 60.5-12).
3. Glorificação do nome de Deus (9)
► A glória desta última casa será maior do que a da primeira...
► E neste lugar darei a paz...
18Nunca mais se ouvirá de violência na tua terra, de desolação ou ruínas, nos teus limites; mas aos teus muros chamarás Salvação, e às tuas portas, Louvor (Is 60.18).
16O Senhor brama de Sião e se fará ouvir de Jerusalém, e os céus e a terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel.17Sabereis, assim, que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; e Jerusalém será santa; estranhos não passarão mais por ela (Joel 3.16-17).
Nesse trecho, Ageu esvazia o medo do povo assegurando-lhes que o Senhor pretendia habitar a casa “menos gloriosa” agora e que, posteriormente, encheria ela de esplendor.
Aplicações: - Uma profecia escatológica trouxe ânimo ao povo desanimado, desencorajado e entristecido (devemos olhar para o futuro). - Deus trabalha na história usando ferramentas do mesmo tipo das que irá usar no futuro (devemos olhar para o passado, quando Deus deu demonstrações do seu poder e amor). - O Senhor usa instrumentos simples e fracos até um dia aperfeiçoá-los (devemos olhar para o presente).
|