Sábado, 20 de Abril de 2024

Fuja dessa Igreja!

É comum algumas pessoas se aproximarem de irmãos nossos e de membros de outras comunidades tão sérias quanto a que integramos e pedirem conselhos sobre o que fazer diante de situações difíceis que enfrentam em suas congregações.

Que orientação você daria ao membro de uma igreja pentecostal, neopentecostal ou qualquer outra, frustrado com sua denominação em virtude de exageros e desvios doutrinários? Como você orientaria essa pessoa se ela lhe dissesse que pretende sair de sua igreja, mas que não se sente segura em fazê-lo?

Talvez você, assim como eu, já esteve entre os frustrados e abatidos vindos de igrejas assim que se viram, em algum momento, diante dessa mesma insegurança. Sabemos bem o que é ter fome e não encontrar alimento, conhecemos o fardo pesado de falsas doutrinas. Experimentamos o gosto da aflição e o medo de tomar a decisão errada. Por inúmeras vezes, chorávamos e lamentávamos, não somente porque estávamos ali, mas também devido ao fato de que queridos nossos agonizavam sob as mesmas condições.

Hoje, porém, estando em uma igreja bíblica, sentimo-nos recuperados, como se tivéssemos recebido uma sobrevida. Nossa compreensão teológica acerca do propósito da igreja foi ampliada e passamos a experimentar um sentido mais real da expressão “corpo de Cristo”. Aquilo que para nós era ruim se tornou ainda pior, de modo que pensamos: como pude gastar tanto tempo longe da verdade?

Mas pode ser que esse não seja o seu caso. Suas lutas foram outras, seus dramas não estavam ligados ao fato de se encontrar em uma igreja ruim. Ao contrário, por anos a fio você fez parte de uma comunidade comprometida com a verdade em que havia verdadeira comunhão. Seu pastor, possivelmente, foi um homem de Deus que se preocupava com as ovelhas de seu rebanho. Provavelmente, você tenha encontrado ali os recursos necessários para lidar com suas crises. Foi lá que buscou apoio e sustento, num ajuntamento santo de irmãos queridos movidos por um interesse verdadeiro de uns pelos outros.

Independente do grupo que você faz parte — seja dos que se frustraram, mas que por fim foram acolhidos por uma comunidade séria, ou dos que sempre desfrutaram do privilégio de pertencer a uma igreja reta —, o fato é que não faltarão oportunidades para responder àqueles que padecem em determinadas igrejas. Eventualmente, seremos procurados por eles. Diante disso, não devemos dar respostas vazias ou infundadas, nem tão pouco nos posicionar com base em opiniões pessoais. Nosso manual de fé e prática é a Escritura e, portanto, é imprescindível que nossa argumentação seja fundamentada na Palavra de Deus.

Assim, devemos alertá-los sobre o erro, nem que para isso tenhamos de dizer: fuja dessa igreja! Igrejas sérias não se reúnem em torno de indivíduos, não se concentram neles, preocupando-se em como agradá-los (Gl 1.10). Elas, na verdade, se reúnem para adorar e visam unicamente a glorificar ao Senhor (Cl 3.16-17). O ensino é tido como um dos principais pilares da igreja de Deus, visto que é por meio do conhecimento da verdade que o cristão pode viver de maneira digna do Senhor (Cl 1.9-10). Além disso, é por meio do ensino que nos municiamos contra os falsos mestres (Ef 4.14).

Em uma comunidade fundamentada nas Escrituras, a comunhão é real, marcada pelo amor. Há um interesse genuíno de uns pelos outros (Fp 2.1-4) e isso envolve não somente consolo e amparo, mas também exortação (Hb 10.25). Uma igreja comprometida com a Palavra, que reconhece o efeito transformador da verdade, anuncia o evangelho (Mt 28.19-20).

Por fim, em uma igreja bíblica, a disciplina é algo levado extremamente a sério e é aplicada nos moldes de Mateus 18.15-17 e 1Coríntios 5.1-5, pois disso depende sua pureza. Muitos líderes negligenciam isso e, dessa maneira, fazem de suas igrejas um palco de toda espécie de promiscuidade.

Portanto, é essencial que saibamos aconselhar e conduzir as pessoas nos rumos apontados pela Bíblia. Que sejamos como instrumentos de Deus usados para levar alívio e direcionamento aos que buscam se ver livres de igrejas distantes da Palavra.

Robson Maciel Alves

IBR Pinheiros