Sexta, 29 de Março de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 13.17

    

Provérbios 13.17

“O mensageiro ímpio cai em dificuldade, mas o enviado digno de confiança traz a cura” (Pv 13.17 NVI). 

Conheci um jovem que era frequentemente usado por seu pai como um tipo de mensageiro. Ele tinha de levar recados, alguns deles muito importantes, para outras pessoas onde não havia telefones. Infelizmente, o rapaz se equivocava na entrega das mensagens e criava situações embaraçosas para ele, para seu pai e para os destinatários dos recados. Como ele não prestava muita atenção aos detalhes da mensagem, fazia uma interpretação pessoal do conteúdo e o entregava como tinha entendido. Várias brigas quase começaram por essa razão. Decididamente, aquele jovem não era um bom mensageiro do seu pai.

Salomão tem em mente algo assim. Sua época tinha a figura do mensageiro como uma peça fundamental na administração de um reino e também de negócios familiares, visto que não havia meios remotos de comunicação. Por isso, um rei ou um chefe de família tinha de enviar um emissário a fim de fazer chegar a pessoas distantes seus tão importantes comunicados. Infelizmente, nem sempre o caráter do emissário era condigno do seu senhor. Alguns, considerados “mensageiros ímpios”, acabavam por perverter a mensagem com segundas intenções e, assim, prejudicar outras pessoas para obter vantagens pessoais. Como tudo tem consequências, o resultado é que esse tipo de emissário “cai em dificuldades” ou “cria dificuldades”. Seja para si ou para seu senhor, o problema de distorcer uma mensagem é certo.

Por outro lado, há também “o enviado digno de confiança”. Ele não põe seus interesses em primeiro lugar, nem resolve ser criativo com a mensagem do seu senhor. Ele é fiel ao seu conteúdo. O resultado é que seu trabalho fiel “traz cura”, ou seja, resolve problemas e fornece o que é necessário. Olhando para isso, podemos ver os danos causados hoje em dia por falsos pregadores da Palavra de Deus que, em vez de pregá-la com fidelidade, modificam seu conteúdo para atingir interesses pessoais, trazendo grande mal às pessoas. O mensageiro fiel apresenta as Escrituras como elas são, sem inventar nada, nem deixar que gostos ou interesses pessoais a modifiquem. Isso traz grande cura a almas perdidas e carentes de Jesus Cristo. Sejamos nós esses mensageiros fiéis!

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.