Quinta, 25 de Abril de 2024

As Lentes Corretas

Eu nunca precisei usar óculos para corrigir problemas de visão. Contudo, sou usuário constante de óculos escuros. Já tive modelos que deixam tudo amarelado. Alguns cobriam totalmente meus olhos, não deixando que os raios solares os atingissem sem serem filtrados pela lente. Outros até mudavam as cores, deixando tudo num tom pastel. Enfim, usei óculos de muitos tipos e todos “transformavam” a visão de acordo com seu propósito.

Na vida, todos usamos óculos, sem exceção. A maneira como vemos e interpretamos o mundo se dá através das lentes da “cosmovisão”. O modo como julgamos os fatos, as motivações de nossos atos e os pensamentos que adotamos são todos provenientes dessa visão de mundo, a cosmovisão, que se define, basicamente, como um conjunto de pressupostos que abraçamos para nortear nossos passos.

Vejamos, em exemplos, como a cosmovisão dita a vida de alguém. Aquele que enxerga através das lentes do gnosticismo, o qual prega que o corpo é corrompido e a matéria é má e que o que deve ser estimado é somente o espiritual, tende a não se preocupar com higiene, saúde, boa alimentação e até mesmo com a dignidade da pessoa humana. Já aqueles que veem por meio das lentes hedonistas vivem apenas para seus prazeres, para sua própria satisfação, para os seus próprios deleites, ignorando, assim, os conceitos de altruísmo, submissão, abnegação, etc.

O cristianismo também é uma lente. Porém, são as lentes corretas. Aquelas que nos fazem ver o mundo de modo claro, límpido e delineado. Quando o cristão é redimido, a ele, que outrora era cego, é dada a visão (Atos 26.18). Ao cristão é dada a capacidade de ver Deus por meio de Cristo (João 12.45), o que antes era impedido por seu pecado. Durante o processo de santificação, o cristão tem o dever de “trocar suas lentes”. Ele deve deixar aqueles óculos velhos, que lhe ofereciam uma visão distorcida, escura e embaçada da realidade. Isso se dá pela renovação dos pressupostos definidores da cosmovisão (Romanos 12.2).

O cristianismo oferece as lentes corretas para entendermos a vida sob a perspectiva do Criador. Por exemplo, as tribulações que nos sobrevêm são para que, em nós, seja edificado um caráter aprovado (Romanos 5.3-4). Pelo cristianismo, descobrimos que tudo foi criado para a glória de Deus (Salmo 19.1), incluindo o homem, criado para se relacionar com ele e só assim encontrar satisfação para sua alma (João 17.3, Salmo 62.1). Enfim, somente o cristianismo proporciona as lentes no grau exato para ver o mundo sob a óptica de seu Criador.

Infelizmente, existem cristãos que, em posse de seus óculos novos, insistem em usar as lentes tortuosas do velho homem. Essas só lhes causam dores de cabeça, dúvidas e visão insegura, além de os levar a lugares em que somente um cego sem guia iria.

A Bíblia é a lente do cristão. Somente por meio de seus preceitos e ensinos é que podemos enxergar com segurança e pisar com passos firmes o caminho que nos é traçado. Deus é o oftalmologista que prescreveu essa lente ao ser humano. Sem os óculos certos, o ser humano não conseguirá ver os perigos que uma vida distante de Deus traz. Afinal de contas, todos os demais óculos foram prescritos por cegos.

Isaac Araújo Pereira
Membro da IBR São Paulo