Sexta, 19 de Abril de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Reflexão de 9 de outubro

  

9 de outubro

Leitura do dia (para ler a Bíblia inteira em 1 ano): Apocalipse 9; Neemias 12; Salmo 104.1-23

Reflexão do dia: Provérbios 13.18

“Quem despreza a disciplina cai na pobreza e na vergonha, mas quem acolhe a repreensão recebe tratamento honroso”.

Quem de nós gosta de receber críticas? A resposta é apenas uma: ninguém. Entretanto, não é por causa disso que todas as reações às críticas têm de ser a mesma. E de fato não são. Salomão fala de duas reações diferentes às críticas e correções. Como sempre, o tolo e o sábio são contrapostos não apenas em sua existência, mas também em seu modo de agir.

O primeiro a ser exposto pelo sábio rei nesse texto é o tolo. Sua reação diante das críticas e das correções do seu procedimento é o desprezo. Em lugar de acolher as considerações sobre si e aprender com elas, ele “despreza a disciplina”. Seu orgulho o impede de aceitar que errou ou imaginar que precise de mudanças. Não admite que lhe apontem o erro. Para defender seu orgulho, ele rejeita a correção e permanece no erro. O sábio faz diferente: ele “acolhe a repreensão”. Não quer dizer que ela não seja dolorida para ele. Entretanto, o sábio quer tanto melhorar que agradece pelo fato de ser alertado e dá ouvidos aos conselhos, deixando de ser repreensível e evitando futuras correções. A humildade e o zelo são os tesouros do sábio para seu crescimento.

Como se isso não bastasse, Salomão reforça sua ideia apontando as consequências de cada uma dessas atitudes. O tolo, com o seu desprezo pela correção, “cai na pobreza e na vergonha”. Como ele não corrige seu erro, acaba fechando portas diante de si que seriam fundamentais para seu bem-estar. É um preço alto demais só para manter o orgulho! Por outro lado, o sábio, ao ouvir a correção e fazer mudanças pessoais, “recebe tratamento honroso”. As pessoas reconhecem o valor de alguém pela sua capacidade de aprender e melhorar e, valorizando tais qualidades, abrem as portas para o valoroso sábio. No final, a humildade que torna o homem pequeno o bastante para ouvir críticas e evoluir, também o torna grande o suficiente para ter a confiança e o respeito de todos.

Pr. Thomas Tronco

VOLTAR

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.