Sábado, 20 de Abril de 2024

Provérbios 21.29

“O ímpio mostra no rosto a sua arrogância, mas o justo mantém em ordem o seu caminho” (Pv 21.29 NVI).

Antes de o famoso Woody Hayes (1913-1987) se tornar treinador de futebol americano na Universidade Estadual de Ohio (Ohio State University), ele havia sido técnico em outras universidades bem menores. Assim que chegou ao novo emprego, seu primeiro contato com o estádio da universidade, com seus 86 mil lugares, fez com que ele ficasse bastante abalado e impressionado com toda aquela grandeza. Ele estava de mãos dadas com seu filho. O pequenino deve ter percebido a reação do pai, pois lhe disse: “Mas, papai, o campo de futebol é do mesmo tamanho”. Isso trouxe de volta o técnico à realidade e aos seus objetivos.

É impressionante como reagimos diante de certas situações e como expressamos isso em nossos gestos, expressões e olhares. No caso de Woody Hayes, tratava-se de uma reação simples e inócua. Mas nem todas as reações são neutras e inofensivas. Salomão explica como o tolo reage às circunstâncias adversas, dizendo que “o ímpio mostra no rosto a sua arrogância”. É muito fácil ver isso acontecer. Basta alguém tomar uma fechada no trânsito ou ser mal-atendido em uma loja. Em se tratando desse tipo de gente descrito pelo escritor, haverá uma reação turbulenta com direito a expressões de raiva, gestos corporais intensos e palavras agressivas. Isso porque o ímpio não consegue se controlar. Sua postura de “arrogância” se deve à visão orgulhosa que tem de si, como se fosse melhor que as demais pessoas. Sendo assim, uma ofensa a ele é pior que uma ofensa a terceiros e o preço de ofendê-lo é caríssimo. Além do mais, domínio próprio é algo que o tolo desconhece.

Por outro lado, o sábio age de modo diametralmente oposto, não porque ele não sofra afrontas como o tolo, mas por saber que a maneira de reagir a situações adversas produz consequências que transcendem a ocasião. Por isso, “o justo mantém em ordem o seu caminho”. Literalmente, ele “considera seu caminho” avaliando aonde irá chegar dependendo do modo como reagirá. Por ser sábio, ele preza seu futuro, a paz do dia a dia e os benefícios que pretende construir ao longo da vida. Pensando nisso, ele se domina quando percebe que sua reação pode afetar algumas dessas coisas. Ele também leva em conta o testemunho cristão que está em jogo em cada coisa que faz. Ele, sim, sabe o que é domínio próprio e o utiliza sempre que for garantir sua tranquilidade e o bem-estar dos seus. Portanto, ao ver alguém vociferando em meio a uma explosão de raiva enquanto põe para fora o que tem de pior em si, saiba que se trata de um ímpio insensato. Fuja dele e de uma reação do mesmo tipo em sua vida.