Segunda, 10 de Agosto de 2020

Titulo:O homem espiritual e o homem carnal
Referencia:1Coríntios 3.1-4

1Coríntios 3.1-4

Distinções importantes

O homem espiritual: é aquele que é habitado pelo Espírito que o ensina acerca das coisas que há na mente de Deus (2.12). Esse tem a sabedoria do Senhor.

O homem carnal: é aquele que não tem o Espírito e, por isso, rejeita as verdades de Deus, considerando-as loucura (2.14). Esse tem a sabedoria segundo o mundo.

No texto em pauta Paulo diz que teve que se dirigir aos coríntios como se fossem pessoas carnais! Isso porque, apesar de terem o Espírito (3.16; 6.19), agiam como se não tivessem!

Mensagem Central

A essência da carnalidade consiste em nutrir na mente as mesmas limitações de quem não é instruído pelo Espírito Santo.

Cuidado!

Ser carnal não é somente viver em pecados sexuais. É possível alguém ser  carnal mesmo tendo uma vida casta.

Ser espiritual não é ser capaz de falar em línguas. Os coríntios tinham esse dom e, mesmo assim, Paulo os chama de carnais.

Três limitações próprias do crente marcado pela carnalidade

1. Incapacidade para entender as verdades ensinadas por Deus (1-2)

2. Incapacidade para aceitar as distinções normais que existem na igreja (3)

3. Incapacidade para perceber os sinais do próprio mundanismo (4)

Descubra se você é carnal

·         Pense no incrédulo mais próximo de você e veja se suas idéias “batem”.

·         Aliste os ensinos da Bíblia que você não aceita, considerando-os absurdos. Qual é o tamanho dessa lista?

·         Dê uma nota para o seu grau de afeto e união em relação aos irmãos na fé.

·         Tente se lembrar da última vez em que você disse: “Eu preciso mudar nessa área para harmonizar minha vida com o que Deus quer”.