Sábado, 20 de Abril de 2024

Provérbios 20.27

“O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, e vasculha cada parte do seu ser” (Pv 20.27 NVI).

Contam que na década de 1890 um homem dirigia pela fazenda da esposa de um homem chamado John R. McDonald. Uma rajada súbita de vento arrancou o chapéu-coco preto da sua cabeça e o jogou para dentro da propriedade de McDonald. Ele olhou impotente para o chapéu e foi embora com a cabeça descoberta. A Sra. McDonald pegou o chapéu e, por 45 anos, ele foi usado por vários membros da família até que ficou todo gasto. No final desses anos, a Sra. McDonald finalmente procurou o dono do chapéu e lhe avisou que havia pegado seu chapéu. Segundo ela, isso atormentou sua consciência por 45 anos.

É muito interessante notar o lugar que Salomão escolheu para colocar esse provérbio dentro do seu livro, já que o versículo anterior explica como um rei sábio faz para separar os justos da companhia maléfica dos ímpios. Já nesse texto, Salomão mostra como Deus faz isso. Se um rei tem de promover ações externas para identificar os injustos, o Senhor trabalha diretamente no interior do homem, revelando o coração de cada um. O meio utilizado por Deus é a consciência humana, pelo que o escritor afirma que “o espírito do homem é a lâmpada do Senhor”. O espírito, nesse caso, é o íntimo do homem que retém traços da imagem de Deus impressa na criação, porções do ensino divino e um senso comum que Deus controla e influencia como se fosse uma carta escrita “não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração” (2Co 3.3).

Por isso, ainda que cada homem escolha viver de um jeito, sua consciência lhe fala e, pelo menos no princípio, o incomoda a respeito de atitudes erradas e pecaminosas. A partir de então, o modo como cada um reage ao alerta interno do seu espírito revela quem ele é e o que lhe passa no fundo do coração. Desse modo, o Senhor, sem qualquer dificuldade, “vasculha cada parte do seu ser”. Isso acontece comigo e com você, ontem, hoje e sempre. Somente o tolo pode imaginar que consegue enganar a Deus mascarando seus pensamentos e sentimentos. Somente o insensato acharia que o Senhor se deixa enganar por aparências externas e por cumprimentos mecânicos de certos rituais. Assim, desista de tentar tapear o Senhor. Entregue-se totalmente a Deus e deixe que ele o conduza como e aonde ele quiser. Ele produzirá um coração puro em você que nunca precisará ser maquiado para ser bonito.