Quinta, 25 de Abril de 2024

Propaganda Terrorista

Recentemente, recebi, por e-mail, o link de um vídeo sobre bactérias presentes na boca, parte de uma campanha publicitária de um enxaguante bucal muito conhecido. Como, além de pastor, sou também cirurgião-dentista, pude avaliar com olhos diferentes aquilo que as pessoas veem diariamente a título de “informação científica”.

Tratava-se de um vídeo “assustador” sobre a ação bacteriana no meio bucal. O vídeo, que, corretamente observado por alguém, continha uma trilha sonora “fantasmagórica”, fazia a placa bacteriana e a gengivite se parecerem com um câncer ou com alguma outra doença mortal. Apesar de dizerem que as bactérias “poderiam” agir de certo modo, ou que era “possível” que um dano tal ocorresse, o vídeo foi feito de um modo eficaz no intento de aterrorizar os consumidores e fazê-los pensar que, caso não comprem o tal enxaguante, a saúde e até a vida deles correm um grande risco. E o pior de tudo isso é que essas propagandas funcionam. As pessoas correm para os mercados e compram montes desses produtos.

Em nenhum momento a propaganda disse que as bactérias bucais, assim como a flora intestinal, fazem parte da nossa saúde e que precisamos delas. Também não contaram o produto, se utilizado indiscriminadamente por um longo período, pode reduzir o número de bactérias até um nível em que oportunistas, como fungos, se instalem e causem problemas como uma candidíase oral.

Esse tipo de “propaganda terrorista” não é exclusividade do mercado odontológico. No meio eclesiástico também há propagandas assustadoras sobre o hábito de estudar e obedecer as Escrituras. Ataques ao povo de Deus têm acontecido por meio de um estereótipo de igreja que, apesar de não se parecer com o corpo de Cristo descrito na Bíblia, tem um apelo muito grande em termos de modernidade e “mente aberta”.

Cria-se um terrorismo sobre valores que deviam ser caros para a cristandade. Faz-se parecer que estudar a Palavra de Deus é investir em algo antigo e irrelevante. Obedecer a Palavra de Deus, então, faz parecer algo muito pior. Seria viver um modelo legalista que tolhe toda a liberdade, criatividade, espontaneidade e alegria das pessoas. Para reforçar essa imagem terrível, aqueles que defendem a obediência a Deus são comparados a homens bomba, normalmente identificados como “fundamentalistas islâmicos”.

Existem muitas outras propagandas que servem para amedrontar os crentes. Se exerce a disciplina bíblica (Mt 18.15-20; 1Co 5), dizem que tal igreja não tem amor. Se cobra dos jovens um procedimento santo (1Co 6.12-20), é porque ignora a graça de Deus. Se defende a pureza do casamento entre homem e mulher (Gn 2.24; Ef 5.21 cf. Rm 1.26,27), é porque é homofóbica e preconceituosa. Se promove culto ordeiro e centrado na pregação da Palavra (1Co 14.40; 2Tm 4.1,2), é porque é uma igreja fria e não tem o Espírito Santo. Se busca o sentido correto das palavras dos apóstolos e profetas (2Pe 3.16), está “engessando o Espírito”. Se defende a verdade e não aceita corrompê-la (1Tm 3.15), é porque ama mais a religião do que a Cristo. E, se tomam decisões ouvindo os conselhos e a sabedoria contida nas Escrituras (Rm 15.4; 2Tm 3.16,17), é porque são pessoas simples e não conhecem os recursos modernos de administração e marketing, nem as novas tendências.

Irmãos, tudo isso é mentira! A propaganda de origem diabólica que visa a destruir os fundamentos da Igreja (Ef 2.20) e a fonte de alimento espiritual dos crentes (Hb 5.12-14), apesar de sua capa de pretensa sabedoria e atualidade, é, na verdade, um veneno que se está injetando no corpo de Cristo. E o pior é que tem atingido, de fato, muitos crentes que acabam se desviando do que é correto por acharem que estão fora de moda ou na contramão da igreja do século 21.

O que a Igreja de Cristo pode e deve fazer para se proteger dessas propagandas mentirosas e terroristas? É simples: precisamos conhecer mais a vontade de Deus revelada. Assim como eu, dentista que sou, pude notar as mentiras contidas na propaganda do enxaguante bucal, os crentes, munidos do conhecimento compartilhado por Deus, devem estar atentos a todos os tipos de cilada de Satanás, principalmente aqueles mascarados de sabedoria. E quando o diabo nos oferecer um caminho alternativo, como um “enxaguante da alma”, que nos sentemos todos na cadeira daquele Doutor que quer tratar todos os problemas da nossa boca – e do nosso coração.