Sexta, 29 de Março de 2024

Provérbios 29.1

“Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente” (Pv 29.1 NVI).

Conta-se que quando Grover Cleveland (1837-1908) era ainda um menino, ele insistia em devolver os ovos que a galinha do vizinho punha diariamente do seu lado da cerca. Assim, ele começou cedo a dar provas da honestidade que o marcou como homem e como futuro presidente dos Estados Unidos. A insistência em ser fiel a Deus e aos elevados princípios da vida justa nessas pequenas coisas leva o homem temente ao Senhor a também ser honesto em assuntos de maior importância.

Infelizmente, nem todos insistem em fazer o que é certo. O mais comum é encontrar por aí “quem insiste no erro”. Salomão não quis apenas falar desse tipo de teimoso que persiste em fazer o mal, mas se refere, nesse provérbio, àquele que ainda o faz “depois de muita repreensão”. É o tipo “teimoso incorrigível”. A ideia de que não apenas recebeu uma repreensão, mas “muita repreensão”, significa que ele mais de uma vez enfrentou as consequências desagradáveis e indesejáveis dos seus pecados e já devia ter aprendido a lição. Na verdade, o sábio não precisa ser corrigido mais de uma vez, pois entende em que ele errou e sabe aonde quer chegar. Seu desejo de aprender é concretizado quando ele ouve a repreensão e abandona os caminhos tortuosos. O tolo, porém, faz o contrário, pois, além de não aprender, continua a agir como se nunca tivesse recebido nenhuma correção.

A tolice tem nuances surpreendentes. Muita gente teimosa desse modo julga ter algo como uma personalidade forte ou um caráter decidido. Mas a verdade é que se trata de pecado obstinado e, por isso, quem age assim “será destruído”. O escritor ainda explica que essa consequência da teimosia vem “sem aviso e irremediavelmente”, o que quer dizer que, mais cedo ou mais tarde, o tolo sofrerá alguma consequência grave dos seus erros, mas que, diferente das vezes anteriores, ele não conseguirá se livrar desse resultado definitivo. Por isso, quem quer ser sábio não pode ser teimoso, nem arrogante, mas humilde para aceitar as correções e zeloso para buscar sempre o melhor. Acima de tudo, deve amar e temer ao Deus justo e santo para que busque honrá-lo com suas ações e evitar envergonhar seu nome e sua Palavra. Aprenda logo as lições da vida, pois um dia elas irão expirar.