Terça, 23 de Abril de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 10.21

  

Provérbios 10.21

As palavras dos justos dão sustento a muitos, mas os insensatos morrem por falta de juízo” (Pv 10.21 NVI).

Quando se faz uma viagem de avião, além do “friozinho na barriga” e da sensação inigualável de voar, uma certeza que se tem é a de ouvir novamente as instruções sobre como agir em caso de emergência. Dentre as orientações, uma delas é a de, em caso de despressurização da cabina, fazer uso da máscara de oxigênio, colocando-a primeiro em você e depois em alguma criança ao lado que não possa fazê-lo sozinha. A razão de colocar a máscara primeiro em você não é o egoísmo, mas o fato de que alguém que esteja desmaiado por falta de oxigênio não é capaz de socorrer outros.

A questão da fala é tão importante na vida e no relacionamento das pessoas que Salomão não poupa pérolas de sabedoria que nos ensinem nesse sentido. Os versículos se acumulam, mas a cada novo provérbio, uma nova pincelada é adicionada ao quadro da sabedoria. Nesse caso, as palavras sábias são expostas como alimento de outras pessoas, enquanto os tolos têm falta até para eles mesmos. Como na questão da máscara de oxigênio, só é possível alimentar outras pessoas com palavras sábias quando você mesmo já foi nutrido pela sabedoria. A ideia de ser alimentado pelo sábio Senhor nos faz lembrar as palavras do profeta Jeremias: “Quando as tuas palavras foram encontradas eu as comi; elas são a minha alegria e o meu júbilo, pois pertenço a ti, Senhor Deus dos Exércitos” (Jr 15.16). Aí sim, aquele que foi sustentado pelo ensino de Deus pode compartilhar alimento espiritual com seus irmãos.

Por outro lado, o tolo despreza o ensino por achá-lo inútil ou por julgar que já o tem. Assim como aquelas pessoas que fazem exagerados regimes e emagrecem bem além dos parâmetros da saúde, acreditando não precisar de alimento, acabam por perecer. No caso dos tolos, essa morte pode ser figurada, significando sofrimento, tristeza e humilhação, ou pode ser até mesmo literal, perdendo a vida ao dizer tolices. Por isso, devemos nos alimentar de comida, devemos encher nosso pulmão de oxigênio e nos nutrir da sábia e amorosa Palavra de Deus. Esse será nosso melhor estado de saúde.

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.