Sexta, 29 de Março de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 17.17

  

Provérbios 17.17

“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade” (Pv 17.17 NVI). 

A revista United Church Observer certa vez publicou que, embora os índios norte-americanos não tivessem um alfabeto escrito antes de terem contato com o homem branco, a sua linguagem não era nada primitiva. O vocabulário de muitas nações indígenas era tão grande quanto o de seus exploradores franceses e ingleses — e, muitas vezes, bem mais eloquente. Compare a frieza da palavra amigo” com “aquele-que-carrega-minhas-dores-em-suas-costas”.

É sobre amizade que Salomão fala nesse provérbio, dizendo que “o amigo ama em todos os momentos”. Essa frase certamente tem várias interpretações e implicações válidas, algumas óbvias e outras que surgem somente no contexto desse provérbio, em paralelismo com a segunda parte. Por um lado, significa que existe um tipo de relacionamento que acompanha as pessoas mais de perto que as relações gerais. Trata-se de um compartilhamento de gostos, ideias, disposições e objetivos, além de uma parceria voluntária que une pessoas. Por isso, a amizade acompanha os amigos “em todos os momentos”. Isso é um fato e, portanto, deve fazer com que os servos de Deus trabalhem para desenvolver entre si esse tipo de sentimento e relacionamento, além de cuidar do que já têm.

Porém, o segundo significado dessa amizade se dá quando é dito que, apesar da sua costumeira constância, é preciso que o amigo também se mostre “um irmão na adversidade”. Significa que, mesmo que os amigos estejam sempre juntos, há situações que afastam aqueles cuja integração é limitada. São nesses momentos que os verdadeiros amigos são conhecidos, pois não abandonam quem precisa, nem agem com egoísmo. Na verdade, algumas amizades são tão provadas e reforçadas em circunstâncias como essas que acabam criando o mesmo tipo de união que há entre irmãos de sangue. Portanto, cuide bem da escolha das suas amizades, pois elas são invasivas — algo positivo em boas amizades, mas muito ruim quando se trata de pessoas erradas. Além disso, preste atenção em quem está ao seu lado durante sua dor, pois são esses os seus verdadeiros amigos. Dê valor a eles!

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.