Quinta, 28 de Março de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Reflexão de 5 de dezembro

  

5 de dezembro

Leitura do dia (para ler a Bíblia inteira em 1 ano): Efésios 2; Ezequiel 6–7; Isaías 40

Reflexão do dia: Provérbios 15.21

A insensatez alegra quem não tem bom senso, mas o homem de entendimento procede com retidão”.

Um dia desses, fui dar um recado a alguém que estava acompanhado por amigos, todos meio bêbados. Além de ser desagradável estar em um ambiente assim, pior foi ouvi-los narrar “aventuras” do passado, as quais, por alguma razão, eles acharam que me interessariam. O mais notável foi vê-los contar suas “mancadas” e “burrices” como quem se orgulha de um grande feito. Enquanto eu educadamente esperava um momento de me despedir e ir embora, ouvi-os contar diversas histórias vergonhosas descritas como se fossem conquistas. Por fim, voltei para casa sem saber se esse desatino se devia à bebida ou à insensatez.

Salomão talvez me dissesse que a tolice era a responsável por isso, apesar de a bebida ter sua parcela de culpa (Pv 31.4,5). Porém, o sábio rei talvez me explicasse pacientemente que “a insensatez alegra quem não tem bom senso”, como disse nesse provérbio. Em vez de ser motivo de vergonha e de silêncio, os atos insensatos do tolo são para ele como um troféu que o estulto faz questão de levantar diante de todos. Isso não revela apenas seus atos insensatos, mas também sua própria falta de bom senso, de sabedoria e de temor a Deus.

Por outro lado, o sábio, chamado aqui de “homem de entendimento”, age de modo bem diferente. Segundo Salomão, ele “procede com retidão”. Dado o paralelo traçado com o tolo, nesse texto, a retidão do sábio se vê de duas formas. A primeira é no modo como age. Ele evita situações constrangedoras e destrutivas porque teme ao Senhor, obedece às suas instruções e não tem interesse no que agrada os perdidos, fugindo do que é mau. A segunda forma é que ele não tem prazer em fazer propagandas vergonhosas de atos ruins, nem em se vangloriar dos seus malfeitos. Ele não é perfeito e peca, mas, quando isso acontece, arrepende-se e busca correção. Não acha que seja vantagem viver desregradamente e atender a todos os seus impulsos. Olhe agora para esses dois homens — o sábio e o tolo — e diga: seu modo de agir lhe faz parecer mais com qual deles?

Pr. Thomas Tronco

VOLTAR

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.