Sexta, 29 de Março de 2024

O Arrebatamento e o que Vem Depois

Neste ano será lançado no Brasil um livro de escatologia escrito pelo renomado Dr. John Whitcomb. A obra ainda não tem o título em português definido, mas seus temas centrais são o arrebatamento e os eventos que se seguirão.

Eu tenho pregado sobre esses assuntos nos domingos à noite e, curiosamente, o livro do Dr. Whitcomb, conforme tenho notado, reflete de forma substancial tudo que tenho exposto nas mensagens. Na introdução da obra, inclusive, o autor apresenta um breve resumo desses ensinos e, por isso, achei proveitoso publicá-lo aqui, a fim de que os irmãos tenham um esboço em mãos que facilite a compreensão do que temos aprendido.

Seguem as palavras de John Whitcomb:

O arrebatamento súbito e sobrenatural da igreja é a “bendita esperança” de todos os cristãos que realmente nasceram de novo! Nesse esperado  momento veremos nosso Senhor! E sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1Jo 3.2).

Pouco antes de morrer pelos nossos pecados, o Senhor Jesus fez uma promessa: Pois vou preparar-vos lugar... voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também” (Jo 14.2-3). Nós não ficaremos desapontados com esse lugar”!

Como tudo isso vai acontecer? Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem... os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados... entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”(1Ts 4.16-18).

Sem passar pela morte, os cristãos que estiverem vivos naquele momento serão imediatamente glorificados!

Então, vamos prestar contas ao Senhor de tudo o que fizemos por ele e para ele desde o dia em que fomos salvos. É o chamado tribunal de Cristo. Alguns receberão uma coroa, mas nem todos: Manifesta se tornará a obra de cada um [isto é, de cada cristão]; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo [o fogo do nosso Deus triplamente santo] o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão [ou seja, uma coroa]; se a obra de alguém [a obra da pessoa, não a pessoa!] se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo” (1Co 3.13-15).

Livres da natureza pecaminosa, vamos concordar plenamente com a avaliação do nosso Senhor sobre a nossa vida cristã — pensamentos, motivações, palavras e ações. É assim que a noiva, a igreja, cumprirá o que diz o Apocalipse sobre a esposa que a si mesma já se ataviou” para a ceia das bodas do Cordeiropouco antes da segunda vinda gloriosa de Cristo, sete anos após o arrebatamento (Ap 19.7-9).

Durante esses sete anos, coisas surpreendentes acontecerão na Terra. O anticristo aparecerá e fará uma aliança de sete anos com Israel.

Simultaneamente, duas testemunhas de Deus aparecerão em Jerusalém — Elias e Moisés! Milhões de israelitas ouvirão sua mensagem e serão salvos, incluindo 12 mil de cada tribo. Essas 144 mil testemunhas judaicas vão evangelizar todas as nações (Mt 24.14), enquanto o anticristo estabelecerá sua abominação desoladora no lugar santodo templo em Jerusalém (Mt 24.15).

Finalmente, nosso Senhor voltará à Terra em grande glória e derrotará seus inimigos no Armagedom, ao norte de Israel (Ap 19.11-21). Por fim, o reino de mil anos do nosso Salvador será inaugurado! As orações de milhões de cristãos serão respondidas: Venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10).

A ressurreição/arrebatamento da igreja! O banquete de casamento do Cordeiro! A salvação de Israel! A segunda vinda de Cristo! O reino de mil anos! Os novos céus e a nova Terra! Toda a eternidade com o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo! Que grandes verdades para nos fazer refletir e para compartilhar com os outros nesse tempo em que o mundo ao redor está mergulhando em tanta escuridão espiritual.

Que esse breve resumo ajude os irmãos a manter na superfície da mente tudo que o Senhor revelou sobre o nosso glorioso futuro em sua Palavra.

Pr. Marcos Granconato
Força e Fé