Quinta, 28 de Março de 2024

Reflexão de 5 de novembro

5 de novembro

Leitura do dia (para ler a Bíblia inteira em 1 ano): 2Timóteo 1; Jeremias 5–6; Salmo 121

Reflexão do dia: Provérbios 14.22

Não é certo que se perdem os que só pensam no mal? Mas os que planejam o bem encontram amor e fidelidade”.

Assim que comprei meu primeiro aparelho GPS (do inglês global position system — sistema de posicionamento global), tive experiências ruins, como quase todo usuário novo. Numa dessas ocasiões, o aparelho me orientou a fazer um retorno que implicava saltar de carro de um viaduto para outro, algo impossível de se fazer fora dos filmes. Em função disso e de mais algumas “preciosas” orientações do aparelho, acabei dentro de uma famosa favela de São Paulo sem saber como sair de lá. Foi um dia no mínimo “interessante”.

Dificuldades com um localizador por sinal de satélites é algo recente, mas problemas relacionados a se perder e se encontrar é coisa antiga. Salomão fala dos erros e acertos dos homens como se houvesse um GPS moral cujos resultados dependem da sabedoria e da tolice. Os tolos, aqueles “que só pensam no mal”, têm um tipo de GPS que invariavelmente os conduz ao erro e a consequências ruins. No fim, esses que tanto procuram a felicidade por meios errados não encontram o que querem, mas “se perdem” nos desvios da vida e sofrem os resultados do mal.

Por outro lado, os sábios, chamados aqui de homens “que planejam o bem”, têm um GPS diferente. Os satélites que lhes dão a direção são a Palavra de Deus, a santidade e o temor do Senhor, o exemplo do seu salvador e um amor desinteressado que somente aquele que foi salvo e transformado pode entender. Por isso, ele planeja o bem não apenas para si, mas para os outros, mesmo que isso gere um custo pessoal. Esse homem de bem obedece a seu Senhor e ama seu próximo, de modo que o resultado não é confusão e desvio, como no caso daqueles que só pensam o que é mau. Em vez de se perderem no caminho, eles “encontram amor e felicidade”, sejam o amor que rendem aos outros e a felicidade de fazer o bem, seja o amor verdadeiro que recebem de volta da parte de Deus, junto com a felicidade que somente ele pode promover. Assim, o lugar em que cada um chega e o fato de se perderem o encontrarem o bom destino dependem de que GPS usam. Qual é o seu? O GPS da rebeldia e do egoísmo, ou o GPS do amor de Deus, da fé em Cristo e das Escrituras?