Sexta, 29 de Março de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

O Delicado Recado do Beija-Flor

O beija-flor, também conhecido no Brasil como colibri ou cuitelo, é um dos pássaros mais delicados e maravilhosos que conhecemos. Essa diminuta ave (de tamanho em torno de 6 a 12 cm e peso entre 2 a 6 g) impressiona por sua beleza e habilidade de voo, podendo ficar parada no ar, enquanto tranquilamente suga o néctar das flores por meio de um complexo batimento de asas em formato de “8”, que chega a 80 batimentos por minuto!  

O beija-flor é um pássaro das Américas. Ao todo, são mais de 320 espécies, sendo que a maior parte delas vive em climas tropicais e subtropicais, em especial no Brasil e no Equador. Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), existem 83 espécies de beija-flor no Brasil. Curiosamente, apenas encontrado em Cuba, com cerca de 6 cm de comprimento e peso inferior a 2 gramas, o colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae), também conhecido como beija-flor-de-helena ou zunzuncito, é considerado a menor espécie de pássaro existente. 

O complexo batimento de asas do beija-flor intriga cientistas e engenheiros há décadas! Apesar dos investimentos desses brilhantes profissionais em criar máquinas que imitem esse padrão de voo (biomimética) — imagine, por exemplo, criar drones que voem como o beija-flor —, nenhum projeto até o momento foi bem-sucedido em replicar o desempenho e eficiência energética dos beija-flores. No entanto, cientistas evolucionistas creem que o beija-flor é naturalmente uma consequência de mutações randômicas e seleção natural durante milhões de anos. 

Com relação à eficiência energética do beija-flor, recorra a uma calculadora! O metabolismo do beija-flor é o mais alto entre todos os vertebrados! Quando ativo, sua frequência cardíaca chega a impressionantes 1.200 batimentos por minuto, ao passo que a frequência respiratória, mesmo em repouso, é de até 250 respirações por minuto. Para que sustente esses números fisiológicos expressivos, diariamente, o beija-flor extrai néctar de até 2 mil flores com sua língua em formato de uma microbomba espiralada. Além disso, essa visitação diária às flores coopera imensamente para o processo de polinização.  

Analogamente, se os humanos tivessem o metabolismo dos beija-flores, teríamos de ingerir quase 1.300 coxinhas de padaria por dia! Ademais, se nossos corações batessem 1.260 vezes por minuto nossa temperatura corporal aumentaria até fatais 385 °C! Contudo, a dissipação do calor nos beija-flores é extremamente eficiente e o próprio movimentar das asas — que gera calor — é, também, uma das maneiras que o pássaro utiliza para fazer o resfriamento corporal. 

Devido ao impressionante metabolismo dos beija-flores e a escassez de alimentos, típica de determinadas épocas do ano, muitos beija-flores migram para outros locais uma vez por ano — e ficamos boquiabertos como os menores pássaros existentes conseguem voar mais de 3 mil km, a exemplo do beija-flor Rufous, que migra do Alasca até o México em busca de alimento! 

Até o momento, o evolucionismo não conseguiu explicar como o beija-flor evoluiu gradualmente ao longo de milhões de anos para que tivesse todas essas maravilhosas características. O registro fóssil atual não contém evidências dessa transição. Todavia, nós cristãos sabemos que nosso Criador projetou o beija-flor para ser o que é desde o princípio da criação. 

Deus cuida dos beija-flores! E cuida de nós também, de modo que Jesus ordena: “Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos (Mt 10.31). Imagine se o beija-flor ficasse preocupado pensando: “Será que conseguirei encontrar 2 mil flores para sobreviver hoje? Será que minhas asas vão falhar com tanto trabalho? Será que minha sofisticada língua espiralada ficará danificada com tanto uso?”. Contudo, Deus continua colocando as 2 mil flores para que cada um deles atinja sua cota energética diária, ao passo que embelezam e contribuem para o equilíbrio ecológico com a polinização que não percebemos. 

Jesus também disse: “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Mt 10.28-30). Como Jesus disse, nenhum passarinho cairá em terra sem a vontade de vosso Pai — até mesmo os passarinhos que conseguem ficar parados no ar! 

Ev. Leandro Boer

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.