Terça, 23 de Abril de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 16.18,19

  

Provérbios 16.18,19

“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos” (Pv 16.18,19 NVI). 

A batalha de Waterloo, na Bélgica, é famosa por ser a ocasião em que, por causa da derrota, Napoleão viu sua sorte mudar, assim como a de toda a Europa. Em luta contra os britânicos, Napoleão mantinha consigo sua famosa cavalaria, a qual nunca fora derrotada. Quando a batalha apertou, o imperador deu a ordem e a cavalaria partiu, com toda certeza da vitória. Porém, um buraco na estrada, desconhecido dos franceses, foi preenchido pelos melhores atiradores que o Duque de Wellington tinha. O exército francês não sabia nada sobre o tal buraco porque tinha tanta certeza do resultado positivo que não achou necessário tanta preparação ou cautela. O resultado foi fatal para as forças de Napoleão. Se ele fosse mais humilde, talvez tivesse se preparado melhor e vencido não só a batalha como toda a guerra.

Salomão escreveu uma frase para situações como essa e para muitas outras: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda”. Significa que o homem soberbo passa a ser um tolo ainda maior quando se acha imbatível e capaz de fazer qualquer coisa. Ele se acha apto a controlar qualquer situação, sendo desnecessário que receba ajuda, seja de homens, seja de Deus. Por isso, acaba fazendo tolices que fatalmente o derrubarão, causando prejuízo e sofrimento. Muitas vezes, o próprio Deus, com a intenção de punir tal soberba, acaba dando espaço para que o presunçoso se arrisque mais e mais na confiança de que é invencível. Ao final, o Senhor o abate e sua queda é ainda maior.

Por isso, o conselho do escritor é que, em vez de “partilhar despojos com os orgulhosos”, associando-se não apenas a eles, mas às suas práticas arrogantes, o servo de Deus deve preferir “ter espírito humilde entre os oprimidos”. A soberba é algo tão desprezível aos olhos do Senhor e tão prejudicial para os homens que o sábio deve se contentar com uma posição humilde em lugar de querer ser quem não é ou ignorar as limitações humanas. Ao contrário, em humildade e obediência, deve depender de Deus em tudo e dar glórias ao Senhor por cada uma de suas conquistas. Cada passo que o servo de Deus dá é por obra e graça do Senhor e ele bem o sabe. Para quem desconhece tal realidade, os buracos ocultos na estrada não tardam a fazer suas vítimas.

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.