Sexta, 29 de Março de 2024
   
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Estudo 35 - A Aplicação da Salvação

1 – O CONVENCIMENTO

O convencimento é realizado pelo Espírito Santo (Jo 16.8-11). Não é o mesmo que conversão, mas é a ação do Espírito Santo a fim de convencer o perdido do seu pecado (atividade similar à recomendada em Mt 18.15).

O objeto do convencimento é o “pecado”, a “justiça” e o “juízo”. Como consequência, o homem percebe que é pecador, que Jesus é Deus e santo e que haverá punição caso não se reconcilie com o Senhor.

 

2 – O CHAMADO

A)    Chamado geral – Em certo sentido, Deus chama toda a humanidade para vir a ele (Jo 7.37). Esse chamado, contudo, não tem nem o poder e nem a intenção de atrair e converter todos os que são chamados, mas apenas os eleitos (Mt 22.14 e Lc 14.16-24).

B)    Chamado efetivo – Esse é o chamado feito apenas aos eleitos de modo a convertê-los. Esse chamado, pela soberania de Deus e segundo sua graça irresistível, sempre é seguido pela fé e pela salvação (Rm 8.30 e 1Co 1.2). É um chamado realizado por meio da Palavra (Rm 10.17) convidando para a comunhão (1Co 1.9), para a luz (1Pe 2.9), para a liberdade (Gl 5.13), para a santidade (1Ts 4.7) e para o reino de Deus (1Ts 2.12).

 

3 – A REGENERAÇÃO

Regeneração tem o sentido de “novo nascimento” e aponta para uma nova natureza (Mt 19.28; Tt 3.5 cf. Jo 3.3). Também pode significar “nascer do alto”.[1]

A regeneração se dá pela ação e vontade de Deus (Jo 1.13 e Tg 1.18), por intermédio do Espírito Santo (Jo 3.5) quando a pessoa crê no Senhor Jesus (Jo 1.12). Como resultado da regeneração, o novo homem tem uma vida que combina com sua nova natureza, uma vida que dá frutos (1Jo 2.29; 3.9; 4.7 e 5.1,4,18).

 

4 – A FÉ

A fé cristã é o assentimento às verdades reveladas sobre Jesus e sua obra e uma entrega pessoal a ele na plena “confiança” do perdão e da salvação. É o meio único e obrigatório que leva à salvação (Jo 5.24; 17.3 e Ef 2.8).

Ter a fé salvadora não é simplesmente acreditar na veracidade de afirmações ou na historicidade de eventos (Mt 7.26; At 26.27,28; Jo 2.23-24 e Tg 2.19), nem crer apenas temporariamente (Lc 8.13).

 


[1] Jo 3.3 traz “γεννηθῇ ἄνωθεν”. A palavra ἄνωθεν pode significar “novamente” ou “vindo do alto”.

 

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