Quinta, 28 de Março de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 10.27

  

Provérbios 10.27

O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada” (Pv 10.27 NVI).

É impressionante ver as loucuras que muitas pessoas fazem para sentir fortes emoções. Desde pulos perigosos de lugares inapropriados até corridas a velocidades quase fatais, os fãs da emoção fazem o que for preciso para perpetrar um feito inédito e para quebrar todos os limites possíveis. Segundo dizem, são essas emoções de perigo e de riscos de morte que os fazem se sentir “vivos”. Infelizmente, em muitos casos essa sensação cessa quando elas realmente morrem em seus atos desajuizados.

Esses riscos desnecessários e obtidos por razões fúteis são o oposto da atitude sábia e dos conselhos ensinados por Salomão ao seu filho a quem escreve: “Meu filho, não se esqueça da minha lei, mas guarde no coração os meus mandamentos, pois eles prolongarão a sua vida por muitos anos e lhe darão prosperidade e paz” (Pv 3.1,2). Entre os sábios conselhos, estava o de se temer a Deus: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Pv 1.7). Assim, o respeito e a obediência a Deus acabam filtrando as ações dos seus servos, livrando-os de perigos desnecessários e de atitudes nocivas que tragam riscos, prolongando suas vidas.

Os ímpios fazem o oposto. Querem prazer e fortes emoções. Acabam com seus corpos e com sua saúde abusando de bebidas e fazendo uso de drogas. Desprezam e zombam de uma vida regrada porque a consideram chata e “careta”. Não se preocupam com a segurança ou com o futuro com a desculpa de que só importa o momento. Envolvem-se com pessoas das quais deviam se afastar para seu próprio bem-estar. Arriscam-se desnecessariamente para manter uma imagem tão frágil quanto suas vidas. Infelizmente, quando chegam a se arrepender de suas escolhas tolas, nem sempre é possível voltar atrás. Por isso, o sábio que teme ao Senhor e lhe segue as ordens é feliz no que faz agora e no futuro que Deus lhe reservou.

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.