Sexta, 29 de Março de 2024

Provérbios 6.20-24

“Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço. Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você. Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida, eles o protegerão da mulher imoral, e dos falsos elogios da mulher leviana” (Pv 6.20-24 NVI).

A escritora, ativista social e conferencista norte-americana Helen Adams Keller (1880-1968) foi a primeira pessoa surda e cega a se formar em uma universidade, algo que parecia ser impossível. Isso aconteceu porque sua professora, Anne Sullivan, conseguiu romper as barreiras da falta de diálogo, ensinando a menina a se comunicar. Assim, Helen Keller se tornou uma célebre e prolífica escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência. Tudo isso porque uma professora se esforçou muito para ensiná-la.

Salomão conhecia a necessidade que as pessoas têm de ser ensinadas por bons instrutores. Aqui não é diferente, pois ele vê seu “filho”, além dos demais leitores, como possível alvo “da mulher imoral e dos falsos elogios da mulher leviana”, menção esta que é uma referência à sedução dessas mulheres de baixa moral, mas de grande capacidade de seduzir pessoas que jamais deveriam segui-las. Por isso, como bom instrutor, Salomão oferece bons ensinos que ele está certo de que “protegerão” aqueles que aprenderem sua lição. Sua primeira instrução é: “Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe”. É claro que nem todos os pais e mães ensinam seus filhos a fugir do pecado, de modo que o escritor fala da sua própria condição como um pai que ama a Deus, serve-o e deseja que seu filho siga seus passos por meio do ensino bíblico. Por isso, nem todo sábio tem ou teve pais sábios, mas pais que detêm a sabedoria da Palavra de Deus têm tudo para investir no crescimento e edificação dos filhos para que também sejam sábios servos do Senhor.

A segunda instrução contida nesse trecho sobre o sábio ensino dos pais é: “Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço”. Esse é um modo de expressar quão próximos os conselhos bíblicos devem estar dos servos de Deus, do mesmo modo que também produz a ideia de um relacionamento ininterrupto entre o crente e a sabedoria. Se alguém guarda os ensinos do Senhor desse modo, pode estar certo de que, “quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você” — “andar”, “dormir” e “acordar” resume o dia inteiro, de maneira que essa frase tem o mesmo peso de dizer que “esses ensinos te protegerão o tempo todo e aonde quer que você vá”. Se esse é o resultado de dar ouvidos à instrução, a razão para que tudo isso ocorra é que “o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida”, podendo proteger os servos de Deus “da mulher imoral e dos falsos elogios da mulher leviana” — pode também proteger as servas do Senhor “do homem imoral e dos falsos elogios do homem leviano”. Por isso, se você é um filho ou um discípulo, vacine-se com a Palavra de Deus e com a obediência a ela. Se você é um pai ou um mestre, dedique-se ao ensino da Bíblia e ao testemunho de vida. O nome de Cristo será honrado e os crentes serão protegidos do pecado.