Sexta, 29 de Março de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 12.4

        

Provérbios 12.4

“A mulher exemplar é a coroa do seu marido, mas a de comportamento vergonhoso é como câncer em seus ossos” (Pv 12.4 NVI). 

Uma frase muito conhecida é: “Por trás de todo grande homem há uma grande mulher”. Não conheço a história de todos os homens notáveis que já viveram, mas é bem possível que quase todos eles foram apoiados e enriquecidos pelo procedimento de suas esposas. A razão disso é que as ações diretas e indiretas das mulheres podem mudar o rumo da vida de seus maridos — para melhor ou para pior.

Por isso, a “mulher exemplar” é descrita como a “coroa do seu marido”. Apesar da menção de um objeto típico da monarquia, esse texto não é dirigido apenas para nobres. Ao contrário, é uma lição aplicável a cada homem que existe, seja qual for sua condição, influência e posição na sociedade. A menção da coroa aqui é descrever como os atos da mulher exemplar refletem sobre seus maridos. Em relação à nobreza, não é a posse de uma coroa que dá o título real a um monarca, mas sua linhagem e seu direito de herança. A coroa lhe serve para exibir publicamente sua função e produzir respeito naqueles que o cercam. Do mesmo modo, a mulher controlada por Deus faz com que seu marido seja honrado onde quer que esteja. Mesmo que fique calada, suas ações gritam ao redor que seu marido dirige bem seu lar e que deve ser respeitado como alguém que detém qualidades valorizadas por Deus.

Infelizmente, nem todas as mulheres são sábias como as da primeira parte do versículo. Uma boa parcela mantém um “comportamento vergonhoso”, o qual pode ser visto em suas palavras, em suas roupas, em suas atitudes e em seus valores. Quando uma esposa se revela rixosa, fofoqueira, insubmissa, egoísta, imoral e sem domínio próprio, sua imagem é afetada junto com a imagem do marido. Não há esposa que crie um impacto negativo que automaticamente não faça com que seu esposo seja visto como um homem fraco e passivo. Quando isso ocorre, Salomão diz que tais homens sofrem como se tivessem “câncer em seus ossos” corroendo-o por dentro. Tudo que eles constroem, vai depois ruir por causa da vergonha causada pela esposa. Se todo grande homem tem por trás uma grande mulher, que tamanho terá um homem casado com uma esposa que o diminui em cada ato ou palavra que sai de si? Que responsabilidade, hein mulheres?!

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.