Quarta, 24 de Abril de 2024

Pode Ser

Quando alguém vai a alguma lanchonete ou restaurante e pede ao garçom uma Coca-Cola e este estabelecimento não possui produtos da Coca-Cola, o garçom sempre diz: “Não tem Coca-Cola, pode ser Pepsi?”. A empresa Pepsico, fabricante do refrigerante alternativo, detectou essa situação corriqueira e lançou, recentemente, uma campanha de marketing mostrando várias situações em que a alternativa seguida de um “pode ser” revelava-se, aos olhos do autor da propaganda, uma opção visivelmente melhor. Vale a pena a ressalva de que muitas das opções são imorais nessa propaganda, apesar de lidas pelo mundo como uma grande vantagem. Aliás, eu nem esperava algo diferente...

Muitos têm se comportado da mesma forma em relação à cosmovisão cristã. São frequentemente abordados por falsos mestres, ou pelo próprio mundo, como se estivessem dizendo: “Não temos o cristianismo bíblico, pode ser outro cristianismo”?

Infelizmente, muitos estão aceitando a “troca”, sacrificando convicções de fé transmitidas de geração em geração – a preço de sangue – a começar pelo sacrifício de nosso redentor Jesus Cristo. Pensam, levianamente, que a ortodoxia pode ser encontrada em “espantalhos” do cristianismo que, assim como os refrigerantes, sempre geram a falsa sensação de saciedade que nem se aproxima da saciedade provocada pela água pura.

O versículo-chave do 4º Encojovem diz: “Jovens, eu lhes escrevi porque vocês são fortes e, em vocês, a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno” (1Jo 2.14b)

É importante notar que o apóstolo João diz, claramente, que os jovens a quem escrevia eram convictos! Para tanto, utiliza os verbos “ser” e “permanecer” no modo indicativo do tempo presente dizendo: “Vocês SÃO fortes” e “em vocês a Palavra de Deus PERMANECE”.

Repara-se o tempo verbal que se segue no verbo “vencer”: pretérito perfeito! Ou seja, um passado perfeito! Uma ação perfeita e completa: “Vocês VENCERAM o Maligno”. Enfim, uma vitória já conquistada sobre o nosso maior adversário nesta vida: Satanás.

Sim, se você tem convicções bíblicas “hoje”, você pode ter a certeza de que já venceu o Maligno “ontem”, pois sempre estará pronto para a batalha espiritual! Convicções bíblicas em crentes fiéis são implacáveis contra as hostes malignas de Satanás. Sua igreja tem se beneficiado dessa combinação fatal (juventude + força + permanência da Palavra de Deus) contra Satanás?

Em suma, o apóstolo João poderia endereçar essa mesma carta a você?

Leandro Boer