Sexta, 29 de Março de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 14.18

    

Provérbios 14.18

“Os inexperientes herdam a insensatez, mas o conhecimento é a coroa dos prudentes” (Pv 14.18 NVI). 

Esse provérbio é um tanto discutido em termos de sua tradução correta. Apesar de muitas versões trazerem o verbo “herdar”, muitos comentaristas gostariam que a palavra utilizada fosse adquirir, já que a insensatez não é transmitida por herança ao tolo, mas é obtida por ele mesmo por meio da sua tolice. Contudo, quando comparamos a herança para primeira parte do texto com a coroa da segunda, a imagem que é produzida é a transmissão de um reino ao sucessor, ou seja, a coroação e o domínio que cabem a um rei entronizado. Olhando para tal figura, sabendo que foi escrita por um rei, é possível entender o que havia na mente do escritor.

O rei Salomão, não somente para transmitir sabedoria, mas para preparar seu filho para assumir futuramente seu trono, utiliza vários provérbios que colecionou nesse livro. Podemos ver isso quando ele orienta seu herdeiro, dizendo: “Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe” (Pv 1.8). Dito isso, o rei sábio continua a ensinar o filho, entre outras coisas, a se afastar dos pecadores (Pv 1.10,15), a dar ouvido às instruções (Pv 2.1-4), buscar a sabedoria que conduz à paz (Pv 3.1,2), não rejeitar a disciplina do Senhor (Pv 3.11,12) e a se afastar da mulher adúltera (Pv 5.1-4). Por isso, o texto de Provérbios 14.18 é mais um que podia ser aplicado ao ensino do herdeiro de Israel e de quaisquer pessoas que quisessem ter um futuro próspero e feliz.

Desse modo, a quem desejava herdar o trono e ser coroado, é dito que há uma herança mais larga que um país, assim como uma coroa mais valiosa. Quanto à herança, diz que “inexperientes herdam a insensatez”. Isso é tão verdade que a insensatez de Roboão, herdeiro de Salomão, foi o veículo da divisão do reino de Israel em dois reinos menores (1Rs 12). Por outro lado, “o conhecimento é a coroa dos prudentes”. Segundo tais palavras, nenhum reino é mais valioso que a sabedoria, já que, com tolice, até um reino é perdido, ao passo que o sábio galga patamares que ninguém poderia imaginar. Sendo assim, que tipo de herança você quer para sua vida: um reino destruído pela tolice e pelo desprezo da Palavra de Deus ou a coroa da sabedoria que provém e conduz ao temor do Senhor (Pv 1.7)?

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.