Quarta, 24 de Abril de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 13.20

    

Provérbios 13.20

“Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal” (Pv 13.20 NVI). 

Como pastor, tenho de tratar com gente de todo tipo e com os mais variados problemas. Ao longo do tempo tenho me deleitado em pessoas que buscam sempre o bem e estão sempre em boas companhias. Dificilmente me dão trabalho. Contudo, há aqueles que se parecem com imãs e só atraem companhias ruins. Não sei que gosto um crente tem de buscar a presença de pessoas sem caráter e distantes do Senhor, mas há gente que é especialista nessa prática. A impressão é que os tais só ficam felizes entre os mundanos. Infelizmente — para essas pessoas e para mim —, sempre há consequências dolorosas, apesar de quase todos afirmarem que isso não as afeta, dizendo-me: “Pastor, eu me garanto!”. Quanta tolice!

Salomão assevera que as companhias que uma pessoa tem infalivelmente a influenciam e acabam dando um destino diferente ao seu futuro. Ele começa falando dos sábios. Eles buscam a presença de pessoas que têm as características que lhes agradam e que eles valorizam, de modo que esse homem sensato “anda com os sábios”. A influência deles é tão positiva que o sábio fica “cada vez mais sábio”. Por fim, essa companhia benéfica age tanto tolhendo e impedindo o que é mal, como cultivando o que é bom, justo e agradável a Deus. Normalmente, esses relacionamentos são bons para ambas as partes e todos eles se tornam mais sábios e tementes ao Senhor.

Mas que dizer daquele que atrai as más companhias? O texto diz que “acabará mal”. O “companheiro dos tolos”, por mais que tenha confiança em si mesmo, demonstra não ser confiável desde a desobediência de se afastar de pessoas ruins e rebeldes diante de Deus. A partir daí, cada prática corrompida é cultivada aos poucos e desenvolvida sem que se perceba, até que o tolo se torna tão mal quanto seus pares — ou pior. E é muito triste ver isso acontecer com gente que tinha tudo para obedecer a Deus e ser por ele abençoado. E quanto às consequências ruins, essas eu garanto.

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.