Sexta, 19 de Abril de 2024

Os Dois Perigos

Há duas maneiras pelas quais o diabo usa os seguidores das seitas para derrotar os crentes. A primeira delas é tentar convencê-los a aceitarem suas falsas doutrinas. A segunda é estimular-lhes o orgulho após vencerem um debate.

O perigo do crente aceitar um ensino falso diante da argumentação do seguidor de uma seita é muito grande, principalmente nos dias atuais em que a maior parte dos cristãos, geralmente por causa do trabalho deficiente dos pastores, quase não sabe nada sobre a Sã Doutrina.

Contudo, o perigo de ter prazer em confundir a pessoa com quem argumentamos, o perigo de se deleitar com a idéia de que vencemos a discussão com o herege que bateu em nossa porta, enfim, o perigo de, após uma discussão doutrinária na qual fomos bem sucedidos, termos o nosso orgulho estimulado, é um perigo muito maior. E Satanás muitas vezes usa os seguidores das seitas não para nos convencer de suas doutrinas mentirosas, mas para nos convencer de nossa suposta superioridade e argúcia.

Os crentes muitas vezes se cercam de cuidados contra o primeiro perigo, o perigo de serem levados pela mentira. Porém, poucas vezes percebem o segundo, o de serem levados pelo orgulho.

Satanás não é tolo. Ele é extremamente sagaz e conhece a natureza humana. Quando ele coloca o seguidor de uma seita em nosso caminho nem sempre tem como propósito nos desviar da verdade. Às vezes ele quer nos desviar da humildade. Estejamos, por isso, sempre alertas e conservemos a doutrina bíblica, com temor e tremor, num coração manso e humilde (2Tm 2. 24-26; 1Pe 3. 15-16).

Pr. Marcos Granconato
Soli Deo gloria