Quarta, 24 de Abril de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 17.1

  

Provérbios 17.1

“Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas” (Pv 17.1 NVI). 

Dizem que uma refeição não é apenas comida, mas também o ambiente em que se come. As refeições devem ser ocasiões para, além de saborear gostosos alimentos, ter também troca de informações, aprendizado e comunhão, tornando o momento bem mais que apenas comer. Essa parte das refeições é tão importante que uma comida ruim pode ser redimida por uma boa conversa. Entretanto, uma boa refeição pode ser irremediavelmente arruinada por uma conversa ruim.

Parece que Salomão concordaria com isso sem nenhuma dificuldade. Ele desfrutava de banquetes riquíssimos, cheios de delícias, nos quais ele era acompanhado de muita gente que comia à mesa do rei. Cada refeição era um banquete real. Mesmo assim, ele diz que “melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade”. Ou seja, ele olha para toda a pompa do seu salão de banquetes, todos os alimentos aprazíveis, as bebidas requintadas, o trabalho de serventes bem treinados e solícitos e diz que, dependendo das circunstâncias, isso tudo perde para um pedaço de “pão seco”. A questão principal não é o cardápio em si, mas seu acompanhamento: “com paz e tranquilidade”. Essa singela refeição seria um banquete muito superior aos pratos da mesa real caso os “banquetes” viessem acompanhados de “muitas brigas”.

Estou certo de que muita gente dá razão a essas sábias palavras, nem tanto por conhecimento teológico, mas por experiência própria de sentir o alimento perder seu sabor diante de um ambiente ruim à volta da mesa. No fim, percebemos que almoços e jantares em família são maravilhosos não pelos pratos em si, mas pelo amor posto à mesa e provado por todos que ali se assentam. Essa é uma razão muito forte para as famílias primarem por dois hábitos. O primeiro é, mesmo em tempos de pressa e de comida rápida, ter ocasiões regulares de refeições em família, todos sentados juntos à mesa, conversando e rindo. O segundo é dar a devida manutenção aos relacionamentos domésticos, uns dando atenção, respeito e amor aos outros. Com isso na mesa, você só terá de escolher se quer ou não acrescentar molho de pimenta ao seu prato, pois todo o restante estará perfeito.

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.