Sexta, 29 de Março de 2024

Os Irmãos Coragem

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mt 6.33).

Nos meus tempos de menino eu frequentava uma igreja bem simples e pequena. Como não tínhamos bons professores de Bíblia, era comum pastores de fora virem nos visitar para pregar.

Um dia, um desses pastores contou, durante o sermão, que percebeu em sua igreja certo declínio na frequência aos cultos de quarta-feira. Então, para descobrir o que estava acontecendo, deu um jeito de visitar os crentes exatamente no dia e na hora dos cultos de oração.

A visita inesperada do pastor gerava muito constrangimento. Isso porque ele descobriu que as pessoas começaram a faltar nas quartas-feiras por causa de uma novela que atingiu altos níveis de audiência na época. Era o grande sucesso Irmãos Coragem, com Tarcísio Meira e Glória Meneses!

A partir daquelas visitas, o inconveniente pastor concluiu que ele tinha um grupo curioso em sua igreja. Era um grupo que deixava de lado a oração, o estudo da Palavra de Deus, a comunhão dos santos e os assuntos do Reino, tudo em troca de entretenimento. Eram irmãos que não buscavam a Deus em primeiro lugar (talvez, nem em segundo ou terceiro!) e o pastor lhes deu um nome. Ele os chamou de “Irmãos Coragem”!

O pastor sabia que nem todos os que não vinham nas quartas-feiras eram negligentes. Havia os que trabalhavam até tarde, os que chegavam cansados em casa, os que moravam longe, os que estudavam à noite e os doentes. Mas ele descobriu que alguns dos membros não tinham nenhum desses impedimentos. Não vinham por capricho.

Foi para esses últimos que o pastor deu o título da novela. Era um título irônico, mas que também refletia uma necessidade deles. De fato, eles precisavam de coragem para buscar o Reino em primeiro lugar, coragem para deixar de lado as futilidades do mundo e participar de modo ativo da grande saga da vida cristã repleta de obstáculos, mas também rica em verdade, amor e comunhão. Eles precisavam de coragem para romper com valores vazios e tomar parte mais ativa na maravilhosa novela da Redenção... sem Tarcísio Meira e Glória Meneses.

Pr. Marcos Granconato
Soli Deo gloria