Terça, 16 de Abril de 2024
   
Tamanho do Texto

Pesquisar

Provérbios 12.23

     

Provérbios 12.23

“O homem prudente não alardeia o seu conhecimento, mas o coração dos tolos derrama insensatez” (Pv 12.23 NVI). 

Acho interessante ver alunos novatos. Assim que eles começam a aprender algo, como em um curso universitário ou um seminário bíblico, sentem uma compulsão por mostrar que têm um conhecimento que os outros não têm. Mudam o modo de falar, a postura e até mesmo o modo de se vestir. Tudo isso para fazer parecer que pertencem a uma classe superior de pessoas. Com o tempo — e com as lutas — percebem que não sabem tanto quanto achavam e o quanto é boba a ideia de ser melhor que os outros. No final de tudo, quanto mais aprendem, mais veem sua limitação. Com as exceções que se devem a corações fortemente orgulhos, também vão se tornando mais humildes e desejosos de se parecer com a maioria das pessoas, sem buscar se destacar ou chamar atenção para si.

Salomão notou esses impulsos nas pessoas que o cercavam e pôde delimitar as ações do sábio e do tolo nesse sentido. Quanto ao sábio, diz o rei de Israel que ele “não alardeia o seu conhecimento”. Não se trata de não ter conhecimento, mas sim tê-lo e não ficar se exibindo diante dos outros para ser admirado ou para criar temor nos outros. Essa iniciativa faz desse sábio um “homem prudente”, pois, apesar de saber como diminuir alguém com seus dotes intelectuais, ele toma o cuidado de não fazer nada que cause danos, prova de que é realmente conhecedor de muitas coisas. Para ele, o conhecimento que tem não serve para autopromoção, mas para servir a Deus e edificar vidas ao seu redor.

O “tolo” faz exatamente o oposto disso. Em primeiro lugar, não tem a sabedoria do primeiro, mesmo que seja portador de conhecimentos singulares. Por não saber utilizar bem o que conhece, ele “derrama insensatez” de todos os modos possíveis, seja no que fala, faz ou demonstra. Como despreza os valores de Deus, age com base em valores vãos bem regados pelo orgulho. O resultado final é uma autopromoção enganosa e destruição ao seu redor. Tendo muito ou pouco conhecimento, sua falta de sabedoria torna seu “coração” uma arma. E é muito triste ver um homem estudado agindo como um bruto. Assim, qual dos dois você quer ser? Se escolher ser o sábio humilde, então comece a aprender o que significa “o temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” (Pv 1.7).

Pr. Thomas Tronco

 

 

 

 

Este site é melhor visualizado em Mozilla Firefox, Google Chrome ou Opera.
© Copyright 2009, todos os direitos reservados.
Igreja Batista Redenção.