Quarta, 24 de Abril de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Feng Shui

Pastoral

Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção (Sl 127.1).

“A ignorância é, das pestes, a pior”. Que eu me lembre, quem disse essa frase foi o reformador alemão Filipe Melanchton, referindo-se ao desconhecimento de Deus e da sua Palavra. A isso Calvino acrescentou que a filha da ignorância é a superstição. Os dois estavam certos. Com efeito, a ignorância em relação a Deus é uma peste, uma vez que mata a alma das pessoas depois de sugar toda a sua vitalidade. Essa doença faz aflorar a superstição porque o homem que não conhece as verdades espirituais acaba inventando mitos a fim de suprir a sede de algo que vá além daquilo que se pode provar com os sentidos do corpo.

Apesar de Melanchton e Calvino terem vivido há cerca de quinhentos anos, essas frases que disseram ainda estão valendo. E valem para gente de qualquer classe social ou nível intelectual. Uma das provas mais claras disso é o Feng Shui, um jeito de fazer arquitetura e decoração que tem sido intensamente procurado por pessoas do mundo inteiro na hora de construir ou reformar.
 
O que é exatamente o Feng Shui? A expressão significa “vento e água”. Trata-se de uma tradição chinesa que tem como objetivo dispor os detalhes de uma edificação de tal forma que a “energia” dos seus ambientes fique organizada. Segundo dizem, quando isso é alcançado, essa energia produz harmonia e, então, todos ou quase todos os problemas de uma casa e das pessoas que nela vivem se resolvem. De acordo com essas crenças, o prédio construído e disposto dentro dos padrões de Feng Shui, por levar em conta a “orientação magnética” da edificação e a “influência vibracional” do ambiente, reunirá essas forças de tal forma que ali reinarão a paz, a saúde e a prosperidade.  

Como são dignas de pena as pessoas afetadas pela peste da superstição! Pense bem: será que é mesmo possível evitar conflitos no casamento instalando rodapés de trinta centímetros na porta principal da casa, como fazem os que acreditam nessa tradição chinesa? Será que os berros de um adolescente rebelde cederão lugar a palavras doces e amáveis se eu mudar sua cama de lugar e impedir que ele durma debaixo de uma viga de concreto? É mesmo possível que o formato da cozinha abrande o mau gênio da mulher rixosa? Será que a paz interior tão ansiada pelos homens invadirá o coração de quem não trabalha de costas para a porta? Pode mesmo o lar ser feliz, harmonioso e próspero se eu pintar as paredes da sala de outra cor? E se eu instalar um espelho de frente para a entrada principal? Acaso isso pouparia minha família de discórdias, doenças, problemas financeiros e outros desconfortos?  Ora, tenham dó!

Graças a Deus, os crentes foram libertos desses pensamentos fúteis e de tantas filosofias vãs. Como cristãos que conhecem a verdade, sabemos que o lar só pode ser harmonioso se cada membro dele for, ele próprio, uma casa onde Cristo habita (Ap 3.20). Sabemos que a família só será feliz se marido, esposa e filhos desempenharem seus respectivos papéis de forma obediente, cada qual ocupando a função que Deus lhe deu na vida doméstica (Ef 5.22-28; 6.1-4; 1Pe 3.1-7). Sabemos que a paz só existirá no endereço daqueles que permitem que o Espírito Santo – e não a natureza terrena – os domine (Gl 5.16-26; Ef 4.22-32). De fato, sabemos que, se essas coisas não forem reais numa família, a casa será um depósito de frustrações, mágoas, gritarias, desrespeito, medo e infelicidade, não importa o tamanho do rodapé.

Feng Shui – vento e água. O nome, pelo menos, é sugestivo. Na verdade, sugere uma triste realidade. Aponta para a forma como se pode descrever a pessoa afetada pela peste da ignorância – o homem triste que, por falta de instrução, embala crenças supersticiosas. Por nada conhecer de Deus e por ser tão infeliz, tal pessoa ilustra em si mesma o sentido da própria expressão chinesa. Feng Shui – Sim, gente com a cabeça cheia de vento e os olhos cobertos de água.  

Pr. Marcos Granconato
Soli Deo gloria

* Comente esse texto no nosso blog: www.conhecaaredencao.blogspot.com

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.