Sexta, 29 de Março de 2024

Provérbios 19.14

“Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor” (Pv 19.14 NVI).

Na sua festa de bodas de ouro, uma senhora contou aos convidados o segredo do seu casamento feliz: “No dia do meu casamento, eu decidi fazer uma lista das dez falhas do meu marido que, para o bem do nosso casamento, eu iria ignorar”. Enquanto os convidados estavam saindo, uma mulher, cujo casamento havia recentemente passado por dificuldades, perguntou àquela senhora quais eram algumas das falhas que ela achou por bem ignorar. A senhora disse: “Para dizer a verdade, minha cara, eu nunca cheguei a enumerá-las. Mas sempre que meu marido fazia algo que me irritava, eu dizia para mim mesma: ‘Sorte dele que essa falha é uma das dez’”.

Que senhora sábia e valorosa! Não é à toa que seu casamento chegou a tão longa data e com tanta saúde. Mas encontrar uma esposa assim não é tão simples para o homem, pois não basta procurar, dentre tantas mulheres, uma que lhe pareça melhor ou que lhe agrade o suficiente. Salomão coloca a obtenção de uma esposa sábia como se fosse uma herança a ser recebida. Por isso, começa o provérbio estabelecendo tal relação ao dizer que “casas e riquezas herdam-se dos pais”, o que, de fato, é verdade. Paulo usou a mesma comparação para outro assunto, dizendo que “os filhos não devem ajuntar riquezas para os pais, mas os pais para os filhos” (2Co 12.14b). Mas nos dois casos, o assunto não era uma herança financeira. Assim, o rei sábio ensina que, como uma herança vinda dos pais, “a esposa prudente vem do Senhor”. Curioso ele dizer isso já que, no processo de preparação para o casamento, os sentimentos pessoais servem de fortes guias para a escolha da mulher amada.

Ainda assim, o texto nos mostra como o Senhor se faz presente no processo a fim de conceder ao homem um dos seus maiores tesouros para toda a vida. Por isso, algumas lições têm de ser obrigatoriamente aprendidas antes que o rapaz que serve a Deus escolha sua futura esposa. Em primeiro lugar, ele nunca deve escolher uma pessoa que negue o Senhor Jesus como Deus e único salvador. Em segundo lugar, tal busca não pode ser guiada puramente pelo coração sem que haja oração, paciência, aprovação dos pais, conselho dos pastores e atenção às palavras dos amigos de verdade. Diga-se de passagem, o mesmo vale para as moças crentes que buscam seus futuros maridos. Algo é certo: antes de nos engajarmos nessa busca, o próprio Deus já separou a pessoa correta que trilhará os caminhos dessa vida conosco. A vantagem é que o valor da pessoa que o Senhor preparou é superior a muitos bens herdados.