Quarta, 24 de Abril de 2024

Estudo 41 - A Igreja do Senhor

Não é possível superestimar a importância da igreja para Cristo, nem para a história. Jesus comprou a igreja com seu sangue (At 20.28), ama, cuida e a edifica (Mt 16.18; Ef 5.25,29) e a apresentará imaculada para sua glória (Ef 5.27).

1 – O SIGNIFICADO DA PALAVRA ‘IGREJA’

A palavra igreja vem do termo grego ekklesia, que significa “assembleia de cidadãos” (At 19.32,41). A Septuaginta traduz como ekklesia a palavra hebraica qahal, que também significa assembleia, reunião ou congregação (Ex 35.1; Dt 31.30). Somente no decorrer da vida da igreja é que a palavra ekklesia passou a designar a “assembleia de fiéis”.

2 – O CONCEITO DE ‘IGREJA’

No Novo Testamento a palavra igreja está ligada a dois conceitos:[1]

a)     Igreja universal A igreja é a comunidade dos crentes em Cristo (Ef 1.1), comprada, fundada, protegida, edificada e dirigida por ele (Mt 16.18; At 20.28). Ela se reúne para cultuar o Deus Trino (At 13.1-2), sustentar com firmeza a verdade revelada (1Tm 3.15), observar as ordenanças do Senhor (batismo e ceia), nutrir a amorosa, edificante e pura comunhão entre os irmãos (At 2.42-47) e proclamar a salvação ao mundo (1Pe 2.9), tudo com o propósito final de promover a glória de Deus (Ef 3.21).

b)    Igreja local A igreja também pode ser definida como o grupo de eleitos reunidos e organizados numa determinada localidade (1Pe 1.1) que, tendo a Sagrada Escritura como autoridade máxima (2Tm 3.16) e sob a influência do Espírito Santo, promove a expansão geográfica, numérica e cultural do Reino de Deus neste mundo (At 9.31).

[1] Extraído do livrete Conheça a Redenção, do Pr. Marcos Granconato.