Sexta, 19 de Abril de 2024

Estudo 47 - Os Últimos Dias

1 – O QUE SÃO “OS ÚLTIMOS DIAS”?

O que entendemos na Bíblia pela expressão “últimos dias” é que não se trata apenas dos dias imediatos que antecedem o arrebatamento da igreja, mas de toda a era da “Igreja Cristã”.

Assim, os limites (início e final) dos “últimos dias são”:

• Início com o Pentecostes (Atos 2);
  • Fim com o arrebatamento da igreja, que envolve a ressurreição dos salvos e arrebatamentos dos crentes vivos (1Ts 4.13-17; 1Co 15.51-58).

2 – EVENTOS QUE ENVOLVEM O FINAL DA ERA DA IGREJA

Apesar de todo esse período compreender os “últimos dias”, algumas situações se intensificarão com o decorrer da história até que a igreja seja arrebatada:

A)    O aumento da apostasia — O abandono da fé caracterizará esse período (2Tm 3.1-5).

As características dessa apostasia são:

a) Desvios doutrinários

·         Negação da doutrina da Trindade (1Jo 2.22,23);

·         Negação da doutrina da encarnação de Cristo (1Jo 2.22; 4.3; 2Jo 7);

·         Negação da doutrina da volta de Cristo (2Pe 3.4).

b) Estilo de vida compatível com a apostasia (2Tm 3.1-5; Mt 24.12; 2Pe 2.2).

B)    Preparação para a igreja ecumênica — Durante a primeira metade da Tribulação, a igreja ecumênica chegará ao seu apogeu.

As características dessa igreja serão:

a)     Abrangência mundial (Ap 17.15);

b)    Infidelidade ao Senhor e à verdade (note-se o termo “meretriz” em Ap 17.1,5,15,16);

c)     Promoção de grandes alianças políticas (Ap 17.12,13);

d)    Perseguição contra os santos da tribulação (Ap 17.6).

C)    Falsos Cristos e falsos profetas, guerras e catástrofes — Antes que se inicie a Tribulação, haverá na era da igreja o surgimento de homens que dizem ser o próprio Cristo.

Além de falsos profetas, haverá guerras e ameaças de conflitos internacionais e eventos catastróficos naturais como terremotos, doenças e fomes (Mt 24.3-8,11; Lc 21.11; 2Pe 2.1-3).

D)    Perseguição da Igreja — A igreja de Cristo, odiada pelo mundo, será perseguida até a morte em muitos lugares (Mt 24.9,10).