Terça, 26 de Maio de 2020

Titulo:O foro das contendas eclesiásticas
Referencia:1Coríntios 6.1-11

1Coríntios 6.1-11

Mensagem Central: As contendas que ocorrem entre os irmãos devem ser resolvidas dentro da própria igreja.

Levar um irmão à Justiça comum revela três problemas

1. A falta de confiança na sabedoria cristã (1-6)

2. O apego aos interesses pessoais mais do que à paz dentro da igreja (7)

3. A existência de práticas próprias dos incrédulos nas relações entre os crentes (8-11)

·         Se você sofreu prejuízo por causa de um irmão da igreja, não o processe. Na falta de outra solução, arque com a perda.

·         Se você causou prejuízo a um irmão da igreja, repare-o depressa. Agir de modo contrário é próprio de incrédulos.

·         Se existem problemas que, dado seu grau de gravidade, não podem ter os prejuízos relevados, busque a solução num árbitro ou grupo de árbitros da própria igreja. A Lei 9.307/96 (Lei da Arbitragem) reconhece a validade das decisões de árbitros constituídos pelas partes (não em questões criminais), desde que observadas algumas formalidades legais. Assim, o que Paulo ensinou, pode ser feito com absoluto respaldo jurídico.