Sexta, 19 de Abril de 2024

Reflexão de 22 de outubro

22 de outubro

Leitura do dia (para ler a Bíblia inteira em 1 ano): 1Tessalonicenses 1 ; Isaías 11–13; Salmo 112

Reflexão do dia: Provérbios 14.7

“Mantenha-se longe do tolo, pois você não achará conhecimento no que ele falar”.

Uma das coisas que me impressionam hoje em dia é o fato de, na era digital, as livrarias famosas estarem sempre cheias. Algo que foi imaginado por analistas do passado era ver livrarias vazias enquanto as pessoas buscavam na Internet informações e entretenimentos superficiais e rápidos. Porém, a busca por livros de todo tipo continua a aquecer o mercado. Dentre os livros mais procurados, estão aqueles de autoajuda, que rendem ao homem o poder de fazer o que quiser de sua vida independente de fatores externos — em especial, independente de Deus.

O sábio rei de Israel tinha um discurso bem diferente do que vemos hoje. Nesse texto, o assunto é tão sério que ele não se contenta em comparar o sábio e o tolo para que seu leitor, por meio do bom senso, seja encorajado a buscar a sabedoria. Nesse caso, a busca pelo ensino dos ímpios é tão danosa que Salomão dá uma ordem: “Mantenha-se longe do tolo”. Isso nos lembra a ordem de Tiago “resistam ao diabo” (Tg 4.7) e a de Paulo “fujam da imoralidade sexual” (1Co 6.18). A razão dada pelo rei sábio é que ninguém “achará conhecimento” nas palavras dos tolos. Não importa como eles se pareçam. Quando se afastam de Deus e das verdades reveladas nas Escrituras, o que têm a oferecer é marcado pelo engano, desvio, rebeldia e falsidade.

Assim, aquele velho impulso encontrado entre cristãos de buscar respostas teológicas e instrumentos da verdade de Deus nas palavras de ateus e inimigos de Deus como Nietzsche, Sartre e Freud é realmente desestimulado por Salomão e, não somente isso, mas até condenado. Infelizmente, a faixa “intelectual” e liberal dentro das fileiras da igreja persevera em buscar sabedoria na boca de tolos e arrebanhar ovelhas que, longe da busca pela velha verdade, querem novidades. Enquanto a velha Palavra de Deus é considerada ultrapassada, essas novidades tolas encontram guarida no ouvido e na mente dos cristãos. Adivinhe qual é o resultado disso: uma igreja sábia ou cheia de tolices e desvios?