Sábado, 20 de Abril de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 13.16

    

Provérbios 13.16

“Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez” (Pv 13.16 NVI). 

Todo produto que compramos atualmente vem com um manual de instruções. Nele há informações importantes sobre o funcionamento do produto e sobre o cuidado necessário para mantê-lo em boas condições e prolongar sua vida útil. Apesar da importância dessas informações, pouca gente lê o manual e quer logo manusear o produto. Por isso, não é raro que em seu primeiro uso, o produto seja danificado e inutilizado. Sem o conhecimento básico sobre os meios corretos de utilização, tanto o produto como seus usuários podem acabar com danos e prejuízos.

Esse seria um dos problemas evitados por aqueles que conhecem esse texto. Entretanto, sua aplicação vai muito além do uso de manual de instruções de produtos adquiridos no mercado. Ele trata, de modo geral, da base utilizada pelos homens para tomada de decisões e efetivação dos seus procedimentos. O sábio, identificado aqui como “homem prudente”, utiliza o “conhecimento” como guia de suas escolhas e ações. Não se trata de um conhecimento intuitivo ou informal, mas daquele baseado na busca séria de informações corretas. Se uma profissão exige essa prática, a vida também — e a base do conhecimento vivencial tem como fonte o Senhor e sua Palavra.

O “tolo” tem outra base para guiar suas decisões e procedimentos. Em lugar de se valer do conhecimento revelado por Deus e obtido por meio do estudo, da dependência do Senhor e da oração, o tolo se vale da “sua insensatez”. Seu orgulho, ignorância e coração corrompido o “ajudam” a escolher os rumos da sua vida. Infelizmente, esse “GPS de tolos” conduz a um estado de tolice ainda maior, junto com as consequências que qualquer um gostaria de evitar, incluindo o insensato. Sabendo aonde você quer chegar, que mapa vai utilizar? O conhecimento que deve ser adquirido com dedicação ou sua própria insensatez?

Pr. Thomas Tronco

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.