Sexta, 19 de Abril de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 17.13

  

Provérbios 17.13

“Quem retribui o bem com o mal, jamais deixará de ter mal no seu lar” (Pv 17.13 NVI). 

Minha mãe tinha um cachorro muito bonito. Era um Rottweiler chamado Atos. Ele era muitíssimo bonito e tinha um porte muito elegante. Eu, como gosto muito de animais e tenho um gosto especial por Rottweilers tenho dois —, tentei por todos os meios me aproximar do Atos. No começo, ele se mantinha arredio e distante, mas, com o tempo, foi ficando mais acessível. Entretanto, justamente quando lhe dava o melhor trato, o Atos respondia meus favores com rosnadas amedrontadoras e até com mordidas. Mesmo que eu gostasse muito dele, minha solução foi não mais me aproximar do cão traiçoeiro e mal-agradecido.

Quem dera somente os animais agissem como brutos! Muita gente faz o mesmo que esse cão. Por isso, Salomão, nesse provérbio, fala do homem que “retribui o bem com o mal”. Trata-se de alguém tão orgulhoso e desafetuoso que, de duas, uma: ou ele mantém a simpatia somente enquanto lhe interessa, desprezando depois a mão amiga, ou se sente diminuído por ser tratado com bondade e reage negativa e vingativamente. É muito ruim! O problema é que ninguém age assim e sai ileso, pelo que o escritor adverte que tal pessoa “jamais deixará de ter mal no seu lar”. A razão para tanto pode ser porque a bondade não lhe será oferecida novamente pelas pessoas ao seu redor ou porque Deus, o justo Juiz, vê tais coisas e as pune no momento apropriado.

Há lições preciosas nesse texto. Em primeiro lugar, um severo alerta àqueles que, sem temor, ousam pagar o bem com o mal, afirmando que isso age como uma pedra atirada para o alto que, tendo alcançado seu cume, volta e atinge aquele que a lançou. Por isso, o apóstolo Pedro também diz: “Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois, para isso, vocês foram chamados, para receberem bênção por herança” (1Pe 3.9). E quanto àquele que foi ferido por fazer o bem? A esse, o próprio Salomão encoraja e dirige, ao escrever: “Não diga: ‘Eu o farei pagar pelo mal que me fez!’. Espere pelo Senhor, e ele dará a vitória a você” (Pv 20.22).

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.