Sexta, 19 de Abril de 2024

Provérbios 21.8

“O caminho do culpado é tortuoso, mas a conduta do inocente é reta” (Pv 21.8 NVI).

Gosto muito de vídeos de animais. Os de gatos são os meus preferidos. Mas também gosto de assistir a filmes de felinos maiores como leões e tigres. Fico muito impressionado com os vídeos de Kevin Richardson, conhecido como um tipo de encantador de leões. As feras, de algum modo, nutrem uma apreciação tão grande por ele que querem abraçá-lo e rolar com ele na relva da savana, apesar de serem muito maiores que um homem. É impressionante! Porém, assisti recentemente a um vídeo de um domador que abraçou seu leão e, com isso, o irritou. Sua morte foi inevitável. Isso porque um leão, por mais que possa ser ensinado e treinado, continua sendo uma das feras mais perigosas do mundo animal.

Algumas pessoas compartilham certas semelhanças com as feras do nosso mundo. Assim como os grandes predadores têm uma natureza letal, muitos homens mantêm a natureza corrompida pelo pecado que neles habita. Por isso, Salomão nos lembra de que “o caminho do culpado é tortuoso”. Significa que o ímpio, “culpado” de muitos pecados, segue por estradas cheias de curvas e perigos. Essa é uma figura para uma conduta que o tolo mantém em sua vida que o coloca no curso de erros, falsidades, mentiras, intrigas, desavenças, imoralidades, desrespeito e desobediência a Deus. Você pode até ensinar homens e mulheres assim a diminuírem suas atitudes drásticas de rebeldia, porém, lá no fundo, é exatamente isso que existe e que enche seus corações. Assim como um leão em uma jaula, mais cedo ou mais tarde eles atacam, colocando para fora sua natureza pecaminosa.

Quanto aos sábios, feitos assim por causa da fé no Senhor, o escritor diz que “a conduta do inocente é reta”. Deve-se notar que, sob certa óptica, não há quem seja plenamente inocente, justamente porque não há que consiga viver sem pecar. Porém, o sábio, nas Escrituras, é aquele que se entrega pela fé ao seu salvador, sendo por ele perdoado e limpo dos pecados. Por isso, aquele que crê se torna inocente não por sua própria justiça, mas pela justiça do seu redentor. Como consequência de tão profunda transformação, ele desenvolve uma “conduta reta”, ou seja, segundo os ensinos da Palavra de Deus. Portanto, olhe para o seu próprio procedimento. Se seus caminhos são tortuosos, você precisa crer em Jesus como salvador. Só então ele endireitará suas veredas para que você percorra corretamente todo o caminho dessa vida e possa chegar em segurança ao céu, a linha de chegada dos salvos por Cristo.