Terça, 23 de Abril de 2024

Reflexão de 23 de outubro

23 de outubro

Leitura do dia (para ler a Bíblia inteira em 1 ano): 1Tessalonicenses 2.1-16; Isaías 14–16; Salmo 113

Reflexão do dia: Provérbios 14.8

“A sabedoria do homem prudente é discernir o seu caminho, mas a insensatez dos tolos é enganosa”.

Certa vez, desenhei uma tirinha em que o pastor, de púlpito, dizia que as ovelhas deviam parar de ouvir os sermões como se fossem apenas para os outros e não para elas mesmas. Dito isso, um rapaz que o ouvia pensa o seguinte: “O pastor está coberto de razão. Tenho de reconhecer”. Então, olhando adiante, o jovem conclui: “Aquele irmão no banco da frente é desse jeito”. No final das contas, o jovem não aprendeu nada e o pastor falou ao vento.

Salomão se preocupava com essa atitude, que é marca da “insensatez”, por ser ela “enganosa”. O que ele aconselha é que o “homem prudente” busque agir com “sabedoria” a fim de “discernir o seu caminho”. Ao que tudo indica, o rei sábio associa à sabedoria aquele escrutínio íntimo que leva uma pessoa a avaliar não apenas suas ações, mas a motivação delas. Isso porque as ações podem ser mascaradas. Alguém pode fazer algo movido por desejos ruins, mas fazê-lo de tal modo que pareça ser bom, enganando as pessoas ao redor e mentindo ao próprio coração. É como quando alguém quer falar mal de outra pessoa e diz assim: “Ando muito preocupado com aquela pessoa”. A partir daí, apesar de parecer preocupado, tudo que ela faz é difamar e fofocar a respeito do outro, causando-lhe sofrimento e mal-estar.

O sábio, para fugir disso, não mente nem para os outros e nem para si mesmo. Honestamente, ele se coloca diante do espelho da Palavra de Deus e se avalia com sinceridade, assumindo seus erros e buscando correção e mudança. Ele não tem dois rostos, mas apenas aquele que pertence ao pecador arrependido dos seus pecados e desejoso de viver de modo fiel ao seu Senhor. Esse não faz propagandas, nem se autopromove. Ao contrário, ele sabe onde erra e não quer permanecer assim. Ouve os sermões com o coração aberto. Pede ajuda quando preciso. Se o que as pessoas vêm não é uma imagem perfeita, perfeita é sua intenção de ser o melhor servo de Deus que ele, sob a dependência da graça de Deus, puder ser. É um sábio!