Terça, 20 de Agosto de 2019
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 25.3

  

Provérbios 25.3

“Assim como o céu é elevado e a terra é profunda, também o coração dos reis é insondável” (Pv 25.3 NVI).

Antonio Stradivari (1644-1737) foi o maior fabricante de violinos do mundo. A revista Newsweek disse que “seus instrumentos são insuperáveis em doçura e leveza de tom, o qual fica mais forte com o passar dos anos”. É desconcertante ver que os fabricantes modernos de violinos não têm sido capazes de produzir instrumentos iguais aos do velho mestre italiano. Os materiais são todos conhecidos e estão disponíveis no mercado, exceto a fórmula do antigo verniz feito de resina de petróleo e goma. Ele não apenas enriquece o tom, mas protege a madeira e proporciona um brilho suave. A fórmula para o verniz que Stradivari utilizava é desconhecida. É um segredo até hoje.

Muitas vezes, o segredo é a alma do negócio — como lembra um dito popular. Infelizmente, pouca gente sabe disso. Digo isso porque é muito fácil notar exemplos de indiscrição e seus efeitos negativos como intrigas, confusões e frustrações. Salomão sabia que o rei era tão passível como qualquer pessoa de expor coisas que deviam permanecer ocultas e de revelar informações a pessoas erradas. Pensando nisso, ele diz que “assim como o céu é elevado e a terra é profunda, também o coração dos reis é insondável”. A comparação é clara e significativa, pois qualquer pessoa sabe como o céu é alto e inacessível ao homem — em especial, naqueles dias em que o homem nem sonhava em voar. Qualquer um também sabe que não é possível cavar um poço até chegar ao fundo da Terra. Do mesmo modo, os planos do rei devem ser inacessíveis, significado advindo da frase “o coração dos reis é insondável”.

Se uma senhora fofoqueira pode causar tantos problemas com coisas que fala em excesso, imagine quanto problema um líder indiscreto pode causar. Ele pode falar de problemas sigilosos que são do seu conhecimento, pode revelar a opinião de terceiros a respeito de outrem, pode se adiantar em planos que ainda são incertos, pode dar sua palavra sem refletir bem e pode dizer uma série de tolices de modo impensado. Assim, cada líder, marido, pai e trabalhador — todas as pessoas, na verdade — devem ser lentos ao dizer tudo que pensam. Necessitam refletir muitas vezes para dizer algo uma única vez que seja. E, quando decidirem falar, precisam ter certeza de que estão edificando vidas em vez de causar problemas. Abra seu coração diante de Deus, mas feche sua boca diante dos homens.

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.