Sábado, 20 de Abril de 2024

Aniversário de 80 anos da Igreja Batista Redenção

Ser uma igreja batista tradicional com 80 anos de idade é um desafio aos padrões contemporâneos. Com o rápido e intenso declínio do contexto evangélico, o título “batista” não representa mais uma comunidade doutrinariamente harmoniosa com funcionamento padronizado. Além disso, o adjetivo “tradicional”, na maioria das vezes, é também aplicado como sinônimo de algo ultrapassado e enfadonho.

Pela graça de Deus, porém, a história da Igreja Batista Redenção seguiu um rumo diferente da maioria das igrejas históricas. Em meio às celebrações por seus 80 anos, pode-se afirmar, com gratidão a Deus, que a IBR ainda sustenta um púlpito bíblico, uma liderança saudável e uma membresia comprometida com o bom testemunho.

As fontes que narram a trajetória dessa comunidade local são variadas: atas de assembleias administrativas, boletins semanais, registros fotográficos, testemunhos pessoais e itens patrimoniais que sobreviveram ao tempo. Ao compilar todo esse material, é possível perceber muitas semelhanças e diferenças com os tempos passados.

Por um lado, nota-se que o modelo de assembleia administrativa da IBR permanece praticamente inalterado. A estrutura das atas, as votações e até o palavreado empregado nos documentos ordinários da igreja ainda seguem o modelo batista da década de 40. Os registros históricos também apontam a contínua preocupação da IBR com o bom testemunho de seus membros, não tolerando o pecado e aplicando a disciplina eclesiástica.

Por outro lado, muitas mudanças ocorreram, certamente para melhor: diversas questões teológicas foram corrigidas, adequando-se à sã doutrina, e a internet trouxe um novo horizonte para a proclamação do Evangelho. Nesse sentido, é surpreendente que uma pequena igreja da zona norte de São Paulo tenha alcançado tamanha projeção, levando a verdade salvadora e libertadora para pessoas escravizadas pela mentira e pelo engano.

Ao longo de seus 80 anos, a IBR teve 11 pastores, fundou pelo menos cinco congregações, atingiu 127 países, produziu quase mil atas, auxiliou diversas igrejas dentro e fora do país, desenvolveu inúmeros projetos voltados para o evangelismo e tornou-se um dos bastiões da soteriologia reformada e do dispensacionalismo em território paulistano.

Pensando em tudo que já foi realizado e naquilo que ainda está no papel, a súplica da IBR é que Jesus Cristo, o único dono da igreja, guie cada passo dessa pequena comunidade de crentes, como tem feito até aqui. Soli Deo Gloria!

(Publicado em 18/12/2021)