Quinta, 28 de Março de 2024

Provérbios 18.3

“Com a impiedade vem o desprezo, e com a desonra vem a vergonha” (Pv 18.3 NVI).

Conheci um rapaz cujo desfecho da vida me entristeceu muito. Tinha um bom emprego e deu início ao um ótimo curso universitário. Ele ia muito bem, até que se embrenhou por caminhos tortuosos. Seu rendimento no trabalho ficou seriamente afetado. Suas notas na faculdade caíram bruscamente. Seus amigos começaram a se afastar dele. Seus colegas de moradia pediram que ele se mudasse para outro lugar. De uma hora para outra, tudo que vinha se desenvolvendo bem passou a uma derrocada, indo de mal a pior. Ele abandonou o curso universitário no último semestre e nunca mais ouvi falar dele. Infelizmente, essa é a história de muita gente que ignora a graça e a salvação que vem de Deus.

Salomão também conhecia casos assim. A tradução desse texto basicamente divide as versões existentes em dois grupos. O sentido literal do texto hebraico é “quando chega o ímpio, chega também o desprezo, e com a desonra vem a desgraça”. O autor parece sugerir uma condição que vai de mal a pior para o ímpio. Isso é descrito como um grupo que viaja junto, mas chega um de cada vez ao destino. Em primeiro lugar, vem o ímpio, ou seja, aquele que é tolo por desprezar a Deus e aos seus ensinos, agindo conforme seus desejos perversos e cobiçosos. Ao atuar desse modo, o próximo a chegar é o desprezo. Isso acontece porque suas ações pecaminosas fazem com que ele seja desprezado por quem o vê. Como consequência, vem a terceira condição, que é viver em desonra ou em vergonha, tanto pelo que ele faz como pelo que as pessoas sentem por ele. O estágio final dessa derrocada é a desgraça, condição em que as consequências da tolice e do pecado o atingem em cheio e o fazem lamentar.

“Impiedade”, “desprezo”, “desonra” e “desgraça” formam uma corrida morro abaixo que pode abater os homens mais fortes e confiantes que, contudo, se rebelam contra a sabedoria verdadeira. Diante de um quadro tão chocante e temível, temos de nos perguntar como é possível impedir uma derrocada como essa. A resposta é bem simples: evitar as más escolhas que abrem as portas para tais ladeiras. Muitas vezes, uma simples escolha errada obviamente ligada à desobediência e rebeldia ao Senhor cria problemas que perseguirão o homem por anos a fio, ou até por toda a vida. Por isso, permaneça seguro sob a proteção da Palavra de Deus, da comunhão dos irmãos e da sujeição aos líderes que o Senhor instituiu. Em vez de cair ladeira abaixo, sua vida irá seguir de vento em popa, guiada por Deus.